sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Foto Superinteressante

Foto de um quase acidente de avião superinteressante

Foto Superinteressante
Um avião se prepara a se pousar, e na rota ele encontra uma nuvem de passaros, mas felizmente essa foto é superinteressante pois é enganosa pois o avião passa em um segundo plano, mas o risco de passaros colidirem com as turbinas dos aviões é bem real e varios acidentes acontecem durante o ano. Como podemos também ver no video abaixo ja postado no artigo de video Superinteressante


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Temperatura superinteressante

Altas temperaturas atingida pelo CERN

Acelerador de particula
100 bilhões de graus é a temperatura atingida na colisão de kernel de chumbo no acelerador de particulas do Cern

o Acelerador de particulas foi criado pelo CERN (Centro europeu de pesquisa nuclear) para recriar as condições em pequena escala do "Big Ben", esse acelerador de particula Superinteressante foi evocado no livro de Dan Brown Anjos e demônios.

Pesquisa Superinteressante Musica classica

Musica Classica Superinteressante deixa mais Inteligente ?

A musica clássica deixa mais inteligente ? Mito ou verdade.

Desde 1993 mulheres gravidas tem o hábito de colocar musicas clássicas perto da barriga, pensando deixar os filhos mais inteligentes.

Uma pesquisa superinteressante foi feita em Viena demonstrando que a esse é um dos maiores mitos da psicologia popular, o "Efeito Mozart" foi assim concluindo como falso.

A música pode não deixar a pessoa mais inteligente, mas uma outra pesquisa superinteressante que poderia ter sido feita seria para saber se certas músicas pode deixar as pessoas mais burras, pois vemos tanto lixo saindo no mercado brasileiro da música que fico preocupado com que as pessoas andam escutando...

Um pesquisa que daria no que falar, pois uma coisa é certo, existe musicas mais inteligentes que outras e mais complexas que fazem o cérebro humano trabalhar muito mais escutando a diversidade de som a harmonia e sua complexidade, que em relação a certas musicas mais simples. Como quando estamos na frente da televisão onde o cérebro é pouco estimulado. Sabemos que é quando o cérebro trabalha ele evolui mas a inteligencia é uma coisa abstrata difícil de definir pois existe vários tipos de inteligência, isso depende sobretudo do centro de interesse da pessoa sendo interessante ou não toda pessoa possui uma forma de inteligência.

Aqui vai um artigo superinteressante sobre a inteligência




Golfinhos Superinteressante

Golfinho da Australia andam sobre a agua


os Golfinhos de Adelaide na Australia são os unicos golfinhos livres a andar sobre a agua, os golfinhos superinteressantes teriam aprendido o truque com um outro golfinho este destrado num parque, mas que teria fugido para o mar.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Peixe superinteressante Blobfish

O Peixe mais feio do Mundo

Bolbfish o peixe mais feio do mundo
Esse peixe é superinteressante pois eu acho ele o peixe mais feio que ja vi, curiosamente com uma aparencia humana. esse peixe viscoso e gorduroso com muito pouca espinha quase gelatinoso, este peixe foi eleito pelo Times o peixe mais feioso do mundo.

Não se preocupem pois nas aguas brasileiras vocês não podem crusar este peixe (ainda mais feio que o baiacu espinho ) pois O coitado do Bolbfish além de existir somente em aguas australianas (mas ja foi avistado em aguas californianas), ele esta em extinção.

Falando pelo lado mais cientifico que de comparação com o vizinho, este peixe superinteressante (e sobretudo super-feio) foi descoberto em 1978 e vive somente em grandes profundidades e pode resistir a pressões cem vezes maiores que na superficie.

Como o Bolbfish faz para resistir ?

o Bolbfish é constituido de uma massa gelatinosa menos densa que a agua, permitido-o de nadar am aguas profundas sem praticar o minimo esforço (ele não possui musculo algum ou muito pouco).

