sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Superinteressante - Qual a velocidade da Terra dando a volta ao sol ?

Qual a velocidade da Terra dando a Volta ao sol (velocidade do movimento de translação) ?

Qual a velocidade da Terra a velocidade de Translação

Existe varias maneiras de calcular a velocidade com a qual a Terra avança ao redor do Sol.


Vamos calcular por exemplo a velocidade em KM/S e em KM/H para ter mais noção dessa velocidade pois é nessa velocidade que estamos acostumados. A velocidade é igual a circunferência da orbita dividida pelo tempo necessário em que a terra leva para percorrer essa distância.

Sabemos que Terra da a volta ao sol em 365 dias

Em 1 hora temos 3600 segundos e em um dia claro 24 horas.

Aprendemos no artigo sobre a distancia entre o sol e a terra é de perto de 150 milhões de de quilômetro.

Lembrando as velhas aulas de geometria qual é a formula para calcular uma circunferência ?
D*π ou seja o Diâmetro x PI onde PI = 3,14


Nesse caso o Diâmetro é a distancia da terra até o sol x 2, porquê a distância da terra até o sol é somente a metade do diâmetro da orbita solar.

A fórmula fica então assim :

2 x π x 150 000 000 /365 x 24 x 3600 (formula para calcular o numero de segundos em um ano)
Como queremos saber os KM/s por isso dividimos  a fórmula do cálculo da circunferência da órbita terrestre em quilometros pelo tempo em segundos que a terra leva ou seja 1 ano em segundos daria 365 x 24 x 3600 =31 milhões 536 mil segundos em um ano.

A circuferência é de 2 x π x 150 000 000 = 942 milhões de KM


Então  942 milhões de KM / 31 milhões e 536 mil segundos
Ou seja : 29,79 km/s (em KM/s pois os astrônomos preferem contar assim, mas se como eu você tem uma melhor idéia da velocidade se for em KM/H então aqui vai a resposta da velocidade da Terra em KM/h) é so multiplicar o resultado por 3600 segundos pois como disse acima 1 hora possui 3600 segundos (60x60)


29,79*3600= 107 266 KM/h

A velocidade da Terra é de aproximadamente 107 mil quilômetros por hora


Claro a velocidade da terra é muito aproximativa pois a orbita da terra não é uma circunferência o caminho que a terra faz ao redor do sol é elíptico. A Distância da terra ao Sol é uma media de toda órbita.


Por isso seria desastroso se a terra parasse, imagina que freada incrível que seria, estamos quase cem vezes mais rápido que a velocidade do som que é de 1228Km /h.


Como diz o ditado que uma pergunta (superinteressante) leva a outra (pergunta superinteressante), agora queremos saber a seguinte qual a velocidade de Rotação da Terra ?

isso veremos no próximo artigo !!!

56 comentários:

  1. Muito obrigado dei uma melhorada no artigo detalhando mais o calculo para aqueles que não gostam muito de calcular...

    ResponderExcluir
  2. se estamos a esta velocidade,porque não sentimos efeito nenhum ou persepção alguma deste incrivel deslocamento?Sendo que, confio em sua resposta!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que porque estamos nos movendo junto com ela: num carro, só sentimos que estamos nos movendo por causa da aceleração e dos obstáculos (como buracos na estrada). Mas parece que a velocidade da Terra é quase constante (não tem aceleração), ou seja, sua velocidade não muda, e no espaço não tem obstáculos. Acho que é por isso que não percebemos, só sentimos mudanças de estado (com ou sem obstáculos, velocidade maior ou menor), mas não percebemos algo que é constante.

      Excluir
    2. porque quando fotografamos a terra do espaço ela nao aparece em movimento?

      Excluir
    3. Pq a estação espacial gira quase a mesma velocidade q a terra. Tipo um travamento de satelite. O starone c2 é um exemplo, 70°w travado girando junto com a terra e sempre na mesma localização.

