quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Qual a temperatura do Sol ?

Pergunta Superinteressante Qual a temperatura do Sol

Qual a temperatura do sol
Qual a temperatura do Sol ?
Essa é uma pergunta superinteressante, pois sabemos que o sol é capaz de esquentar nosso planeta Terra a temperaturas elevadas apesar da grande distancia que separa os dois.

A temperatura do sol pode variar entre 2 milhões e até 15 milhões de graus Celsius em sua coroa solar. Uma temperatura que ultrapassa nosso entendimento sendo difícil imaginar ou até mesmo reproduzir tal temperatura.

Parece estranho mas a temperatura da atmosfera solar é mais quente que em sua superfície  isso acontece por causa dos tornados solares, que chegam a ter um tamanho até 5 vezes maiores que a Terra. Os tornados que possuem a capacidade de aspirar o calor da superfície do Sol e envia-lo até a coroa solar.

Sabemos também que o Sol é apenas uma estrela ordinária entre as trilhões de estrelas existentes no universo e é considerado como um estrela anã.

Apesar de ser uma estrela anã o Sol é mais brilhante que 85% das estrelas da galaxia, pois elas são também em grande maioria estrela anã de tipo vermelha e Sol é uma estrela Anã de tipo amarela.

O Brasil é grande nosso Planeta ainda maior mas quando falamos de universo nos sentimos bem pequenos...

38 comentários:

  1. acho interessante essas coisa

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Legal da tua parte por expressar tua opinião ! valeu abraço !!!

      Excluir
  3. Para entendemos mais a existência do nosso DEUS

    ResponderExcluir
  4. Que Deus? Isso é ciência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. q ciencia foi a ciencia q te deu a vida eu qero q vc qeime no inferno seu troxa

      Excluir
    2. para quem acredita em Deus esta é uma resposta muito intolerante ! Cada um com seu ideais o principal é respeitar a opinião do próximo mesmo não concordando

      Excluir
    3. É e não é pra mandar os outros no inferno

      Excluir
  5. ciência e Deus é a mesma coisa. Ainda estão separados por causa do pouco conhecimento humano sobre o Universo.

    Um dia, ambos andarão de mãos dadas.

    Deus, sendo a pura consciência, o Poder criador. A ciência é a própria expressão de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Rosane, é o que eu penso, afinal, Deus é um grande cientista.

      Excluir
    2. Sem comentários. Rosane sintetizou maravilhosamente bem tudo o que foi dito!

      Excluir
    3. Sem comentários. Rosane sintetizou maravilhosamente bem tudo o que foi dito!

      Excluir
  6. isso é muito enteressante e me ajudou a responder a uma pergunra da apostila vol 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou o blog esta sempre ai postando quase um artigo superinteressante por dia !

      Excluir
  7. me ajudou muiiito com as perguntas da apostilas
    no yahoo eu nem curto mto por que a maioria das respostas sao erradas
    obga
    da apostila vol.3 pag 42 quarta pergunta (7 serie)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que cairia esse tipo de pergunta estou feliz em ter ajudado !

      Excluir
  8. Nossa isso é tao romantiico..eu tireei 10 em ciencias...avaa.........

    ResponderExcluir
  9. muito zika amei as explicaçoes obrigado

    ResponderExcluir
  10. atualmente a maior temperatura do sol foi 50.mil graus céus

    ResponderExcluir
  11. Atualmente qual é a temperatura do Sol?

    ResponderExcluir
  12. A temperatura do Sol é de 76 graus centígrados durante o dia.
    Mas à noite, a temperatura cai a congelantes -01 grau centígrado.
    Frio demais o Sol à noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo se fosse a Lua não estaria certo, a temperatura da lua varia entre -175°C e + 125°C em media por não possuir atmosfera. Quanto a temperatura do Som esta escrito no artigo...

      Excluir
    2. Devo discordar, caro Fabrício. A temperatura a Lua não poderia ser tão elevada por que o lado escuro da Lua (ou seja, o lado invisível ), possui maior quantidade gravitacional do que o lado claro da Lua (ou seja, o lado visível). E por que isso acontece? Por causa da incidencia de raios solares. Como eles não batem no lado escuro, a gravidade permanece por que não sofre o calor do Sol. Já o lado aquecido, que é o lado claro, possui gravidade zero. Mas isso não tem nada a ver com a atmosfera. A atmosfera da Lua somente existe em função do calor ou do frio. Ventos lunares empurram a atmosfera para o lado escuro, e lá, aprisionam esses ares. Os ares aprisionados formam a atmosfera presente. Lá, os homens poderiam respirar tranquilos e ficariam fixos no chão. Onde existe atmosfera, nem sempre existe energias gravitacionais. O segredo é o calor existente e preponderante.

