domingo, 29 de maio de 2011

Você Sabia ?

Você sabia que todo ano os cientistas acham mais de 16 mil novas espécies, substâncias ou formas de vidas, entre elas as moléculas, insetos, anfíbios etc.

O oceano ainda é um vasto território pouco explorado, a cada semana 35 novas espécies marinhas são descobertas.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Chocolate faz bem a saude

Chocolate faz bem à saúde ?

Na série de perguntas e respostas essa vai interessar muita gente.

Chocolate faz bem
Chocolate faz bem para a saúde
Foi provado cientificamente que comer chocolate 3 vezes por mês (sem exagerar), faz bem à saúde. Claro que comer tudo em demasia mesmo que algo reconhecidamente bom para a saúde acaba trazendo um efeito contrário.


Sobretudo o chocolate, que mesmo tendo sido provado que faz bem à saúde, o que vai tirar a culpabilidade de muitos em comê-lo, não se deve exagerar, pois ele pode trazer efeitos colaterais se consumido em demasia. O Conselho é de se comer de 3 a 6 vezes por mês no máximo, e hoje existem os chocolates crus, que são excelentes para a saúde.

O chocolate cru que hoje tem o mesmo gosto que o chocolate normal, o que muda é no sistema de torreificação, pois nesse sistema o chocolate fica com substâncias cancerígenas por causa das altas temperaturas, tirando também a maioria dos benefícios que ele traz para a saúde.
Isso também depende da qualidade é claro, no nível do preço os chocolates crus são mais caros que os chocolates tradicionais.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Destros vivem mais que canhotos

Você sabia que a média de vida dos destros são maiores que a dos canhotos ?

Em média um destro vive cerca de 9 anos há mais que um canhoto (tempo bastante significante)

Uma razão a mais para os canhotos aproveitarem mais a vida...

Veja também o artigo sobre os canhotos são melhores no esporte que os destros

terça-feira, 24 de maio de 2011

Discurso da Professora Amanda Gurgel

O discurso da professora Amanda Gurgel do Estado do Rio grande do Norte, virou um Buzz na Internet.

Com um discurso sobre a precariedade das condições de trabalho dos professores em relação à miséria do salário que os professores recebem e as condições das salas de aulas. O discurso Superinteressante merece um artigo pois sabemos da importância de cada professor na nossa sociedade. Infelizmente hoje no Brasil, como muitas outras profissões, os professores não recebem o méritos que deveriam. De uma maneira empolgante ela conquistou todo o Brasil e se hoje se candidatasse a governadora do estado certamente ganharia...

Abaixo o vídeo :

Vídeo do discurso professora Amanda Gurgel

Um discurso que já passou 1 milhão de visitas no Youtube sem falar na audiência de cada site, blog e nas redes sociais como o Facebook e Twitter onde anda gerando muitos comentários.

A receita do sucesso ?
Um discurso sincero, envolvente e empolgante, com um português impecável e acessível a todos, uma gesticulação digna dos melhores políticos, Ela conduziu o discurso com maestria e simplicidade cobrando a dignidade que cada professor merece nesse país.

Quem não reconheceu nela a professora que um momento no primário ou no 1°grau todos nós já tivemos ?

Salas de aulas repletas, acúmulo de empregos para poder tirar um salário melhor, hoje o professor é um verdadeiro combatente, o futuro do país passa pela educação, educação que é dada por professores hoje em dia exaustos e sem esperança de melhoria. No Brasil a média do número de alunos por sala de aula é acima de 50, enquanto na europa é de 30 para baixo. como dar aula nessas condições ? Como receber educação nessas condições ?

Discurso Professora Amanda Gurgel
A professora Amanda Gurgel no Domingão do Faustão
Obrigado Professora Amanda Gurgel por não banalizar os problemas que a tua profissão atravessa e nos dar esse discurso cheio de verdades.

Com o discurso que ocorreu na Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte no dia 10 de maio 2011 a Professora ganhou fama e foi até convidada para o programa do Faustão nesse último domingo, 22 de maio.

