quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A distância entre o Sol e a Terra ?

Qual a distância entre o Sol e a terra

Depois dos artigos superinteressante sobre o sol que fala da temperatura do sol de uma pergunta superinteressante chegamos a outra.

Sabemos que a distância entre a Lua e a Terra é de uns 300 mil quilômetros o que leva a luz entre a lua e a Terra percorrer esta distância em 1 segundo pois a velocidade da Luz é perto de 300 mil Km/s.

Poucos sabem mas o tempo que a Luz leva para percorrer a distância entre o SOL e a Terra é de 8 minutos e uns 20 segundos ou seja 500 segundos.

Então, qual é a distância entre o sol e a terra?

A distância varia em relação a translação da Terra (movimento elíptico que a terra faz em torno do Sol, não confundir com o movimento de rotação que é o movimento que a terra faz em torno de si mesma).

Para chegar a esse numero só calcular aproximadamente 300mil Km x 500segundos que é a velocidade da luz x o tempo que ela leva para percorrer o caminho entre o sol e a terra.

Ou seja o sol esta quase 500 vezes mais longe do que a lua esta da terra. o que da um resultado médio de 150 milhões de quilômetros.

Resultado médio pois em seu periélio (distância mais próxima do Sol) a Terra se encontra perto dos 147 milhões de de quilômetros do Sol e em seu Afélio (maior distância do Sol) por volta de 152 milhões de quilômetros.

 Como queremos saber é a distancia média que é de 149,6 milhões de quilômetros. (essa distância varia devido ao movimento elíptico da Terra em volta do Sol).

A primeira tentativa de calculo da distância entre a terra e o Sol aconteceu 200 anos AC onde Aristarque estimou a distância entre 1.7 milhões de KM e 2.7 milhões de Km, muito bom em relação a capacidade técnica presente naquela época.

Foi Nicolau Copérnico que demonstrou que a Terra gira em torno do Sol criando a teoria do Heliocentrismo no século XVI, e Kepler descobriu que a terra tinha uma trajetória elíptica em torno do Sol calculando a distância dos planetas do Sol.

Mas somente no século XX que chegamos a numeros próximos da real distância entre a Terra e o Sol

Como a trajetória da Terra é elíptica, a distância varia entre 147,1 milhões de quilômetros em seu periélio e 152,1 milhões de quilômetros em seu afélio sendo assim um resultado médio de :

149 600 000 Quilômetros

82 comentários:

  1. otimo essa distancia entre a terra e o sol

    ResponderExcluir
  2. Pra luz demorar 8 minutos e meio pra chegar até aqui, a distância devia ser gigantesca mesmo.

    ResponderExcluir
  3. quando foi descoberta essa distancia?

    ResponderExcluir
  4. Pergunta superinteressante vou colocar a resposta diretamente no artigo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmão uma pergunta, gostei muito da matéria, a terra eo plutão qual a distasia?

      Excluir
    2. parabéns pelo seu blog; Irmão uma pergunta , qual a distasia entre terra e plutão.

      Excluir
    3. Oi muito obrigado ! Eu fiz um artigo com a distância de cada planeta do sol : http://blog-superinteressante.blogspot.fr/2013/11/a-distancia-dos-planetas-do-sol.html
      A distância entre plutão e a Terra esta em mais de 5 bilhões e meio de Kms

      Excluir
  5. ñ sei como isso demora!!




    ass:CAIO

    ResponderExcluir
  6. Uma pergunta se ouver uma explosão a milhões de km da terra mesmo a luz demorando o tempo que necessario para chegar aqui poderiamos ver a explosão em tempo real?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Hek, respondendo tua pergunta.
      Assim como acontece com a luz do sol que leva 8 minutos de distância o mesmo aconteceria com a explosão (supernova). Alias isso acontece muito com as implosões de estrelas, as vezes podemos estar olhando para uma estrela no céu que já foi extinta ha anos mas sua luz ainda continua chegando. Por isso no espaço falamos em anos-luz. Por exemplo uma estrela que se situa a 5 anos luz da terra explodir (implodir para ser mais exato) só veríamos isso acontecer a olho nu daqui a 5 anos teoricamente, mas ai entra a teoria da relatividade de Eistein onde o tempo se diferencia em relação ao ponto de vista, o que poderia reduzir bastante esse tempo de viagem da luz. Mas a luz não é instantânea como podemos pensar.