      Excluir
    4. Segundo Descartes, em sua obra O Mundo ou Tratado da Luz, "A quantidade de movimento imposta por Deus ao Mundo é invariável e constante". Isso explica a sensação de "estarmos parados". (Anisio Joao Olbermann)

      Excluir
    5. PORQUE ESSAS VELOCIDADES ASTRONÔMICAS TODAS SÃO FICTÍCIAS MENTIROSAS, FRUTO DE PHOTOSHOP E CGI DOS PSEUDOS CIENTISTAS.
      A TERRA É ESTACIONÁRIA COMO TODOS CONSTATAM MAS POR TEREM SIDO BOMBARDEADOS, DESDE A INFÃNCIA,POR UMA IMENSIDÃO DE MENTIRAS, SEM CONTESTAÇÃO, ACABAM ACREDITANDO.

      Excluir
  3. Ola obrigado pela confiança, se não sentimos a terra se mover é porque estamos em movimento com ela, o aue causa uma ausencia de forças como provou galileu. Como a velocidade ´constante sem acelerações não percebemos o movimento. Por exemplo dentro de um carro se ele nao tivesse a noçâ de velocidade e por causa do movimento da paisagem em volta e do atrito do pneu no asfalto em um avião por exemplo vc não sente que ele esta em movimento quando ele esta em uma velocidade e altitude constante. Vc ja viu tbm em um trem numa estação com um outro ao lado as vezes quando um outro vai embora vc tem a sensação que foi o teu trem que estava saindo ou inversamente.

    ResponderExcluir
  4. pensando na velocidade em que a terra esteja, não vejo como é possivel que alguma coisa saia da terra sem que seja arremessado ao infinito.
    como então é possivel essa questão dos foquetes indo a lua e a marte???

    valtairpaz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, se não existisse a gravidade não precisaríamos muito de motor para lançar os foguetes que precisam de muita potência para sair do campo gravitacional da terra e chegando no espaço esse motores são desligados por isso vemos sempre a separação de um foguete de suas turbinas.

      E se no espaço o foguete não se perde no infinito pois ele também segue um força de atração em relação ao sol e nossa galaxia também esta em movimento.

      Excluir
    2. Tudo que o homem já lançou ao espaço na verdade nunca saiu da orbita da terra. Existe um cinturão radioativo nagnetico na terra q impossibilita qualquer ser vivo se lançar ao espaço fora da orbita terrestre. Logo a viagem lunar foi e é a maior farsa da história. Os russos já haviam comprovado essa impossibilidade anos antes de 1969. Cinturao de van allen. Pesquisem sobre.

      Excluir
    3. Meu deus cara vc é um gênio.... A curiosity em marte é uma farsa também né? a voyager tembém? a estação internacional fica dentro desse cinturão raioativo?

      Excluir
    4. Logicamente é possivel ir à lua. Objetos deixados pelo homem são visíveis (vá pro Observatorio do Chile). Os objetos visiveis e o modulo lunar são principalmente da Apollo 14. A força a ser vencida é a gravidade da Terra. Já no espaço a gravidade da Lua atrai a nave pra lá o que dá uma boa ajuda pra vencer a atração da Terra.

      Excluir
    5. Farsas e mais farsas. Os foguetes são lançados de locais próximos ao mar, onde caem milhares de km adiante (Pesquisem), longe do gado, quer dizer, dos observadores entusiasmados;
      As imagens oficiais anuais da Terra divulgadas pela NASA são feitas em Photoshop e são ridiculamente desproporcionais (Pesquisem);
      Há uma declaração idiota que saiu ao vivo de um dos "grandes" da Nasa de que nunca fomos sequer além da atmosfera baixa da terra (Pesquisem);
      Não há mais dúvidas de que o homem NUNCA pisou na lua [Quem filmou tudo (e com excessos de erros de gravação e acidentes)] em 1969 foi Stanley Kublick (Pesquisem);
      Supondo que o homem tenha chegado à lua, todo aquele aparato e sensacionalismo e plataforma para levar os "Atornautas", como eles voltaram da lua, "na boa"?
      É só pensar... e/ou pesquisar.
      Até quando chamarão as massas de "o gado"? Para eles, todos somos tremendos idiotas...