Aprendemos na entrevista com o Faustão que ela ficou órfã aos 4 anos de idade e foi criada pelos tios da Bahia, mas nasceu e mora em Natal no Rio grande do Norte e é solteira (bom partido...)

A professora que domina a arte da oratória com maestria, ja habituada em discursos pois é uma professora sindicalizada que já se candidatou à presidência do sindicato do qual faz parte. (se não ganhou antes agora ganha).

A professora que virou exemplo para todos os professores do país por lutar pelos seus direitos e como ela mesmo disse : "Na verdade eu acho que faz parte do processo educacional ensinar as pessoas a lutarem pelos seus direitos, sendo assim eu não serei a primeira a fazer o diferente, pois, se eu ensino a meus alunos a lutarem pelos direitos deles eu tenho que ser a primeira a fazer, eu tenho que ser o exemplo deles." disse ela com a mesma convicção que no discurso...
Na entrevista com o Faustão foram discutidos diferentes assuntos além dos que ela abordou no famoso discurso dado na assembléia legislativa.

Hoje a internet nos dá acesso a esse tipo de pessoas antes anônimas mas que merecem todo o respeito e admiração de todo o país, muito mais do que a idolatria que é dada aos Integrantes do BBB por exemplo.

veja abaixo a entrevista da professora no domingão do Faustão :

Entrevista da professora Amanda Gurgel no Faustão


No final da entrevista a professora Amanda Gurgel comentou o movimento #dezporcentodopibja que é para incentivar maior porcentagem do investimento na educação.

Perola Gigante superinteressante

Pérola luminosa da china

você sabia que a maior pérola ja achada pesava 6,4 kg

Existe também um outro tipo de pérola ainda maior como a pérola luminosa gigante da china que foi avaliada em mais de 500 milhões de reais.
Ela pesa 6 toneladas, olhe a foto abaixo desta pérola superinteressante :
Pérola Luminosa gigante avaliada em mais de 500 milhões de reais
esta pérola quando achada não tinha essa forma regular, ela foi esculpida assim em um processo que durou 3 anos.

domingo, 22 de maio de 2011

Vulcão na Islândia

Depois do vulcão na Islândia ter causado o caos aéreo na europa e no mundo, outro vulcão entrou em erupção.

Mas dessa vez os científicos acreditam que ele não causará a mesma perturbação aérea que o famoso Vulcão eyjafjöll da Islândia, mas as fotos de um vulcão são sempre superinteressantes.

Vulcão na Islândia em erupção
Vulcão na Islândia

Besouro Bombardeiro Superinteressante

Insetos superinteressantes - Besouro Bombardeiro

o Blog superinteressante vai se interessar sobre os insetos e traremos aqui alguns insetos superinteressantes, que poucos conhecem.


Nada melhor que começar com o famoso e no entanto desconhecido por muitos o Besouro Bombardeiro ou também besouro bombardeador.

O Besouro bombardeiro recebeu esse nome por uma reação química que ele realiza e que literalmente "bombardeia" os inimigos.

O Besouro bombardeiro é inseto tão peculiar e superinteressante pois ele possui um dispositivo complexo de auto defesa, como podemos ver na foto do Besouro acima.

Esse besouro possui duas bolsas com substâncias químicas que quando misturadas explodem. Essas substâncias químicas são inofensivas quando separadas, mas juntas realizam uma reação química superinteressante diga-se de passagem para protegê-lo. Mas esse besouro superinteressante possui mais dois superpoderes.

Como um incrível revestimento em amianto agindo como uma panela de pressão que guarda a reação química misturada e impedindo que o corpo do Besouro exploda.

A terceira vantagem está no modo de expelir a reação química, que não é de maneira continua o que poderia matá-lo se fosse o caso, é que ele expele de maneira pulsiva com pequenas gotas continuas de maneira extremamente potente.

Hoje todos cientistas tentam estudar a maneira que esse besouro conseguiu evoluir pois ele desafia todas as leis evolucionistas.