      Excluir
  7. olha vejo 8 min da distancia e noutro site vejo 8min e 18 seg como e que e entao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, aqui a distância que foi dada entre o Sol e a terra foi uma distância media pois como expliquei no artigo o movimento da terra em torno do sol é elíptico, e claro aproximativo então existe diferentes opiniões. Acho que o mais correto é entre 8 minutos e 18 segundo e 8 minutos e 20 e isso vai depender de qual lugar da terra isso foi calculado e em qual época do ano etc por isso demos aqui uma distância media.

      Excluir
    2. Mentira! Se o sol estivesse tão distante assim, não chegaria aqui a luz e muito menos o calor. A luz se perde com a distancia e o calor se esfriaria no ar; alem disso,que medida é usada para saber esta distancia? Pela velocidade da luz é impossível; nenhuma luz é mais forte que a do sol.

      Excluir
  8. há um erro aí, se a distancia entre a terra e o sol é de 149 a 152 milhões de quilometros, como é que o perímetro percorrido pela terra em volta do sol teria este mesmo valor em quilometragem??
    na verdade estaria correto afirmar que por se tratar de uma elipse em volta do sol, não utilizariamos pi para medir, mas creio que a órbirta terrestre deve ao menos triplicar esse valor, algo em torno de 450 milhões de quilometros no mínimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, não existe erro algum pois não estamos calculando o perímetro da orbita e sim a distancia entre o sol e a terra e não a quilometragem que a terra faz em volta do Sol.

      Excluir
    2. Olá, li a materia novamente e ví que foi um erro de interpretação meu,a distância varia por causa da órbita eliptica, e não fala nada sobre o perímetro.
      Aliás, gostaria de parabenisar a matéria,muito boa, e peço desculpas pela minha má interpretação

      Excluir
    3. Oi Alexsander obrigado, isso acontece o blog superinteressante é um blog amador então os erros podem acontecer (sobretudo de ortografia rs), mas você acabou dando uma ideia de matéria. Porquê não calcular a distância que a terra percorre em volta do sol ? Ou coloco na mesma materia ou faço uma nova se quiser dar uma ajuda fornecendo fontes seria interessante

      Excluir
  9. Quase sem querer o Alexandro Magno acerta o perímetro da elípse...
    A fórmula é: P = Pi x [( D + d ) / 2 ]

    Onde:
    D = eixo maior (diametro longitudinal)
    d = eixo menor (diametro transversal)

    Logo: P = 3,1416 x [ ( 147,1 mi + 152,1 mi ) / 2 ]
    P = 3,1416 x ( 299,2 mi / 2 )
    P = 3,1416 X 149,6 mi

    Logo Perímetro P = 469.983.360,00 km, bem perto dos 450 milhões de km sugeridos por ele.

    Sds


    Eduardo

    ResponderExcluir
  10. Cometi um erro de semântica... os valores 147,1 mi e 152,1 mi referem-se à proximidade da Terra em relação ao Sol, qdo mais perto ou mais longe. Logo, esses valores aos respectivos raios e têem que ser dobrados. Logo, o perímetro é de aproximadamente 940 mi de quilometros (o dobro do sugerido pelo Magno). Assim sendo, tendo 1 ano, 8784 horas, a Terra dá a volta em torno do Sol à uma velocidade aproximada de 107 mil km/h ou 30km/s.

    Sds


    Desculpem a minha falha.

    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso Eduardo tranquilo é isso mesmo ja que conhecemos a velocidade da terra e o tem que ela leva para dar a volta ao sol o calculo é simples D=V*T on D de distância V de velocidade e T de tempo o que daria D=107milkm/h*8760h= 940 milhões de KM
      obrigado pela contribuição abração !