      Excluir
  5. Puxa agente aprende mesmo! E está sempre aprendendo. Tem números com muitos zeros puxa, e nem sequer saiu do sistema solar, ora o nosso sistema solar é um em milhares que há na via láctea, onde os números já se compõem em anos luz. Puxa leva zeros que dão a volta à terra.Agora medito e nas profundezas abissais do infinito, onde tudo ultrapassa a compreensão do próprio cérebro humano. Depois quando agente aprendeu tudo isso morremos e é tudo apagado lembrando-se unicamente da infancia

    ResponderExcluir
  6. Se a velocidade da rotação da Terra é de 1.674km p/hora, então em um terço do tempo (20 minutos) ela percorre 558km, correto? Então, SE A TERRA GIRASSE REALMENTE, para eu ir de Rio a São Paulo, bastaria que eu pegasse um helicóptero, subisse e aguardasse 20 minutos aguardando a Cidade de São Paulo passar, correto?

    Carlos Henrique "Falcon / Racional"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Carlos Henrique !
      Ja teve uma pergunta dessas em um dos comentários acima.

      A resposta é não pois estamos em movimento junto com a a terra e tudo presente em sua atmosfera assim como provou galileu existe uma ausência de forças.

      Se você ler os comentários acima dei alguns exemplos mas aqui vai um outro :

      Você dentro de um carro bem veloz quando larga a maçã na frente dele ela não vai parar no vidro de traseiro do carro, ela vai cair embaixo da sua mão, isso porque ela esta também na mesma velocidade do carro e de "sua atmosfera" se você larga la fora do carro vai ser diferente por causa de vários elementos externos.

      Excluir
    2. Desculpa o outro comentario foi no outro artigo sobre a rotação da terra e não nesse que é a velocidade de translação da terra.

      Excluir
    3. RESPONDA ESSA, SABICHÃO: Se a Terra gira a 1666 km/h em torno de seu eixo, gira 107.000 km/h ao redor do sol e gira um milhão (1.000.000) de km/h em relação ao centro da Galáxia, então, porque, desde a minha infância, sempre vi o mesmo céu? (O Cruzeiro do Sul, As 3 Marias, A Ursa maior etc).
      Você é mais um divulgador de mentiras, que acredita em Papai Noel, em Saci, crê que coelhinhos botam ovos e que o homem foi à lua. Pesquise e divulgue verdades, cara... ao invés de embasar suas mentiras com cálculos, enganando as pessoas. Você não acha que um dia, você vai "pagar" por isso não?

      Excluir
    4. se estou em movimento com a terra, logo não irei pode chegar no meu destino?? se velocidade da terra 1.674km p/hora e estou no avião 300 kms, somando as forças = 1974km p/hora. como pousar o msm nessa velocidade? (apenas duvida)

      Excluir
  7. A explicação e os cálculos são realmente lógicos, mas por favor me diga se a terra viaja a 107 mil km h, porque as estrelas se mantem no mesmo lugar sempre? Por favor se possivel me notifique a resposta antoniofsainer@hotmail.com Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as estrelas estão muito distante.. milhoes e anos luz. é como uma montanha..quando vc esta no carro em alta velocidade, as momntanhas do fundo nao se mechem

      Excluir
  8. A Terra esta em constante movimento, e quando se sai fora de sua orbita a mesma continua em movimento, se um foguete sai de sua orbita não vai mais estar andando junto devido estar fora deste campo que o sugura junto com a Terra, como então acompanhar a terra e volta novamente para sua origem? Ja que a terra esta em uma velocidade aproximada de 107000Km/h em seu movimento de translação como funciona esse processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo saindo fora da orbita terrestre um satelite continua em movimento orbital em torno do sol, um satelite precisaria de menos energia de propulsão para voltar para terra do que para sair do chão, devido a gravidade e o atrito. Por exemplo um viagem da terra para marte e marte terra o ideal seria esperar em marte que a terra dê a volta para sair no ponto certo de extração e ser alcançado pela terra no momento de aproximação da orbita terrestre, existe então um ponto de extração a ser respeitado para que a viagem dure um menor tempo possível. Normalmente seria usado um combustível a propulsão nuclear para poder fazer esse tipo de viagem.