A melhor maneira é de visualisar um video do Besouro Bombardeiro abaixo para entender a potência deste inseto Superinteressante, esse é um video de uma serie entre as teorias do criacionismo x teorias evolucionistas

O vídeo anterior do Besouro bombardeiro foi retirado então achei esse vídeo que fala do tema da evolução e sobretudo do Besouro Bombardeiro que tanto é estudado pelos cientistas e ainda não explicado de como ele teria evoluído.

Veja também o artigo sobre um outro inseto superinteressante que também é um Besouro : O Besouro Rinoceronte considerado o ser mais forte do mundo.

Veja outro vídeo sobre o besouro bombardeiro :

independentement sobre a tese dos evolucionistas ou criacionistas o que é importante é que a natureza é superinteressante...

sábado, 21 de maio de 2011

Afogamento Itajuba Rio Sapucai (MG )

O blog Superinteressante deu uma opnião sobre o triste afogamento no rio Sapucai em Itajubá, Minas Gerais.

No artigo sobre o Afogamento no Rio Sapucai 3 conclusões foram tiradas :

1 : A presença de uma cobra no momento em que todos estavam nadando no Rio (100% Confirmada pelas imagens)

2 : Que a cobra teria atacado as meninas

3 : A cobra só passou por perto tocando as meninas que ficaram em pânico e foram levadas pela correnteza.

Como falei antes, o blog não é proprietário da verdade, tínhamos pensado que era a cobra e não o braço da menina. Pois pelo ângulo em que a menina estava posicionada não parecia ser o braço dela


Numa operação mais detalhada sobre o vídeo podemos ver que não era a cobra atacando, o que não descarta que foi ela que puxou a mesma menina ao fundo do rio.

A foto do Rio Sapucai foi a seguinte :

Foto do Afogamento no Rio Sapucai Itajuba
Foto que trazia confusão entre a cobra ou a mão
Fotos do Rio em Itajuba Minas
Milésimos de segundos antes, podemos ver a mão da menina aberta tirando a duvida da confusão com a cobra nesse momento
Essa Foto do momento do afogamento, contradiz o artigo anterior, onde pensávamos que a cobra estava atacando nesse momento, pois podemos ver claramente que é a mão da menina aberta e não a cobra. No início ficou a duvida entre a mão ou a cobra; em seguida analisando o ângulo da posição, a mão dela não poderia estar nessa posição. Mas a pessoa que passa a frente do vídeo interrompe o visual sobre a posição exata da menina que está se afogando.

Claro, não sabemos exatamente o que aconteceu debaixo da água, pois a menina afunda bem repentinamente, o que pode ser um tipo de turbilhão, ou a cobra que a puxou a menina para baixo. A hipótese de que foi a cobra ainda existe, só podemos desvendar que aquela foto não foi a cobra mas sim a mão da menina.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Afogamento no Rio sapucai Itajuba

Afogamento de duas meninas no Rio Sapucai

Antes de falar sobre o afogamento do rio Sapucai aqui esta um link que todos devem ver e divulgar pois eles podem salvar suas vidas ou  de seus amigos e familiares, é um artigo sobre a prevenção e cuidados contra o afogamento
mistério  do afogamento do Rio Sapucai parece ter sido desvendado, depois de analisar bem o Video e tirar uns scream shot dá para ver claramente que uma cobra está presente com as crianças no Rio em vários momentos do Video.