      Excluir
  11. que bacana ninguem acha que é tao lonje

    ResponderExcluir
  12. não deveria se 150, milhões de quilÔmetros de distancia né

    ResponderExcluir
  13. Período da Lua em torno da terra=
    K=4(PI)²/G.(m1+m2)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao já que todos vcs analizaram a distancia da terra pro sol,ou do sol pra terra que é aproximadamente de 150 milhoes de km,entao me diga se puder ,ja analizaram a que distancia está da terra pro ceús dos ceús dos ceús,ou seja pra onde O SENHOR DEUS ESTÁ.

      Excluir
    2. Essa é fácil de calcular rsrsr.... Deus é onipresente, portanto esta em todo lugar, nesse caso a distancia tende a Zero ;)

      Excluir
  14. Então a distância da Terra pro Sol é de 150000000 km,dividimos por 300000 (velocidade da luz do sol)que resulta 500 segundos como diz o texto que é o equivalente a 08m e 20s . Muito obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo a distância foi calculada assim pois conhecemos o tempo que a luz do sol leva para chegar até a terra

      Excluir
  15. muito legal ajudou muito!!!!

    ResponderExcluir
  16. isso e o que eu precisava valeu.

    ResponderExcluir
  17. Sabendo-se que a distância média entre o Sol e a Terra é 1,5.10¹¹. Qual o tempo que a luz do sol leva para chegar a terra????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para se calcular a distância usaram justamente o tempo que a luz do sol leva para chegar a terra que é de 8 minutos e uns 20 segundos... (300mil km/ s * 500 s)

      Excluir
  18. Danilo disse:
    Considerando que o afélio ocorre no dia 4 de Julho e nessa data é inverno no hemisfério sul, podemos concluir que o inverno nas latitudes Sul são mais frios que os invernos nas mesmas latitudes no hemisfério norte ? De forma análoga, o periélio ocorrendo por volta de 4 de janeiro implica em verões mais quentes no sul para latitudes equivalentes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi danilo otimo teu comentário, seria exatamente a logica pois devido a variação da distância entre a terra e o Sol : afélio mais distante 152,1 milhões de km e periélio 147 milhões de km.

      Deviríamos encontrar um contraste de temperatura maior no Sul do que no Norte mas devido as diferentes inclinações da terra ( variando a medida de albedo) assim como os efeitos globais da meteorologia, dos ventos, e das massas oceânicas contradizem esta previsão.

      Acontece que a temperatura media da terra é 2,3C° menor em periélio do que no afélio.

      Isso é um diferencial térmico devido a influência oceânica para se ter uma ideia o planeta marte que é mais plano e não possui oceanos possui uma temperatura 20°C maior em periélio do que no Afélio

      Excluir
    2. Vale lembrar que a Antártica é o lugar mais frio da Terra mas isso é devido a sua geografia por se encontrar exatamente no polo sul onde debaixo das geleiras encontramos um continente e não um oceano.

      A maior temperatura ja registrada foi em um deserto na Califórnia no vale da morte ( não é a toa que leva esse nome).

      Para dar mais um dado que não é de relevância cientifica mas que é interessante, é sobre o sentimento das pessoas em relação a temperatura da Terra.

      Para saber um pouco sobre isso é lembrar que a maioria da população mundial vive no Hemisfério Norte mais longe do equador enquanto a população do Sul vive mais perto da linha do Equador. então quando eles pensam em calor eles pensam em viajar para o Sul enquanto a maioria da população que ja vive no Sul ou perto do Equador não tem um sentimento especifico de viajar para encontrar o calor mas quando pensam em frio e neve pensam mais nas cidades do hemisfério norte.

      Por isso independentemente de dados científicos mas em termos de sensação, a maioria da população mundial pensa que no norte é o lugar mais frio e no Sul o lugar mais quente mas isso é uma questão da posição geográfica das pessoas digo isso por já ter morado nos dois Hemisférios e ter observado esse comportamento...