      Excluir
    3. Professor Cassiano gostei do teu humor rsrsrsrs
      OBS : Eu quis dizer Sol e não som...

      Excluir
  13. Sinto informar que, a atmosfera presente na Lua impede altas temperaturas tanto para mais , quanto para menos. As últimas temperaturas registradas na lua pelo satélite Russo Scrovenir foram de: 24 graus centígrados do lado visível, e 11 graus centígrados do lado escuro. Os últimos registros atmosféricos na Lua registraram presença maciça de Hidrogênio e gás Hélio. Isso se deveu ao fato de uma erupção vulcânica no Sol.

    ResponderExcluir
  14. E o quê dizer de Marte ? O nosso planeta dos poetas ? Dos sonhadores. O "inspirador", assim como é chamado. O planeta que embalou muitos sonhos e casamentos à sua luz. Os casais de namorados à sua luz, cada qual oferecendo esse planeta um ao outro. Planeta vermelho ? Sim... Habitado ? Possivelmente... Vales verdejantes ? Escondidos atrás das montanhas..Seres aquáticos ? Com certeza. Dizem os estudiosos da mitologia grega que sua coloração se deve ao fato de um Centauro ter derramado o próprio sangue ao lutar com um Minotauro cruel pela disputa do amor de uma princesa que se chamava Vênus. Então, Vênus para presentear sua coragem, untou Marte com a célula da vida. Marte, muito parecido com a Terra, possui características assombrosas que o tornam quase idêntico. Eis algumas : É redondo. Muito redondo. Uma bola. Uma esfera. É banhado da luz do Sol. Aquecido por ela. Existe noite e existe dia em Marte. Marte possui Lua. Ele gira. Tanto em torno de si mesmo, quanto em torno do Sol.Tem polos. Sul e Norte. Existe uma linha meridiana. Lá venta. Faz calor de dia, e frio à noite. Tem pedras, terra, minerais, gravidade... ufa.. ficaria aqui falando sem parar dessas semelhanças. Mas o importante mesmo é saber que podemos viver lá um dia. Na verdade não existem construções por agora. Somente alguns cacos e restos de detritos das nossas sondas que lá pousaram. Mas estão pensando em levar para Marte alguns animais que procriam ligeiro. Como o coelho, o rato, o gato, o pombo e o pardal. Claro... vai ser bom olhar para o céu e ver algum pássaro voando não é mesmo ? Depois iremos nós. Quando os pombos sepultarem na terra de Marte as sementes não digeridas, estas brotarão. Brotando, os ratos vão se alimentar delas; E os gatos vão se alimentar dos ratos; E os coelhos vão ajudar a não dar muito mato crescido para quando formos. É um ciclo. Um ciclo de vida. Então, quando lá chegarmos, vamos poder contar com a visão de vales verdejantes e florestas tropicais. Vai somente nos restar muita disposição para fazer uma fábrica de tijolos para começar a construir. Por que andaram dizendo que lá existe cimento em abundância. Só vamos precisar de um pouco de mão de obra. Rumo a Marte !!!

    ResponderExcluir
  15. Vamos falar um pouco de OVNI ? Objeto Voador não Identificado. Aquilo que não se sabe o que é , mas que consegue voar. Algo mais ou menos parecido com essa ideia. Mas de onde surgiram os óvnis ? Ora.. Tanta especulação, tanta mídia, tanta crença.. E a resposta tão óbvia. É lógico que esses objetos são daqui mesmo. Experimente voltar aos tempos do império portando um celular. Desses Smartphones. Experimente. Eles vão te queimar vivo. Você vira bruxo antes de se explicar. O mesmo acontece hoje. Os japoneses estão inventando algumas máquinas voadoras mais rápidas do que as que conhecemos e estão planejando alguma coisa grande com os russos. Os russos também estão envolvidos nesse planejamento. Mas as respostas estão aí mesmo. Basta abrir os olhos e ver. Há muito tempo que se fala em se habitar a Lua. Acham que a Lua ainda é aquele planeta morto ? Sim, porque a Lua não é mais um satélite. É planeta. Subiu de posto. Agora, pasmem, a Lua é habitada pelos russos e pelos japoneses. Eles estão criando uma raça lá já tem muito tempo. Os sinais estão aí para quem quiser ver. Muitos sinais. Sinais de transito, sinais de vida, sinais sonoros, sinais luminosos. Renato Russo era russo. Era espião. Mas se encantou com o Brasil e ficou por aqui. Daí , sabia demais e virou um poeta. Tentando esquecer a missão. Algo mais ou menos assim. E Dayane dos Santos ? Acham que ela é daqui ? Ledo engano... Pulando daquele jeito acham que aprendeu onde ? Aqui ? Lógico que não. A Lua , que agora é planeta Lua, foi seu lar de estudos. Tem alguma coisa com gravidade. Ela aprendeu a bloquear a gravidade para pular alto e muitas voltas e piruetas dar. E esse pessoal vai e vem . De lá pra cá. O tempo todo. Vem buscar e levar recursos. Tais como : aparelhos de ginástica, aparelhos de treinos variados. O esporte é tudo para eles. Isso é OVNI. Isso é Lua.