      Excluir
  9. A uma velocidade dessa tao perfeita com o conjunto de todos os outros planetas girando somente Deus tem o poderde fazer tudo isso... e ainda tem gente que nao acredita que,Deus criou tudo isso e esta no poder de tudo isso...

    ResponderExcluir
  10. tenho uma duvida.a lua acompanha a terra mesmo viajando a essa velocidade de 107.000 kmh?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a lua acompanha a terra mas ela tem uma velocidade de rotação diferente sendo que o tamanho dela é diferente e ela realiza uma viagem orbital (em torno da terra) em 27 dias. A velocidade de rotação da Lua é bem lenta algo em torno de 16km/h e ela se afasta a cada ano de 3,78cm da terra deixando mais lenta a rotação da terra a cada ano. Em sua origem acredita-se que a lua era 2 vezes mais perto do que é hoje assim a terra dava a volta em si mesma em 6 horas somente...

      Excluir
  11. sem duvida isto é bastante instrutivo::: jà agora ao lançar um satélite em orbita podemos defenir sua velocidade??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existe uma formula para isso, geralmente depende da massa e da altitude que é calculado em relação a massa d aterra e a influencia da gravidade.
      Geralmente eles são controlados por propulsores para serem posicionados, quando a energia de um satélite esta acabando ele é propulsado para uma orbita cemitério onde fica o lixo espacial para evitar colisões com os satélites em atividade !

      Excluir
    2. Satélite tem que ficar em exatos 28 mil km/h para não entrar na terra e também para não ficar a deriva no espaço

      Excluir
    3. Satélite tem que ficar em exatos 28 mil km/h para não entrar na terra e também para não ficar a deriva no espaço

      Excluir
  12. Olá Fabrício
    Gosto muito de ler seu post. Sua contribuição é deveras interessante para os curiosos em astronomia, como eu.
    Confirme se a velocidade da ROTAÇÃO DA LUA é mesmo de 16km/h e a da TERRA é 1.666km/h?

    Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi muito obrigado pela visita !
      é isso mesmo essa velocidade sendo lenta assim um dia lunar equivale a 27 dias terrestres !
      A velocidade da lua em torno da terra é de 3680km.

      Excluir
    2. Obrigado Fabrício. Seu Blog é realmente de muita valia para muitos. Parabéns pelo seu trabalho!
      Abraços

      Excluir
  13. Olá Fabrício.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Aqui vão as minhas dúvidas:
    1- Em relação ao cálculo da circunferência da translação terrestre é tida em conta a distância terra-sol, certo? E não se contabiliza o diâmetro do próprio sol que ronda quase 1,4 milhões de km já que o cálculo da distância terra-sol vai só até à superfície solar?

    2- Uma grande dúvida sobre a presumível rotação da lua...
    2.a- Se a lua tem sempre a mesma face virada para a terra, justifica-se a rotação numa translação lunar à volta da terra.
    2.b- Mas se a face oculta da lua não apanha sol e por isso é fria (tanto que o polo sul da lua tem uma das zonas mais frias do sistema solar...) então não há rotação da lua (porque a haver rotação a face oculta apanharia sol na fase de lua nova...
    3- Ponho ainda a hipótese de a lua ter sempre a mesma face virada para o sol:
    3.a- Nesse caso não haveria rotação e a face oculta nunca receberia sol (vc diz que há rotação) mas...
    3.b- O reflexo da luz da terra iluminaria a superfície da face oculta da lua na fase de lua nova tal como o reflexo da luz da lua ilumina a terra na fase de lua cheia ou dos seus quartos C e M.

    ResponderExcluir
  14. Eles dizem que a terra anda nessa velocidade toda. Será que na verdade não seriam tempos diferentes. O nosso tempo e das coisas não muito grandes corresponderia ao ponteiro das horas, enquanto o tempo de rotação e translação seriam os outros dois ponteiros de minuto e segundos.

    ResponderExcluir
  15. mentira! como q os aviões a certa os locais sendo que a terra gira nesta velocidade? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da uma olhadinha nos comentarios tem repostas sobre isso como por exemplo :
      Ja teve uma pergunta dessas em um dos comentários acima.