      Excluir
  19. Gostaria de saber se possivel, qual a distancia da estrela mais proxima da terra, alem do sol, claro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, a estrela mais proxima como diz no nome é a Proxima Centauri situada a uns 4,2 anos-luz do sistema Alpha Centauri.
      Olhando para o Ceu tirando a lua que é um astro, o que seria mais proximo da terra a olho nu seria o planeta venus e muitas pessoas confudem com uma estrela.

      Excluir
    2. Para a olho nu distinguir Vênus de uma estrela acho que é relativamente simples. A luz de um planeta (como Vênus) é "fixa" (ou seja, não cintila) já que não é própria e sim apenas refletida. Já na luz de uma estrela se percebe um "piscar", porquanto toda estrela tem luz de emissão própria e, portanto, variável em intensidade. Não é isso?

      Excluir
  20. Tenho uma curiosidade.
    Primeiro quero deixar bem claro que sou totalmente leigo no assunto.
    Agora a curiosidade.
    Existe a possibilidade da distancia entre o sol e aterra está diminuindo?
    Minha pergunta é em relação aos ciclos da terra. Onde ela já foi totalmente congelada e hoje vários rios estão secando.

    ResponderExcluir
  21. kkkkkkkkkkk agr quero ve se alguém sab a distancia entre a terra e a estrela centauro e quanto tempo leva pra luz dela chegar a terra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fácil (pois ja fiz um artigo sobre isso também) a estrela centauro ou proxima centauri é a estrela mais próxima da terra depois do Sol. Ela esta a 4,22 anos luz da terra infelizmente não podemos observa-la a olho nu se fosse o caso e se ela morrer so saberíamos 4,2 anos depois que ela se extinguiu....

      Excluir
  22. qual e a temperatura da terra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem nao sei

      Excluir
    2. a temperatura media da Terra é de 15°C graças a atmosfera que sem ela seria de -18°C

      Excluir
  23. Eu vi que daqui mais omenos 7.3 bilhões de anos o sol morrerá, pois ele é uma estrela, (ainda beem que nn vou estar aqui :D) antes de "morrer" o Sol ficará uma estrela gigante e ficará perto da Terra, ele engulirá Marte Jupiter e pode tbm engolir a Terra, só tenho pena de quem vai estar aqui ( se ainda existir humanidade) mais acho que não, pois a agua está acabando e disseram que ela só durará mais 50 anos, e o pior: pode ser que eu ainda esteja aqui D: Boom, mai Deus sabe o que faz e se é pra tudo acabar que acabe, até por que foi ele que fez tudo isso, e ele pode acabar com tudo do mesmo jeito que criou ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sol não vai morrer nunca! O sol é uma composição química, e não uma bola de fogo.

      Excluir
  24. So tava precisando de saber da distância do Sol ate a Terra mas foi bom saber mais informações sobre isso.

    ResponderExcluir
  25. Achei que fosse um cálculo mais específico, pois para dizer que a luz demora 8 minutos para ir do sol até a terra precisaria saber a distância dos dois, pois não têm como saber o tempo de viajem da luz se não sei a distância até porque eu não tenho um referencial no sol. Isso é quase uma troca de incógnitas na fórmula. E se eu não soubesse o tempo de viajem da luz que é 8 minutos, ainda sim como saberia a distância da terra e do sol ? ou então como descobriram que a luz demora 8 minutos do sol à terra ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você esta totalmente certo, sem esse dado não poderia ter calculado e teria que ter apresentado um usado pela lei de keppler dos paralaxes.. Mas Esse dado pode ser calculado a partir dos raios eletromagnéticos emitidos do sol que tem a mesma velocidade que a da Luz, e assim podendo calcular com mais precisão a distância do Sol para Terra.