    ResponderExcluir
  16. Agora uma breve explicação sobre o Universo, seu tempo e suas distâncias. Existiu um homem que falou sobre espaço X tempo. Alguma coisa sobre as coisas que seriam todas relativas. Se isso, aquilo; ou se aquilo, isso. Uma loucura. Misturou tempo com espaço. Distancia com velocidade e tempo. Ave Maria ! Misturou tudo. Aí misturou com Universo, se metendo à astrônomo. Depois confundiu astronomia com astrologia . Depois inventou um monte de equações que não levavam ninguém a lugar nenhum. Mas tudo isso tem explicação. Naquela época, não se tinha muito o que se fazer. Tudo era muito simples. Não havia TV à cabo. Não havia muita coisa. Daí, alguém mais criativo, fazia e acontecia. Na verdade eu venho aqui, solenemente, acabar com essa farra dos bois que se chama : Teoria da Relatividade. Começa com a palavra "teoria" . Tudo que é teórico, não existe na realidade pois é uma teoria. E a segunda palavra, "relatividade", é auto explicativa. Tudo que é relativo, não tem definição concreta. Então , o que significaria Teoria da Relatividade ? Nada. Junte o que é teórico (não existente) , com o que é relativo ( não é concreto), e teremos NADA. Então , essa teoria deveria se chamar "Teoria do Nada" . Quem , se não um insano, criaria alguma coisa tão inconcreta até no nome ? Ele : Albert.. Olha o nome.. Albert. Esse menino só pode ter tido uma infância bem rígida pra pensar isso tudo. Não !!! E ele vai além. Disse que se a velocidade altera o tempo, e/ou vice versa, a massa também sofre alterações. E foi mais além ainda: Disse o contrário: que se o tempo alteraria a velocidade, a massa deixaria de existir no presente e passaria a viajar no tempo. Tanto para trás , quanto para frente. E aí eu pergunto ? E quem precisa disso ? Dá pra viajar na velocidade da luz ? Não. Mal saímos dos oitenta por hora, mesmo assim, ainda tem lugar que é proibido correr. E outra coisa.. Quem colocou velocímetro na luz ( e qual seria a marca da lâmpada), para medir a sua velocidade. E pior !!! Como correr atrás da luz para ir conferindo o velocímetro ? Estão vendo ? tudo é muito , muito claro. Ficam falando que o universo é infinito.. que bobagem. Não existe nada que seja infinito. Tudo é finito. Por que ? Ora... se nós somos finitos, o que mais poderia não ser ? Afinal , somos humanos vivos. O problema do universo é o espelhamento no mar. Assim.. tem algumas estrelas no céu. Ai nós as vemos. Mas pelo efeito espelhamento, "parece" que tem mais. Não entenderam ? Fácil. Coloquem um espelho em frente ao outro e vão ver. Vai ficando cada vez mais escuro lá no fundo do túnel. Até sumir de vista. Mas o segredo é esse mesmo. Efeito espelhamento. Esse eu inventei. Por que me irritei muito com essa coisa toda de teorias e relatividades. Se colocar uma vela no meio dos dois espelhos, você terá uma infinidade de imagens, de luzes, de pequenas estrelas. Agora faça o teste. Conte as imagens. Veja pelos próprios olhos se o que eu falei não é verdade mais pura; de uma luz de vela, você faz uma discoteca iluminada de luzes. E nada disso altera a massa da vela, não altera o tempo da vela e nem a sua velocidade. Claro, porque a vela não corre. Ela fica ali onde a colocou. Claro que você não vai colocar uma vela perto de uma cortina ou algo parecido. Vai colocar a vela em um lugar mais seguro para não pegar fogo em nada. Se isso ocorre, eu iria me sentir muito culpado. Mas encare isso como sendo uma experiência, não uma teoria; mas uma verdade. E lembrem-se : Relatividade nunca foi uma Verdade. Dá até um slogan... Relatividade nunca foi uma verdade... Imaginem aqueles jovens estudantes enchendo as ruas e clamando a uma só voz: "RELATIVIDADE NUNCA FOI UMA VERDADE !!!!!!!" .... Até arrepio o cabelo do braço...