O Site Eptv.com colocou em evidência os momentos em que a cobra apareceu no vídeo, em certos momento podemos vê-la claramente, o que as crianças parecem ignorar apesar da proximidade com a cobra (sucuri ?)
Como as fotos desses momentos são de pior qualidade do que o próprio vídeo o Blog Superinteressante separou as fotos dos momentos em que a cobra apareceu.
São eles :

1 minuto e 48 segundos

O menino puxa um tronco para poder nadar com ele e podemos ver claramente a cauda da cobra enrolada (clique para aumentar a foto)
1 minuto e 49 segundos
JA podemos ver que a cobra se moveu, nesse momento vemos claramente no video a cobra se mexer e a cabeça saindo do rio sapucai (no inicio até achei que eles tavam brincando com a cobra mas parecem ignora-la não a olham em nenhum momento). Na sequencia abaixo podemos ver como a cobra se move para se soltar do troco que esta sendo puxado.
sequência de fotos da cobra se movendo no rio sapucai
Nessa primeira imagem a cabeça da cobra ainda não está definida pois ela parece estar escondida, mas conforme o menino puxa o tronco ela se mexe o que podemos ver nas imagens seguintes
Neste momento a cobra sai claramente do rio com o pescoço na famosa posição que as cobras ficam, pronta para dar o bote
A cobra se mexe e se solta logo depois do tronco

Repare o tamanho da cobra do Rio sapucai, que parece ser uma sucuri
Entre 2 minutos e 9 segundos
A Cobra aparece saindo com a cabeça para fora do rio nitidamente, no vídeo da para ver melhor fazendo pausas
Entre 2 minutos e 36 segundos et 38 segundos




Logo após, no mesmo local podemos ver algo nadando no rio, não da para perceber se é uma cobra, mas podemos ver claramente algo nadar no fundo do Rio sapucai

A largura passa em milésimos de segundo de 170 pixels para 258 pixels, nao pode ser um tronco (mesmo parecendo muito reto) pois parece se extender

Nessa imagem a cobra parece se mover de direção e até vemos água se mover com esse movimento

Momento do afogamento a partir de 5 minutos e 53 segundos

A imagem que alertou todo mundo, vemos claramente algo subir e descer no rio, em milésimos de segundo uma das meninas passa de sorrisos aos gritos, numa sensação que todos conhecem quando algo toca tuas pernas sem você saber o que é

Segundo o laudo tecnico que saiu agora em dezembro 2011 teria sido uma folha de bananeira

esse momento parece ser o braço mas logo antes vemos o braço ir em outra direção, a menina está com o corpo para outro lado, o que parece ser a forma da mão é na verdade a mandíbula da cobra num momento de ação que parece estar enrolando as meninas, a imagem chega a ser assustadora.
IMPORTANTE : Essa foto foi provada na postagem seguinte que é na verdade a mão da menina e não a cobra atacando, o que confundiu muitos

Video do afogamento das meninas no Rio Sapucai

O blog superinteressante se interessou no intuito de ajudar a trazer esclarecimentos a esse afogamento desastroso e acabar com os boatos que andam correndo na Internet. Como em todo acidente, precisamos saber a causa para poder proteger outras pessoas evitar que aconteçam novamente, estamos todos tristes em ver essas imagens chocantes mas é importante tentar entendê-las.

Claro, o blog superinteressante está longe de ser proprietário da verdade, mas com certeza tinha uma cobra que parece ser uma sucuri pelo tamanho no rio sapucai no momento do afogamento. Mas se foi ela que arrastou as meninas para o fundo não podemos afirmar. Várias hipóteses são possíveis como simplesmente a cobra ter passado perto e ter assustado as meninas que em pânico foram levadas ao fundo pois esse rio parece ser muito perigoso.


O que seria fácil de esclarecer certos pontos, que não podemos ver direito no vídeo seria se soubéssemos se a menina que foi achada mais longe tinha desaparecido no momento, pois uma delas não morreu afogada no momento. Incrível que a policia é incapaz de tirar informações que seriam bem úteis das várias testemunhas presentes no local. Seria fácil estabelecer como foi o afogamento sabendo se foram simplesmente levadas pela correnteza tentando respirar, ou se estavam no fundo...

O Blog Superinteressante conclui duas hipóteses e nas duas a cobra tem culpa no cartório.