Veja também : o peixe pedicure e o peixe candiru e o peixe elétrico

Cobertura superinteressante de catarro

Cobertura Superinteressante de Catarro

Melhor que um mosqueteiro é a cobertura de mucus (catarro) que certos peixes, para evitar as mordidas de pequenos crustáceos (como as picadas de mosquitos ), secretam um tipo de mucus protegendo-os assim das picadas de parasitas.



Esse mucus ou catarro em linguagem popular é secretado permanentemente pelo peixe funcionando como uma barreira para protege-lo dos parasitas.

Por isso um peixe é escorregadio quando você o pega na mão, essa função acabou ajudando muito deles escapar das mão dos próprios humanos...rsrs

Biologia Superinteressante - Lagarto descoberto

Nova especie de Lagarto - Descoberta Superinteressante

Lagarto superinteressante
Para fazer uma descoberta de uma nova especie animal superinteressante, basta...

... Olhar para o prato.

Um biologista do vietnã estava degustando habitualmente os lagartos a grelha, e quando estava observando reparou que todos eram fêmeas.

Ao discutir isso com os amigos americanos estes curiosos pegaram o avião para ver esses lagartos e confirmaram a descoberta. esses lagartos consumidos regularmente nos restaurantes do vietnã escaparam a ciência.

E o que é ainda mais superinteressante é que esses lagartos do tipo "LEILOLEPIS" é um dos raros animais conhecidos podendo se reproduzir por partenogênese.(Sem sexo)

Todas espécimes recolhidos são clones da propria mãe

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Leilão Superinteressante apple

Leilão Superinteressante da Apple

Leilão da Apple

O primeiro Apple foi leiloado por 157 mil€ (345 mil R$) pelo Apple 1 o primeiro computado pessoal concebido por Steve Jobs.
O Apple 1 foi vendido em novembro 2010 em Londres ainda na caixa de origem com uma placa mãe, instruções e uma carta assinada por Steve Jobs même.

200 Unidades do Apple 1 foram produzidas e eram vendidas na epoca por 666,66$ a unidade.

Leilão Superinteressante

Veja também o Bônus superinteressante da apple e a morte de Steve jobs e também uma curta Biografia em homenagem a Steve Jobs uma pessoa superinteressante

domingo, 23 de janeiro de 2011

Janela Superinteressante

Janela superinteressante

Janela sobre A Terra Superinteressante
A astronauta Tracy Caldwell Dyson admira a Terra atraves a nova janela da aeronave espacial, construida para melhorar a observação e o ambiente para os astronautas que so tinham uma janela de tipo submarino ou navio redonda antes para poder observar o espaço e o nosso planeta Terra. Realmente essa é uma janela (sem abertura) Superinteressante...

Esquilo Branco - Superinteressante

Esquilo Branco Superinteressante


Superinteressante esquilo branco
Esquilo Branco (Albino)
Esse esquilo é um esquilo superinteressante pois como podemos ver na foto ao lado é um esquilo Branco   que deve esperar a neve com impaciência. Fotografado na Inglaterra, esse esquilo Albino é muito vulneravel aos predadores por causa de sua cor. Na neve ao menos ele pode se camuflar.
Um esquilo albino é muito raro pois existe 1 a cada 100 mil esquilos.

 O Albinismo acontece por falta de melanina, e acontece frequentemente nessa região de londres.




esquilo branco Superinteressante
Encontro entre esquilo Branco e um esquilo normal
Veja o Video do esquilo Branco que é vizinho de um leitor Brasileiro na Inglaterra

Maior Estatua do Cristo - Superinteressante

Cristo Polonês Maior que o Cristo Redentor

Superinteressante Maior Cristo do mundo
Maior Cristo do Mundo Com a Coroa de 3 Metros
O Cristo Redentor no Rio de Janeiro saiu do trono de maior estatua religiosa do mundo.
A Estatua representando Jesus Cristo foi inaugurada em 2010 na modesta cidade de Swiebodzin na Polonia.

Perto da fronteira Alemã a estatua mede 33 metros de altura contra 30 metros do Cristo redentor no Rio de Janeiro.

esses pequenos 3 metros não foi por acaso, pois o intuito da cidade polonesa ( A Polonia é um grande pais catolico) foi de bater esse recorde para atrair o turismo religioso para a cidade. A cidade se situa na rota de uma futura auto estrada entre Berlim e Varsovia.