      Excluir
    2. Oi tiago ja comentei tuas analises abaixo.
      Para incrementar o debate feito pelo anônimo foi Joseph Delambre que conseguiu descobrir no seculo XVII esse tempo com base de observações dos eclipses dos satelites de jupiter que chegou mais perto desse tempo tendo avaliado em 8 minutos e 13 segundos hoje sabemos que esse tempo é de 8 minutos e 19.01 segundos

      Excluir
  26. Estão todos de parabéns... Alem da matéria realmente ser superinteressante até os comentários foram.

    Uma das coisas que achei interessante foi o fato de dizerem que no ponto em que estamos mais próximos da terra, temos 2º a menos de temperatura, o que é totalmente o contrario do que se espera. Gostaria que explicassem melhor esse fato para nós.

    Vejam se estou entendendo corretamente, quando a terra esta mais perto do sol a distancia 147 milhões de km (periélio) a terra esta mais fria em media devido a algum efeito de maritimidade/continentalidade, e eu pesquisei e descobri que nessa distancia acontecem os solstícios de verão e de inverno (contrariando a maioria dos desenhos que vemos representando a translação e as estações onde o desenho elíptico parece ser maior no verão e no inverno, por exemplo o desenho desse site: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.html).

    Aí eu pensei, talvez a explicação pela diferença da relação de quantidade de água e terra (induzido pela explicação dada nos comentários do Fabrício). Porem olhando o globo, vi que a diferença entre sol batendo mais na terra que na água seria maior quando ocorresse o solstício de verão no hemisfério norte, que nos equinócios ou no solstício de verão do hemisfério Sul (esse ultimo sendo aquele que a proporção de sol incidindo sobre a água seria maio que o que incidiria sobre a terra), claro tudo isso é conjectura minha dada através de observação de um globo terrestre (que pode ser falha).

    Mas se as minhas conclusões estiverem corretas, e levando em conta o efeito de temperatura maritimidade/continentalidade (As grandes massas de água possuem a característica de reter o calor dos raios solares por mais tempo do que o solo. Assim como, também, possuem a característica de resfriar mais lentamente {outra pesquisa minha na net rsrs}) e (O calor específico (a quantidade de calor necessária para aumentar de 1° C uma massa de 1g da substância) é quase 3 vezes maior para a água que para a terra. Assim, a água necessita de bem mais calor para aumentar sua temperatura na mesma quantidade que a terra, para uma mesma quantidade de massa. {http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap3/cap3-5.html}), então QUANTO MAIS CONTINENTES PARA O SOL INCIDIR, MAIOR SERÁ A TEMPERATURA DA ATMOSFERA LOCAL, confere?

    Sendo assim nós deveríamos ter uma maior temperatura media da terra no solístico de verão do hemisférios norte MAIOR que nos equinócios, e menor ainda no solstício de verão do hemisfério sul, essa informação condiz?

    Agora na minha cabeça tem uma outra informação que pode ajudar a explicar tambem essa variação de temperatura menor quando o sol esta mais perto. Que seria o sol estar incidindo mais sobre um dos polos, e acredito que quando o sol incide sobre o gelo ele deve ser mais refletido que sobre a terra e a água, mas estou apenas especulando, vocês conseguiriam dados sobre isso?

    Ahh só para explicar meu interesse no assunto, sou professor de geografia rsrsr

    Agradeço desde já a atenção,
    Tiago Brandão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago primeiramente muito obrigado pela contribuição e pelo tempo que levou em suas pesquisas, desculpa pela demora mas tem me faltado tempo para contribuir aqui no blog mas o que não falta é interesse e motivação !

      Em relação a temperatura, claro o mar e a terra influi em nossa metereologia mas se falamos de todo o planeta a importância dele é menor. A exposição dos oceanos é apenas uma consequência de outro fenômeno mais importante que é o que determina a temperatura e as estações do ano.

      Esse fenômeno é a inclinação do eixo de rotação da terra alterando assim a quantidade e a intensidade dos raios solares diretamente captado pelo planeta.
      Por isso temos uma maior temperatura durante o afélio (maior distância do sol) pois o eixo de rotação esta mais inclinado no hemisfério norte, sendo assim a temperatura é maior nesse hemisfério em relação a inclinação do eixo da Terra e variando pouco em relação ao periélio e o afélio.