1 : A cobra passou entre as meninas que se assustaram e foram no pânico levadas pela correnteza

2 : A mais absurda, mas pelo vídeo a mais provável, pois vemos claramente uma das meninas ser puxada para o fundo e a cobra (se não for o braço) atacando ao redor delas.(na foto do ataque é na verdade o braço, e saiu um laudo tecnico que foi uma folha de bananeira que apareceu) Tendo se assustado a cobra se sentiu em perigo e atacou as meninas que estavam mais estáticas que os garotos, que estavam nadando, a segunda poderia ter sido puxada no meio disso tudo. tendo perdido o fôlego nas correntezas.

Só o tempo com investigações apropriadas poderá trazer os esclarecimentos devidos para esse afogamento.

Fica essa conclusão do Blog, mas cada um tem a sua, mas tomem cuidado ao nadar em rios, geralmente mais traiçoeiros que o mar.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dinossauros ou dragões ?

Dinossauros e Dragões

Dinossauros
Dinossauros eram os Dragões da idade média ?
Você sabia que há apenas 200 anos os ossos de dinossauros eram chamados de ossos de dragões

Os dinossauros apareceram na terra por volta de uns 240 milhões de anos atrás e reinaram até desaparecerem completamente da Terra tem uns 65 milhões de anos (Várias teorias existem para explicar o desaparecimento dos dinossauros).

Quase todas as mitologias tratam de sujeitos sobre dragões, grifons e criaturas fantásticas, mas nada pode provar uma ligação entre os dragões e dinossauros tais como conhecemos hoje.

A primeira descoberta moderna de ossos de dinossauros foi em 1677 na Inglaterra, que primeiro pensaram que fossem ossos de um elefante, para em seguida atribuir a um réptil gigante (ainda não era um dinossauro).

As descobertas dos ossos de dinossauros deram o nascimento de várias lendas, como na Grécia por exemplo que criaram os Grifos (Mistura de Leão com um Pássaro).

Grifos

Outra lenda superinteressante vem da China onde o Dragão tem uma grande importância na cultura. Sabemos hoje que o dragão na China é um símbolo sagrado que protege do mal e simboliza a felicidade, a fertilidade e a imortalidade. Para explicar os fósseis de dinossauros uma lenda dizia :

"O Dragão se levantou da montanha para o Céu, mas as portas do Céu foram fechadas, impedindo assim a entrada, o que os levaram a cair na terra sendo introduzidos no solo. Por isso que hoje cavando achamos os ossos de Dragões"
Dragão
Acho essa relação entre os dinossauros e dragões superinteressante, pois hoje não se tem dúvida que os mitos que foram criados sobre os dragões partiram das descobertas dos dinossauros, um termo moderno.
A dúvida que ainda persiste e que fará sujeito de debate são as teorias sobre o desaparecimento dos dinossauros, que nos traz várias perguntas :
  • Como eles desapareceram ?
  • por que toda a espécie foi extinta ?
  • Realmente os Dinossauros desapareceram tem 65 milhões de anos ?
  • Por que os crocodilos sobreviveram e não os dinossauros ?
  • etc...
As perguntas são infinitas pois esses ainda são um dos mistérios da nossa história, apesar de muitos pensarem que tudo está explicado em relação aos dinossauros. Vocês podem se surpreender que se um dia descobrirmos que na verdade alguns dinossauros sobreviveram e foram exterminados pelos humanos e contado em lendas que lutaram contra dragões. Parece absurdo mas não impossível pois explicaria muitas coisas....




Explosão Nuclear

Desde a segunda guerra mundial, foram repertoriada 2036 explosões nucleares

explosão nuclear
2036 explosões nucleares

terça-feira, 10 de maio de 2011

domingo, 1 de maio de 2011

Quem consegue contar as estrelas ?

Segundo um novo cálculo realisado por cientistas, eles estimam que exite mais de 300 mil trilhões de estrelas no Universo.

levando-se em conta que cada estrela tem o tamanho do sol, ou muitas vezes muito maior, várias galáxias com muitos planetas as rodeiam.

Seria muito difícil de acreditar que não existe vida em algum planeta desses...

Distância da terra até plutão