Na inauguração da maior estatua do Cristo do mundo 17 mil pessoas compareceram para assistir essa obra grandiosa, ideia de um padre da Cidade que conta em revigorar a fé dos compatriotas, mas o prefeito conta mais com o Turismo que a estatua vai atrair.

Cristo Polonia
Vale lembrar que o Cristo Redentor foi construido tem mais de 70 anos e esta situado no morro do Corcovado situado a mais de 700 metros de altitude, o que o deixa ainda sendo a estatua do Cristo mais "alta" do mundo mas não a maior que é agora a estatua do Cristo Polonia que se situa somente sobre um "morrinho" de 16 metros de altura.

A cidade polonesa de Swiebodzin possui 22 mil habitantes e esta orgulhosa de sua nova Estatua do Cristo.

De braços abertos e com uma Coroa de 3 metros o que leva a estatua a 36 metros de Altura contra 30 do Cristo da Cidade do rio de Janeiro .

Cristo Cidade Polnia Mior do Mundo

Apesar de ser um pouquinho maior o Cristo polones jamais tera o mesmo charme do Cristo Redentor Brasileiro.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Grafeno - Video Superinteressante

Video sobre o Grafeno
Nós falamos sobre o grafeno em outro artigo no blog superinteressante, e colocamos um novo vídeo sobre o grafeno, aqueles que não viram a notícia sobre o grafeno, podem ver o vídeo sobre o Grafeno aqui :

Vídeo da globo sobre o Grafeno

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Mar de Aral esta secando

O Mar de Aral está Secando

Mar de Aral Secando
O Mar de Aral esta secando


Notícia ecológica Superinteressante, o Mar de Aral já foi o 4° maior mar fechado de água salgada do mundo, com 68 mil KM quadrados mas agora ele está secando.

Nos anos 1960 e 1970, o Governo da hoje extinta URSS queria cultivar grandes quantidades de algodão para as suas necessidades e para exportação. No entanto, o cultivo do algodão necessita de calor e água, muita água.

A única região quente o bastante para o cultivo do algodão na URSS estava localizada na Ásia Central, o Cazaquistão e o Uzbequistão. O problema é que esta região não tem água suficiente, pois é semi-deserto. Mas o milagre: dois grandes rios atravessam a região, alimentado pelo degelo das neves do Himalaia: o Syr Darya e Amu Darya.

O governo introduziu muitas estruturas hidráulicas, como barragens e canais para permitir a irrigação de áreas desérticas. A idéia básica é boa: crescer mais, gerar empregos e trazer prosperidade a esta região empobrecida.

Mar Aral


O problema é que estes dois rios correm para o Mar de Aral, que não é realmente um mar, mas um grande lago, ou seja, que é abastecido com água por estes dois rios. Este lago muito grande medindo 68.000 quilômetros quadrados em 1960, estava cheio de alimentação como peixes e outros pescados, mas também de fabricantes e reparação de barcos ... Em outras palavras, este lago era a sobrevivência de um grande número de pessoas ...

No entanto, ao desviar mais água de dois rios, cada vez menos água está chegando no Mar de Aral.

Lembre-se também que a região do Mar de Aral é muito quente. Portanto, a água se evapora rapidamente. A água dos rios já não são compensadas rapidamente, e a água evapora do mar de Aral. Conseqüentemente, o volume total do lago diminui rapidamente 20 a 60 centímetros por ano, e ultimamente um metro por ano ...

Hoje como podemos ver nas fotos o nível de profundidade do mar de Aral é de apenas 4 metros e na maioria do lugar virou um deserto de Sal.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Superinteressante - Qual a velocidade de rotação da terra ?

Superinteressante - Qual a velocidade de rotação da terra ?

Velocidade de rotação da terra
Depois de conhecermos a velocidade do movimento de translação da terra através desse artigo superinteressante nos conheceremos qual é  a velocidade de rotação da terra.