      A resposta é não pois estamos em movimento junto com a a terra e tudo presente em sua atmosfera assim como provou galileu existe uma ausência de forças.

      Se você ler os comentários acima dei alguns exemplos mas aqui vai um outro :

      "Você dentro de um carro bem veloz quando larga a maçã na frente dele ela não vai parar no vidro de traseiro do carro, ela vai cair embaixo da sua mão, isso porque ela esta também na mesma velocidade do carro e de "sua atmosfera" se você larga la fora do carro vai ser diferente por causa de vários elementos externos."

      Excluir
  16. E se isso tudo que aprendemos estiver errado?
    Pq se a terra gira a 107 mil km/h como sempre nos foi ensinado, então me expliquem como uma viagem do RJ pra SP, por exemplo, tem o mesmo tempo de SP p/o RJ. Se a terra se move nessa velocidade, a viagem de RJ para SP seria menor, pq a velocidade de movimento da terra ajudaria na volta, já que o avião estaria no sentido contrário de giro da terra! (a terra gira no sentido RJ para SP). Me expliquem!
    Teorias não são provas científicas concretas! Precisamos começar a pensar fora da caixinha que nos impõem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A reposta esta acima da uma olhada nos comentários...

      Excluir
    2. Um pouco de logica, se você joga uma pedra para cima de maneira retilínea, seguindo essa logica, se a terra se move a pedra vai cair a uma certa distância de você... e se cair no mesmo lugar então quer dizer que a terra não se move ? Como você explica as estações do ano e a volta que damos ao redor do sol ? uma distância que é percorrida em 365 dias que da então essa velocidade em media... Tudo em nossa orbita obdece essa velocidade pois estamos em uma velocidade constante e não sentimos pois ela é constante, você so sentira a diferença se acontecer uma variação...

      Excluir
  17. Olá Fabricio. Comentários curiosos. Rotação e translação da terra. Será que já estamos perto de alcançar velocidade compatível com aquela praticada pelos cometas? Ou, talvez, meteoros? Seria possível essa velocidade com controle?

    ResponderExcluir
  18. a terra gira no sentido horario, tudo que a na terra gira juntos então tanto faz indo para são paulo ou vice e versa, e a mesma distancia.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom... Apenas uma dúvida, a unidade de medida correta não seria km/h e km/s ao invés de KM/H e KM/S, porque ao ler ficaria KELVIN MEGA, e não QUILÔMETROS... O conteúdo em si é ótimo, e me ajudou bastante...

    ResponderExcluir
  20. Isso ai Fabrício, fiquei espantado quando vi uma mosca dentro do carro e não ia parar para trás mesmo o carro em alta velocidade. Percebi que ela viajava a mesma velocidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu André ainda tem muita gente que não consegue entender então tento usar exemplos simples mesmo assim ainda ainda continua sendo complicado ! Acabei de responder no outro poste para tentarem observar no carro pois tem muita gente que não pega trem e geralmente as janelas estão abertas...

      Excluir
  21. astrônomos verificaram a explosão de estreala a 1000 anos luz de distancia. pergunto, se retroceder a imagem do telescópio .vamos ver a imagem novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como retroceder pois as imagens que temos geralmente são fotos e não videos.
      Um registro inédito de uma supernova (explosão de uma estrela) foi feito pelo telescópio espacial kepler em março desse ano ele so pode ser feito por fotos tiradas a cada 30 minutos. Em seguida eles constituíram um vídeo por computação gráfica.

      Excluir
  22. Só queria saber como um. Astro coM este tamanho gira sem nenhum motor para ajudar e de maneirá tão sutil e precisa; dizempor aí que Deus não existe será mesmo?.

    ResponderExcluir
  23. Como não crer em DEUS no meio de tanta perfeição.

    ResponderExcluir
  24. PARABENS ADMIN, TENS UMA PACIÊNCIA INFINITA ! SE A EDUCAÇÃO NO BRASIL FOSSE COMO NOS ANOS 80 LHE POUPARIA MUITO TRABALHO AQUI !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs obrigado Alexsandro ! Acredito que tem muitos que comentam por zoeira mesmo...

      Excluir

Distância da terra até plutão