quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ameba devoradora de cérebros

Ameba devoradora
Uma ameba extremamente rara mas fatal matou 3 pessoas nos últimos 2 meses nos EUA. Descoberta nos anos 60 na Australia a ameba que devora cérebros desde então foram registrados 120 casos nos EUA e algumas centenas no mundo. Talvez muito mais casos nunca foram detectados. Apesar de ser muito rara ela ja matou 9 pessoas esse ano entre elas 6 meninos uma adolescente e um adulto.

Esta ameba tem um funcionamento digno dos piores filmes de horror, contaminando as pessoas geralmente em aguas quentes e paradas como em lagoas. A proliferaçãodesta Ameba acontece durante o verão onde o calor é colabora na reprodução desta espécie de Ameba.

A contaminação acontece pelo nariz, a ameba devora as mucosa, gruda no nervo olfativo e começa a destruir o tecido nervoso durante a subida até o Cérebro. E a Ameba não para por ai, chegando ao cérebro é que ela começa a se alimentar com voracidade das células cérebrais, causando fortes dores de cabeça, no pescoço, alucinações e mudança de comportamento, causando danos cérebrais até levar a pessoa em coma e depois a morte e isso em apena uma semana ou duas no máximo após a exposição.

Não existe remedios contra essa Ameba e até hoje somente 1 pessoa sobreviveu. Os pesquisadores ainda procuram saber porqué crianças e adolescentes são os mais afetados sobretudo os de sexo masculino.

A Ameba começa a peocupar as autoridades pois os casos tendem aumentar nos próximos anos por causa do aquecimento global. Geralmente as pessoas contaminadas nadaram em lagos profundos e mexeram no solo permitindo a entrada da ameba pelo nariz.


Um comentário:

Distância da terra até plutão