Oque é superinteressante não é somente de conhecer a resposta a essa pergunta, mas sim entender a resposta, para isso devemos também perguntar : Como podemos calcular a velocidade de rotação da Terra ?
Sabemos que a Terra leva 1 dia ou 24 horas para dar uma volta em si mesma, então a partir deste dado podemos calcular a velocidade utilizando outros dados.

Vamos nos lembrar das aulas de física para poder calcular a velocidade média. Nos obtemos a velocidade media simplesmente dividindo a distância percorrida pelo variação do tempo para percorrer essa distância, a formula seria então  : velocidade (V) = variação do espaço(D) dividido pela variação de tempo (T)

Ja sabemos o tempo que a Terra leva para dar uma volta em si (24 horas ) falta saber um dado para poder calcular a velocidade da terra :  A distância

Esse é o um dado mais complicado pois para sabermos a velocidade de rotação da terra precisamos saber a distancia que ela percorre, mas essa distancia varia muito segundo a altitude que ela é calculada. então essa velocidade varia em relação a latitude e altitude, pois a Terra não é um um massivo perfeitamente redondo.

Esse calculo é complexo pois o tempo do dia varia assim como a Terra que possui montanhas e lugares profundos, mas uma variação insignificante que não levaremos em conta pois queremos conhecer a media desta velocidade.

A circunferência no nível equatorial da Terra seria de perto dos 40 mil km então de maneira grosseira a velocidade da terra seria :


V = D(40 000 KM) / T (24 horas) = 1666KM/H (aproximadamente)

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Superinteressante - Qual a velocidade da Terra dando a volta ao sol ?

Qual a velocidade da Terra dando a Volta ao sol (velocidade do movimento de translação) ?

Qual a velocidade da Terra a velocidade de Translação

Existe varias maneiras de calcular a velocidade com a qual a Terra avança ao redor do Sol.


Vamos calcular por exemplo a velocidade em KM/S e em KM/H para ter mais noção dessa velocidade pois é nessa velocidade que estamos acostumados. A velocidade é igual a circunferência da orbita dividida pelo tempo necessário em que a terra leva para percorrer essa distância.

Sabemos que Terra da a volta ao sol em 365 dias

Em 1 hora temos 3600 segundos e em um dia claro 24 horas.

Aprendemos no artigo sobre a distancia entre o sol e a terra é de perto de 150 milhões de de quilômetro.

Lembrando as velhas aulas de geometria qual é a formula para calcular uma circunferência ?
D*π ou seja o Diâmetro x PI onde PI = 3,14


Nesse caso o Diâmetro é a distancia da terra até o sol x 2, porquê a distância da terra até o sol é somente a metade do diâmetro da orbita solar.

A fórmula fica então assim :

2 x π x 150 000 000 /365 x 24 x 3600 (formula para calcular o numero de segundos em um ano)
Como queremos saber os KM/s por isso dividimos  a fórmula do cálculo da circunferência da órbita terrestre em quilometros pelo tempo em segundos que a terra leva ou seja 1 ano em segundos daria 365 x 24 x 3600 =31 milhões 536 mil segundos em um ano.

A circuferência é de 2 x π x 150 000 000 = 942 milhões de KM


Então  942 milhões de KM / 31 milhões e 536 mil segundos
Ou seja : 29,79 km/s (em KM/s pois os astrônomos preferem contar assim, mas se como eu você tem uma melhor idéia da velocidade se for em KM/H então aqui vai a resposta da velocidade da Terra em KM/h) é so multiplicar o resultado por 3600 segundos pois como disse acima 1 hora possui 3600 segundos (60x60)


29,79*3600= 107 266 KM/h

A velocidade da Terra é de aproximadamente 107 mil quilômetros por hora


Claro a velocidade da terra é muito aproximativa pois a orbita da terra não é uma circunferência o caminho que a terra faz ao redor do sol é elíptico. A Distância da terra ao Sol é uma media de toda órbita.


Por isso seria desastroso se a terra parasse, imagina que freada incrível que seria, estamos quase cem vezes mais rápido que a velocidade do som que é de 1228Km /h.