      Essa variação do eixo respeita ciclos diferentes onde a 30 mil anos atras a temperatura era mais quente no hemisfério sul pois a inclinação da terra era maior no polo sul. Hoje estamos no ciclo onde a Terra inclina mais em relação ao sol no hemisfério norte, onde os dias são mais longos e a radiação solar maior. O resultado da maritimidade e continentalidade influi na nossa meteorologia mas é apenas uma consequência dessa inclinação terrestre mas graças a eles temos temperaturas diferentes e não iguais em lugares diferentes de mesma latitude.

      A posição do eixo da Terra em relação ao sol, é o elemento mais importante na influência da temperatura, mas ele não é o unico...

      Excluir
    2. Fabrício,
      Obrigado pela gentileza de responder,
      A informação que mais me abismou foi a de que no ponto que estamos mais próximos da Terra a temperatura média terrestre seria menor, que você deu em resposta ao Danilo:
      *Acontece que a temperatura média da terra é 2,3C° menor em periélio do que no afélio.
      Obs: Eu procurei confirmar essa informação em outras fontes mas não achei, você poderia me passar alguma fonte?
      O que me parece um contrassenso já que a aproximação com a Terra deveria elevar a temperatura média dela. Se pensarmos em um mundo totalmente uniforme, sem relevos e totalmente coberto pelo mesmo elemento, digamos água, então a média de temperatura global deveria aumentar em aproximação com o sol. A pergunta é: Porque isso não ocorre?
      Dados importantes para pensar a questão:
      1. A posição mais próxima ao Sol, o perihélio (), é atingido aproximadamente em 3 de janeiro e o ponto mais distante, o afélio (), em aproximadamente 4 de julho.
      2. Então no verão Brasileiro, estamos mais próximos ao sol, e no verão Canadense mais longe.
      3. Se a variação de temperatura na Terra fosse devida apenas à mudança da distância Terra-Sol pelo fato da órbita ser elíptica, teríamos uma amplitude térmica de no máximo 5,8 °C e, em geral menor do que isso, pois a circulação atmosférica e oceânica só tendem a atenuar os efeitos das diferenças de temperatura.
      4. A variação de temperatura causada pela diferença de distância ao Sol é bem menor do que a ocasionada pela variação da insolação devido à inclinação do eixo imaginário terrestre. No entanto, lembramos que se a inclinação do eixo imaginário fosse zero, notaríamos entre periélio e afélio uma diferença de cerca de 5,8 °C.
      5. O formato da órbita da Terra também muda em ciclos entre 90.000 e 100.000 anos. Existem épocas em que ela está mais elíptica que agora, então a diferença na radiação solar recebida no periélio e no afélio será maior.
      6. A orientação da inclinação do eixo da Terra muda com o tempo. Assim como um pião que está desacelerando, o eixo se move em um círculo. Esse movimento é chamado de precessão. Ele ocorre em um ciclo de 22.000 anos. Isso faz com que as estações mudem lentamente ao longo do ano. Há mais ou menos 11.000 anos o Hemisfério Norte estava inclinado em direção ao Sol em dezembro, e não em junho.

      As informações acima foram colhidas em: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.html e http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172007000300003&script=sci_arttext
      Daí podemos concluir:
      1. O verão do hemisfério Sul deve ser mais quente do que o verão do hemisfério Norte.
      2. Quando a Terra está mais próxima do sol, os raios solares incidem sobre uma maior quantidade de mares e talvez isso pudesse ser o atenuador da temperatura, foi isso que tinha dito antes, porém ao pesquisar novamente achei isso:

      O periélio atualmente ocorre em janeiro, e o afélio, em julho. Isso serve para tornar as estações do Hemisfério Norte um pouco menos rigorosas, já que o efeito de aquecimento extra ocorre no inverno. No Hemisfério Sul as estações são um pouco mais rigorosas do que seriam se a órbita da Terra ao redor do Sol fosse circular. Fonte: http://www.planetseed.com/pt-br/relatedarticle/sol-e-terra-e-mudanca-de-temperatura

      O que contradiz a ideia de que no periélio a temperatura média global seja menor, ou não?