    ResponderExcluir
  17. É muito estranho... A partir do momento em que eu comecei a ensinar aqui nesse blog. A partir do momento em que eu comecei a elucidar as coisas aqui nesse espaço, as pessoas sumiram. Muito estranho. E olha que eu tenho muito mais para ensinar. Tem a questão do espelho por exemplo. Uma questão importantíssima que ninguém sabe. O porquê do espelho refletir as imagens ao contrário é uma delas. Ninguém sabe por que. Mas é fácil demais. Eu ensino aqui e agora como fazer para o seu texto ou a sua mensagem, sua placa de aviso, ou qualquer outro tipo de escrita, sair certinho e legível ao ser refletido no espelho. Bom.. Para isso vamos precisar de dois espelhos. Pegue dois espelho de tamanhos consideráveis e reserve num canto. Cuidado para eles não escorregarem e espatifar no chão. Dizem que dá um azar de sete anos consecutivos. Mas isso já é pauta para outra aula minha. Bom. Reservando os espelhos, vamos agora escrever um texto numa folha de papel em branco. Feito isso, pegue o primeiro espelho que reservou num canto (cuidado para não derrubar o outro), e coloque a folha com o seu texto na frente dele. Colocou ? Então faça da seguinte maneira: Pegue o segundo espelho e o coloque perto do primeiro, que já está refletindo a imagem invertida do seu texto, e olhe o reflexo dessas imagens no segundo. Então ? Pasmou ? Admirou-se ? Está arrepiado ? Claro que sim !!!! Você está vendo agora o inacreditável, o inaceitável, o quê nada nem ninguém , jamais conseguiu descobrir ou desvendar. Você conseguiu ler o seu texto perfeitamente no segundo espelho , não é mesmo ? Então... Esse segundo espelho agora está configurado para não inverter mais as imagens. É tudo uma questão de configuração. Uma vez configurado, jamais vai refletir as imagens ao contrário. Está feliz, não é mesmo ? Já está pensando naquelas feiras de ciências pelo Brasil, e você recebendo os gringos e estrangeiros no seu estande, com intérpretes, com tradutores, com aquela multidão em volta de você querendo ver com os próprios olhos como você conseguiu um espelho configurado para não inverter imagens. E isso tudo é possível. Mas lembre-se que sempre vai precisar dos dois espelhos. Um de imagem invertida e outro de imagem configurada. Dê um basta na confusão dos seus filhos pequenos ao se olharem no espelho, e confundirem o lado esquerdo com o lado direito. Aquelas confusões que provocam até a depressão da criança. Por que a criança, ao perceber que é destra, e você que é pai, que é mãe, falar para ela que ela é destra mesmo. Qual a confusão que essa criança não fará ao se olhar no espelho e perceber que você estava mentindo para ela. No espelho essa criança, esse seu filho, se tornou canhoto. Tudo mudou de repente. Num dia , sua criança feliz e segura . No outro, uma criança infeliz e insegura , desconfiada de tudo porque os próprios genitores mentiram para ela. Afinal ... eu sou destro ou canhoto ? devo chutar a bola com o pé direito ou esquerdo ? devo escrever com a mão direita ou esquerda ? o que devo fazer ? Viram ? Muita confusão..Então, depois eu vou revelar para todos vocês o motivo pelo qual, na traseira do espelho , não aparece nada. Sim... por que deveria aparecer. Quer uma prova ? Coloque um parente seu na frente do espelho. Agora vá atrás do espelho e observe. Você não vê nada... Deveria ver as costas do seu parente não é mesmo ? Mas esse mistério eu vou postar depois que eu tiver público interessado aqui. Por que estou vendo um desinteresse enorme do brasileiros em aprender... triste isso....

    ResponderExcluir
  18. Qual ea temperatura do sol pesquisei em outros blogs e apareceu que o núcleo do sol tem que equivalente 15.000.000C e sua fotosfera 6.000 C por favor me ajudem não sei qual eo certo

    ResponderExcluir

Distância da terra até plutão