Como diz o ditado que uma pergunta (superinteressante) leva a outra (pergunta superinteressante), agora queremos saber a seguinte qual a velocidade de Rotação da Terra ?

isso veremos no próximo artigo !!!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Superinteresssante - Porque a clara do ovo fica branca ?

Porquê a clara do ovo fica branca depois de cozida ?


Superinteressante a clara do ovo fica branca
Superinteressante - Porque a clara do ovo fica branca ?
Uma pergunta Superinteressante : Com o calor a clara se transforma em um gel. A clara é composta de proteínas de albumina (10%) e 90% de água.

As proteínas são moléculas longas com vários milhares de átomos dobrado como um novelo de lã. Sua estrutura espacial é estabilizada por ligações de hidrogênio muito frágil, que ligam os emaranhados da proteína.

A 70 °, o calor cria um movimento térmico que provoca a ruptura das ligações de hidrogênio.

Conseqüência: as proteínas se desdobram, e ele as religam uma as outras. Desta vez, os títulos são irreversíveis, porque o calor permitiu a criação de ligações covalentes chamado solidas. O fio de proteína se junta em um quadro delimitador da água. Este acordo faz com que a luz se disperse e, assim, a opacidade da clara do ovo  fique branca quando cozido.

Porque certos icebergues são azuis ? (Pergunta super interessante)

Porquê certos icebergues são Azuis ?


Icebergue Azul
Icebergue Azul
Essa é uma pergunta Superinteressante : Porque eles são feitos de gelo puro, com poucas bolhas de ar. A luz branca que penetra no iceberg sofre absorção seletiva de comprimentos de onda que o constituem. Os comprimentos de onda longa, como o amarelo eo vermelho são absorvidos em primeiro lugar, as ondas curtas como o azul resiste por mais tempo.

A 30 m de profundidade no gelo, só o azul não é completamente absorvida. Além disso, saltando sobre as moléculas de gelo, as ondas sofrem um importante fenômeno de difusão significativa.

A fração de luz que vem de fora, privado de sua radiação vermelha, dá a sua cor azul para o iceberg.
Da mesma maneira que estes mesmos Icebergs Azuis ficam brancos a noite, por falta de luz.

Os Icebergs Brancos que vemos durante o dia são formados pelo acúmulo de neve. Seu gelo contém muitas bolhas de ar. A luz penetra apenas como ela é refletida na superfície. Depois de uma infinidade de reflexões, a luz sai sem sofrer absorção. Conseqüência: é sempre branco.

Outra pergunta Superinteressante para os mais leigos : O Que quer dizer um Icebergue ou Iceberg ?

Iceberg ou Icebergue (do inglês ice= "gelo" + sueco e alemão berg= "montanha") é um enorme bloco ou massa de gelo que se desprende das geleiras existentes como na Antártida ou Antártica.

Qual a temperatura do Sol ?

Pergunta Superinteressante Qual a temperatura do Sol

Qual a temperatura do sol
Qual a temperatura do Sol ?
Essa é uma pergunta superinteressante, pois sabemos que o sol é capaz de esquentar nosso planeta Terra a temperaturas elevadas apesar da grande distancia que separa os dois.

A temperatura do sol pode variar entre 2 milhões e até 15 milhões de graus Celsius em sua coroa solar. Uma temperatura que ultrapassa nosso entendimento sendo difícil imaginar ou até mesmo reproduzir tal temperatura.

Parece estranho mas a temperatura da atmosfera solar é mais quente que em sua superfície  isso acontece por causa dos tornados solares, que chegam a ter um tamanho até 5 vezes maiores que a Terra. Os tornados que possuem a capacidade de aspirar o calor da superfície do Sol e envia-lo até a coroa solar.

Sabemos também que o Sol é apenas uma estrela ordinária entre as trilhões de estrelas existentes no universo e é considerado como um estrela anã.

Apesar de ser uma estrela anã o Sol é mais brilhante que 85% das estrelas da galaxia, pois elas são também em grande maioria estrela anã de tipo vermelha e Sol é uma estrela Anã de tipo amarela.