      Excluir
  27. Ahhh continuei pesquisando e descobri mais algumas coisas e tem outras que não achei em lugar nenhum rsrsr.

    Sobre o periélio e o afélio, descobri que contrariando a primeira expectativa de ter dois periélios em um dos eixos da elíptica e dois afélios no outro eixo, temos na verdade o periélio e o afélio no mesmo eixo, um oposto ao outro, mas não achei a informação da distancia que a terra tem no outro eixo em lugar nenhum. Ahhh isso se deve ao fato do sol não estar no centro da elipse que forma o trajeto de translação da terra em volta do sol.

    Outra coisa, eu não encontro em lugar nenhum uma media de temperatura terrestre por estação do ano.... assim fica difícil tentar supor algo mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o plano elíptico não é estável pelo fato do sol tbm estar em movimento existe então apenas um periélio e afélio pois as outras distâncias são maiores que o periélio e menores que o afélio por isso os sempre variando entre esses 147 milhões e alguma coisa e 152 milhões e alguma coisa.
      Em relação a media de temperatura das estações ela so pode ser feita com base de varios anos e em cada pais ela sera diferente pois vimos juntos acima que diversos fenômenos influem em nosso clima, por isso a metereologia é uma ciência tão pouco exata pois as condições além de serem complexas estão sempre se modificando dependendo do movimento do sol, de translação da Terra, de rotação, de inclinação, de atmosfera, de maritimidade e continentalidade, de correntes oceanicas, de latitude e altitude, a precessão da terra, apoluição, a gravidade, as marés e os diferentes ciclos dos diferentes movimentos da terra, etc... coisa de maluco isso tudo kkkk

      Excluir
    2. Verdade, tentar entender realmente como essas coisas se dão na realidade exige muito estudo, e isso ainda será incompleto e até polemico, como a questão do aquecimento global. Coisa de doido mesmo rsrsr... Mas eu admito que gosto de pensar sobre :)

      Excluir
  28. Eu to querendo sabe pra tarefa de Ciências mas eu ñ entendo qts kilometrôs só tenho 8 anos ;(

    ResponderExcluir
  29. queria saber.se a terra viaja ao redor do sol mantendo essa distancia,queria saber a distancia desse círculo em km..o qual a terra gasta 365 dias e 6 horas para fazer esse contorno

    ResponderExcluir
  30. Eu gostaria de fazer uma correção.
    A distância média entre a Terra e o Sol não é 1,5 × 10¹¹ km (150 bilhões de quilômetros), mas 1,5 × 10⁸ km (150 milhões de quilômetros).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jonathan você esta certo mas o texto tbm pois ninguém falou em bilhões de KM....

      Excluir
  31. Aproximadamente ! Aproximadamente só vejo essa palavra no final ninguém sabe e com toda essa tecnologia podia ser a resposta mais satisfatória em 40 anos que existo não vi o homen ter certeza de nada, pois tudo é incerto até à idade dos dinossauros é incerta, o homem tenta saber e não sabe de nada por isso o mais concreto até hoje ê a escritura sagrada por isso é muito melhor acreditar na perfeição de Deus pois dai não precisamos medir nada pois tudo está no seu perfeito lugar e somos perfeitos sem medidas.

    ResponderExcluir
  32. I loved this explanation. I really like issues about astronomy and physics.

    ResponderExcluir
  33. Pena que não passa de teoria, nada é exato...

    ResponderExcluir
  34. desculpem anonimos que cegamente acreditam que Deus não responde nossas dúvidas, muito pelo contrário, ele nos deu inteligência e capacidade de discernimento, então, pela sabedoria que ele nos deu ele para provar sua existência ele coloca as coisas no seus devido lugares e através de nossa inteligencia ele nos permite realizar os cálculos para provar que nada pode ser ao acaso como dizem os evolucionistas, ao saber que a terra faz um trajetória ideal e que se fosse um pouco mais pra perto do sol ou pouco mais para longe do sol a vida na terra seria praticamente impossível, então isto prova que tudo teve um projeto muito especifico para cada coisa que existe...

