terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Mar de Aral esta secando

O Mar de Aral está Secando

Mar de Aral Secando
O Mar de Aral esta secando


Notícia ecológica Superinteressante, o Mar de Aral já foi o 4° maior mar fechado de água salgada do mundo, com 68 mil KM quadrados mas agora ele está secando.

Nos anos 1960 e 1970, o Governo da hoje extinta URSS queria cultivar grandes quantidades de algodão para as suas necessidades e para exportação. No entanto, o cultivo do algodão necessita de calor e água, muita água.

A única região quente o bastante para o cultivo do algodão na URSS estava localizada na Ásia Central, o Cazaquistão e o Uzbequistão. O problema é que esta região não tem água suficiente, pois é semi-deserto. Mas o milagre: dois grandes rios atravessam a região, alimentado pelo degelo das neves do Himalaia: o Syr Darya e Amu Darya.

O governo introduziu muitas estruturas hidráulicas, como barragens e canais para permitir a irrigação de áreas desérticas. A idéia básica é boa: crescer mais, gerar empregos e trazer prosperidade a esta região empobrecida.

Mar Aral


O problema é que estes dois rios correm para o Mar de Aral, que não é realmente um mar, mas um grande lago, ou seja, que é abastecido com água por estes dois rios. Este lago muito grande medindo 68.000 quilômetros quadrados em 1960, estava cheio de alimentação como peixes e outros pescados, mas também de fabricantes e reparação de barcos ... Em outras palavras, este lago era a sobrevivência de um grande número de pessoas ...

No entanto, ao desviar mais água de dois rios, cada vez menos água está chegando no Mar de Aral.

Lembre-se também que a região do Mar de Aral é muito quente. Portanto, a água se evapora rapidamente. A água dos rios já não são compensadas rapidamente, e a água evapora do mar de Aral. Conseqüentemente, o volume total do lago diminui rapidamente 20 a 60 centímetros por ano, e ultimamente um metro por ano ...

Hoje como podemos ver nas fotos o nível de profundidade do mar de Aral é de apenas 4 metros e na maioria do lugar virou um deserto de Sal.

7 comentários:

  1. legal que pena que está secando achei interesante

    ResponderExcluir
  2. Mais um impacto ambiental provocado pelo homem!! Muito triste!!!

    ResponderExcluir
  3. neein sabiia q tiiinha sekduuh' *--*
    HaHa'

    ResponderExcluir
  4. se o mar seca onde vamos toma banho de praia

    ResponderExcluir
  5. mitos idiotas dão risada dessas catástrofes que estão ocorrendo no mundo mais isso é tudo culpa do ser humano que esta explorando dos recursos naturais e axam que isso nao vai afetar em nada ta ai uma das consequências !

    ResponderExcluir

Distância da terra até plutão