O Brasil é grande nosso Planeta ainda maior mas quando falamos de universo nos sentimos bem pequenos...

A distância entre o Sol e a Terra ?

Qual a distância entre o Sol e a terra

Depois dos artigos superinteressante sobre o sol que fala da temperatura do sol de uma pergunta superinteressante chegamos a outra.

Sabemos que a distância entre a Lua e a Terra é de uns 300 mil quilômetros o que leva a luz entre a lua e a Terra percorrer esta distância em 1 segundo pois a velocidade da Luz é perto de 300 mil Km/s.

Poucos sabem mas o tempo que a Luz leva para percorrer a distância entre o SOL e a Terra é de 8 minutos e uns 20 segundos ou seja 500 segundos.

Então, qual é a distância entre o sol e a terra?

A distância varia em relação a translação da Terra (movimento elíptico que a terra faz em torno do Sol, não confundir com o movimento de rotação que é o movimento que a terra faz em torno de si mesma).

Para chegar a esse numero só calcular aproximadamente 300mil Km x 500segundos que é a velocidade da luz x o tempo que ela leva para percorrer o caminho entre o sol e a terra.

Ou seja o sol esta quase 500 vezes mais longe do que a lua esta da terra. o que da um resultado médio de 150 milhões de quilômetros.

Resultado médio pois em seu periélio (distância mais próxima do Sol) a Terra se encontra perto dos 147 milhões de de quilômetros do Sol e em seu Afélio (maior distância do Sol) por volta de 152 milhões de quilômetros.

 Como queremos saber é a distancia média que é de 149,6 milhões de quilômetros. (essa distância varia devido ao movimento elíptico da Terra em volta do Sol).

A primeira tentativa de calculo da distância entre a terra e o Sol aconteceu 200 anos AC onde Aristarque estimou a distância entre 1.7 milhões de KM e 2.7 milhões de Km, muito bom em relação a capacidade técnica presente naquela época.

Foi Nicolau Copérnico que demonstrou que a Terra gira em torno do Sol criando a teoria do Heliocentrismo no século XVI, e Kepler descobriu que a terra tinha uma trajetória elíptica em torno do Sol calculando a distância dos planetas do Sol.

Mas somente no século XX que chegamos a numeros próximos da real distância entre a Terra e o Sol

Como a trajetória da Terra é elíptica, a distância varia entre 147,1 milhões de quilômetros em seu periélio e 152,1 milhões de quilômetros em seu afélio sendo assim um resultado médio de :

149 600 000 Quilômetros

Superinteressante - Porque a Atmosfera do sol é mais quente que a supefície ?

Pergunta Superinteressante - Porquê a atmosfera solar é mais quente do que a propria superfície do sol ?


Temperatura da coroa do sol
Temperatura da coroa do sol mais quente que a superficie
Um verdadeiro mistério solar pois é como se o vapor de uma panela de água fervendo fosse mais quente que a propria água fervendo, essa pergunta superinteressante não poderia ter sido respondida até pouco tempo, pois essa pergunta é um dos maiores mistérios do Sol e acaba de ser solucionado.

O fato da coroa solar ser milhões de graus mais quente que sua superfície do sol. Cientistas descobriram a maior fonte de gás quente que reabastece a coroa solar lançando jatos de plasma acima da superfície solar.

A descoberta foi publicada na revista Science (diga-se de passagem uma revista superinteressante mas não a superinteressante brasileira) e chama atenção para uma questão fundamental na astrofísica: como a energia se move do interior do Sol para criar calor na atmosfera ?

Sempre foi um quebra-cabeças descobrir por que a atmosfera solar é mais quente que a superfície - diz Scott McIntosh( não confundir com o macintosh da apple), físico solar do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica : "Identificar que esses jatos inserem plasma na atmosfera solar aumenta nosso conhecimento sobre a sutil influência do Sol na atmosfera terrestre."

"Estas observações fornecem uma nova compreensão sobre a produção de energia do Sol e outras estrelas" falou Rich Behnke, da Divisão de Ciências Atmosféricas e Geoespaciais.