    ResponderExcluir
  35. no perielio a terra diminui a velocidade ou permanece com a mesma velocidade em toda a trajetoria de translaçao?

    ResponderExcluir
  36. apesar de astronomos renomados afirmarem a mesma coisa , eu não consigo acreditar que distancias tao grandes possam ser medidas. me desculpem se falo bobagem mas nao da pra acreditar que se possa medir anos luz.

    ResponderExcluir
  37. Concordo com o (Anônimo 9 de agosto de 2016 21:00). E acho que o que nos foi ensinado sobre tudo isso desde pequenos não é 100% verdadeiro. Pesquisem a fundo sobre a TERRA PLANA e saberão do que estou falando.

    ResponderExcluir
  38. Calcularam primeiro que a luz do Sol demora 8 minutos para chegar à Terra. Como descobriram que demora este tempo? Usaram estes 8 minutos para calcular a distância. Não seria o contrário? Descobrir primeiro a distância para, depois, descobrir quanto tempo a luz do Sol demora para chegar à Terra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é física básica... se você tem duas informações e uma cognitiva... basta usar a formula e achar o valor na equação. Tipo: Sei o tempo e a velocidade... então posso achar a distancia. Sei a distancia e a velocidade, então posso achar o tempo... e assim por diante.

      Excluir
    2. Portanto... se não posso ir até um lugar para saber sua distancia... mas conheço um elemento que o faz... tipo um meteoro... sei sua velocidade e o tempo que levou para chegar aqui... então posso achar a distancia entre aqui e o ponto de origem.

      No caso, o objeto que sai do sol e chega aqui é a luz... ou fotons... sabendo a velocidade da luz (e nós sabemos fazendo experiencia cientificas comprovadas... inclusive no espaço... e sabemos o tempo que gasta para a luz sair de lá e chegar aqui... então calculamos a distancia.

      Não é tão difícil assim. Pode haver pequenos erros no calculo? Claro... afinal existem uma infinidade de elementos que podem interferir sem que saibamos ou possamos aferir... tipo... a luz andar mais lenta perto do sol por conta da gravidade do astro... uma distorção espaço tempo que exista entre os dois astros... sei lá...

      Mas com certeza a diferença não deve ser muito grande... esse é o melhor valor até o momento... quando outro cientista puder aprimorar o modelo matemático de calculo de distancia no espaço... então teremos chegado ainda mais perto da realidade... a ciência esta sempre se aprimorando... mas não anda para trás... tipo... a ciência nunca mais vai achar que a terra é plana... porque já provamos que ela é aproximadamente um elipsoide (meio irregular na superfície), o próximo cientista pode gerar um modelo matemático mais parecido com o formato real da terra e lhe dar o nome de geoide gravitometrico densitrometrico.

      Excluir
  39. Pergunta que não quer calar: se o mundo foi criado por uma explosão, chamada de Big Bang, o que existia antes desse Big Bang?

    ResponderExcluir
  40. Sei não hein, o sol parece estar logo acima das nuvens (pelo fato dos raios solares entre as nuvens, do foco de luz formarem uma pirâmide próxima). E também quando o sol bate no horizonte a luz não demora, na verdade é instantâneo o alcance do raio de luz. MUITO ESTRANHO ISSO QUE EU ACHO ATÉ HOJE.

    ResponderExcluir
  41. Se o sol estivesse tão distante assim, não chegaria aqui a luz e muito menos o calor. A luz se perde com a distancia e o calor se esfriaria no ar; alem disso,que medida é usada para saber esta distancia? Pela velocidade da luz é impossível; nenhuma luz é mais forte que a do sol.

    ResponderExcluir

Distância da terra até plutão