A pesquisa estava focada em jatos de plasma conhecidos como espículas, fontes de plasma propagados da superfície solar para a atmosfera. Por décadas os cientistas acreditaram que as espículas poderiam mandar calor para a coroa, até a década de 80, quando se descobriu as espículas não alcançavam as temperaturas da coroa.

"O aquecimento das espículas a milhões de graus nunca foi diretamente observado, então seu papel no aquecimento da coroa foi dispensadofalou o pesquisador Bart De Pontieu.

Em 2007, De Pontieu, McIntosh, e seus colegas identificaram uma nova classe de espículas que se moviam muito mais rápido (muitas vezes a 100 Km por segundo), e mais efêmeros que as tradicionais.

O rápido desaparecimento desses jatos sugeriram que o plasma carregado poderia ser muito quente, mas a observação desse processo estava faltando. Os pesquisadores usaram então a observação da sonda não tripulada Solar Dynamics Observatory, da Nasa.

"A alta resolução espacial e temporal dos novos instrumentos foi crucial para revelar, pela primeira vez, a conexão entre o plasma a milhões de graus e as espículas que inserem esse plasma na coroa" falou McIntosh.

temperatura do sol
Temperatura do sol

Video Superinteressante - O que acontece quando um passaro encontra um Avião

Quando um pássaro encontra um avião


Veja este vídeo superinteressante, quando um Pássaro, supostamente um urubu segundo a pessoa que colocou o vídeo no youtube,  encontra a turbina do avião.

Como o sistema de turbina de um avião é frágil, apenas um pássaro pode fazer grandes estragos como podemos ver neste vídeo.

Iinacreditávelcertament o avião teve que dar meia volta...

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Podemos queimar calorias bebendo agua gelada ? (Pergunta Superinteressante)

Podemos queimar calorias bebendo água gelada ?


queimar caloria bebendo agua gelada
Podemos queimar Calorias bebendo agua gelada ?
Essa é uma pergunta superinteressante, a resposta é sim, mas não para perder peso para fazer uma dieta.

Prova de cálculo. A energia gasta é aquela necessária para elevar a temperatura da água gelada (perto de 0 °) a temperatura do corpo (cerca de 37 °).

Para um físico, uma caloria é a energia necessária para aumentar 1 ° C de temperatura de 1 g de água (1 ml). Se você beber 500 ml de água gelada, a energia para trazer de volta a 37 ° é de : 37 x 500 = 18 500 calorias. Isso dá 18,5 kcal (quilo-calorias para os nutricionistas). Um resultado insignificante em comparação as 2500 kcal que um homem adulto em atividade física moderada precisa absorver diariamente.

Superinteressante - Verão na Russia

Super Interessante Verão Russo

verão russo
Superinteressante - Verão na Russia bateu recordes
de temperatura e de poluição
Conhecemos bem a Russia pelo frio e não pelo calor, mas poucos sabem que a russia conhece temperatura bem elevadas durante o verão
mesmo que por pouco tempo (o verão dura 2 meses geralmente).
O Verão bateu recordes jamais visto no solo russo de mais de 130 anos, a canícula estragou literalmente o verão na Russia, pois trouxe uma poluição enorme nas cidades. Teve até poluição radioativa, depois a seca e em seguida incendios em florestas ameaçando até certo ponto centros militares e usinas nucleares.

O País conheceu temperaturas acima de 40°C neste verão, uma absurda variação de temperatura de 80°C sabendo que no inverno o termômetro chega a -40°C

Superinteressante - Inundações Incriveis na Australia

inundaçao na australia
Superinteressante - Inundações gigantescas na Australia
O Brasil conhece bem esse fenômeno, pois as cidades do Brasil sofrem muito com inundações. Mas o fenômeno climatico  La niña (ligado as anomalias termicas) causou grandes precipitações na Australia de tal forma que a inundação atingiu mais de 200 mil pessoas (ou seja mais de 1% da população pois a poulação da australia é de aproximadamente 21 milhões de pessoas), na região sudeste da Australia.

A agua atingiu uma área equivalente ao tamanho da França e Alemanha reunidos e foi qualificada por água bíblica.

Superinteressante - Tromba Marinha

Tromba marinha tromba de água

Tromba Marinha
Homem observa formação de uma tromba marinha em Chipre
Tromba Marinha ou tromba de água é um fenômeno semelhante ao de um tornado que acontece sobre a terra, enquanto as trombas marinhas ou tromba de água ou até tromba d'água acontece como diz o nome sobre a água.

Uma Mistura de ar e água a tromba Marinha acontece quando o ar frio passa por cima de águas quentes.
Menos violentas que os tornados mas não menos impressionante a tromba marinha se dissipa quando chega a terra.

Não confundir tromba d'água com uma chuva forte pois esse um termo errado, a tromba d'água ou tromba marinha é usado quando acontece esse fenômeno ilustrado nas fotos logo abaixo :


Fotos de Trombas Marinha :
Tromba Marinha
Tromba Marinha na Florida
Tromba de agua
Tromba Marinha nos Bahamas











As trombas marinha tem uma duração de 10 a 30 minutos e acontecem geralmente entre 16 horas e 19 horas, elas se dissipam quando chegam a terra ou quando começa a chover.
Comparativo Tornado x Tromba Marinha :

Diametro Tromba Marinha : de 10 até 100 metros
Diâmetro Tornado : de 100 até 300 metros
Velocidade Tromba Marinha : de 70 até 300Km/h
Velocidade Tornado : 140 Km até 500 km

Mais informações sobre a Tromba Marinha consulte : Tromba Marinha ou Tromba d'agua

Video da Tromba d'agua

Superinteressante - Grafeno mais duro que o diamante

Superinteressante - Grafeno o elemento mais sólido do mundo


superinteressante grafeno
Grafeno
Imagine você testando a força de resistência de um filme plástico de alimentos esticado em um copo e perfurando com uma ponta de um lápis. Claro que o plástico não irá resistir por muito tempo.
O que é Superinteressante é que se você fizer o mesmo teste com o filme de grafeno você pode até colocar um carro em cima que ele irá resistir.

Dois físicos da universidade de Columbia nos EUA fizeram experiência testando a resistências das matérias mais sólidas.

o teste foi realisado na escala atômica, com amostras de um micrometro de grafeno puro, uma ponta de diamante afinado com o "papel da ponta do lápis"

O grafeno sob a forma cristal de carbono em folha serve para criar de nanotubos, muito usados para se criar os microprocessadores de ultima geração.

O grafeno é superinteressante pois é 200 vezes mais resistente que o ferro, é supercondutor e ele vai revolucionar a indústria de eletrônicos. 2 Russos que descobriram o super material isolando uma matéria superfina que tem a vantagem de ser flexível.

Video sobre o Gafeno

Video da globo que falam da premiação do Nobel de Física que rendeu R$2,5 milhões aos "Pais do Grafeno"
Video sobre o GRAFENO

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Superinteressante - Gorilas descoberto no Congo

Superinteressante 125 mil Gorilas descobertos no Congo

Superinteressante Gorilas Congo
Uma boa noticia para espécie animal, pois no Congo foram descobertos 125 mil gorilas de planicias.

O que é surpreendente e superinteressante nessa noticia é que eram estimados a existencia de somente 60 mil gorilas dessa espécie em extinção, que têm sido sujeitas a intensa caça furtiva

então esses 125 mil Gorilas dobra a estimação dessa espécie primata ameaçada.

Superinteresante

Super Interesante

Esse blog é dedicado as coisas interessantes da vida, na verdade as coisas mais do que superinteressantes da vida.
Claro esse não é o blog da revista Super Interessante, mas como a revista faz esse blog vai trazer noticias superinteressantes.
Com acesso totalmente gratuito as notícias pois toda Informação Superinteressante deveria ser gratuíta, que vai falar de forma geral das qualquer coisa que seja interessante.

Comente as notícias superinteressante e dê uns palpites para outras, pois esse blog existe para a troca de informações superinteressantes !!!!

Distância da terra até plutão