segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cesta espetacular

O Basquete proporciona momentos surpreendentes seja pelo talento ou algumas vezes por pura sorte, no video abaixo não podemos dizer que foi por puro talento mas a cessta foi espetacular ou seja superinteressante.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Zerg rush

Google escondeu hoje nessa sexta 27 abril 2012 um jogo se você fazer uma busca com o nome Zerg rush.


Para ver como é é so colocar Zerg rush no google e buscar e esperar para ver o que acontece.

Zerg Rush é um jogo de estratégia que o Google escondeu através suas letras que vem atacar tudo que esta escrito na pagina de busca do google, você tem que clicar nas letras do google antes que ela destrua a pagina inteira tem um placar ao lado que mostra teus pontos.

Zerg Rush

Veja outras noticias do superinteressante do Google : Google entra no mundo de estoque no cloud comGoogle Drive, as homenagens do Google Doodle, a animação do ziper (fecho éclair) de gideon sundback, e o famoso project glass os oculos do google

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O Sexo nos Comerciais

George Orwell falou que a massa sustenta a marca que mantém a mídia que controla a Massa.

A Massa gosta do quê ? A Massa gosta de muitas coisas mas o sexo esta entre as principais e muitas vezes as marcas recorrem ao sexo nos comerciais para conquistar a massa.

Veja alguns comerciais que recorrem a alusão ao sexo para conquistar o publico :




Esse comercial bem Hot achei que era um comercial de lingerie mas é para uma empresa de seguros :


Até a Fiat faz comercial bem sexy :

Mas no mercado o maior especialista de comercial sexy very hot fazendo alusões ao sexo é a marca de desodorante Axe.

Comerciais Hot da Axe

Esse comercial acima além de ser hot ele chega a ser romântico.

Outro comercial da Axe


Sexo nos comerciais pode isso ?

George Orwell

Para quem não conhece o escritor Inglês George Orwell o criador da frase do artigo superinteressante anterior : A marca a mídia e a massa. Aqui vai uma pequena apresentação.

George Orwell era o pseudônimo de Eric Arthur Blair um escritor inglês que nasceu no dia 25 de junho de 1903 à Motihari na Índia britânica e morreu em 1950 em Londres.

Ele foi testemunha de sua época onde lutou contra o tolitarismo, o nazismo e o imperialismo. Cronista critico e romancista.

Visionário ele criou os textos de sucesso mais duradouro apos a segunda guerra "Animal Farm" (A revolução dos bichos ou a fazenda dos animais mais exatamente) e "1984"(esse não precisa traduzir) de onde saiu o conceito do Big Brother e foi adaptado em telefilme e no cinema e inspirou o programa de telerealidade.

Ele ficou classificado em segundo lugar dos 50 melhores escritores britânicos apos a segunda guerra.

O Filme 1984 onde ele denuncia o controle da mídia sobre a massa e o principio do Big Brother que é a total vigilância das pessoas, assim como acontece no Big Brother atual apresentado por Pedro Bial na globo.

Veja o trailer do filme 1984 :



O Filme Animal Farm (A revolução dos bichos titulo em português) não sei dizer se o programa A Fazenda foi também inspirado da obra de George Orwell assim como foi Big Brother. Mas o filme é uma métafora da sociedade onde os animais representariam os proletários e mesmo apos o acesso ao poder estes caem na corrupção.
O Filme também é chamado de Porco triunfante ou a quinta dos animais em Portugal.

Veja o resumo do Wikipedia :
"O livro narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e demolir o "paraíso comunista" proposto pela Rússia na época de Stalin. A revolta dos animais da Manor Farm contra os humanos é liderada pelos porcos Snowball (Bola-de-Neve) e Napoleon (Napoleão). Os animais tentam criar uma sociedade utópica, porém Napoleon é seduzido pelo poder, afasta Snowball e estabelece uma ditadura tão corrupta quanto a sociedade de humanos"

Veja o trailer do filme Animal Farm Revolução dos Bichos de George Orwell


Este trailer é em Inglês mas quem se interessar pode ver o filme A Revolução dos Bichos completo abaixo :

A Marca a Mídia e a Massa

A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa.
Frase de George Orwell.

A foto abaixo ilustra bem a parte em que a mídia controla a massa :

George Orwell criador de 1984 e Animal Farm (a revolução dos bichos)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Google Drive

Google drive sim é verdade

Dos rumores a realidade o novo serviço superinteressante do Google acabou de ser confirmado pelo blog oficial da empresa.

Google Drive é um novo serviço que com certeza vai contrariar Dropbox.


Antes Google Drive era apenas um rumor na internet sobre um dos inumeros projetos do  google assim como era rumor o google voice e virou realidade assim como era rumor os oculos do google (Project Glass) e virou realidade.

Como tem muito rumor na Historia o blog do google saiu com o Titulo "google drive... sim, é verdade :

O serviço usa o conceito de estocagem na nuvem do DropBox, mas os preços do Google Drive e os serviços serão bem mais completos.

Para utilizar se você tiver um e-mail Gmail vai ser bem mais simples e fluido pois você tera a disposição de 5Gb de espaço e podendo aumentar por via de um plano.

25Gb por exemplo custara 2,49$
1Tb custara 49,99$

Além de varios outros serviços como poder visualizar varios tipos de arquivos semprecisar instalar programas como os arquivos de photoshop ou Illustrator por exemplo.

Veja o comercial oficial do Google Drive :



Para quem quiser usar o Google Drive é so se inscrever aqui : Google Drive

Veja outro projeto inovado do google : Óculos do Google

terça-feira, 24 de abril de 2012

As pontes mais bonitas do mundo

Depois da polemica ponte mais cara do mundo da Dilma, mesmo em relação a maior ponte do mundo e a mais alta ponte do mundo estou extendendo o sujeito paara os fãs da arquitetura moderna com fotos das pontes mais bonitas do mundo de pontes modernas.

As pontes são obras da engenharia civil que permite as pessoas ou os veículos de atravessar obstáculos aproximar duas cidades ou até mesmo fronteiras. São através as pontes que a genialidade do arquiteto é revelada mostrando que arquitetura e engenharia também é uma forma de arte.

Abaixo um pequena seleção das pontes mais bonitas e loucas do mundo não necessariamente nessa ordem :

A Ponte Montanha Russa na Alemanha





Acima vemos a ponte que mais parece uma montanha russa, na realidade uma ponte para pedestres ou uma passarela que só serve turisticamente, ela foi imaginada por  Heike Mutter e Ulrich Gent, ela fica situada na Alemanha na cidade de Duisbourg. Se não é muito útil ela surpreende por sua forma artistica

Helix Bridge em Cingapura

 A Helix Bridge mostra toda a riqueza da Republica de Singapura, extremamente bonita essa ponte muito iluminada caindo perfeitamente com arquitetura da cidade moderna é uma ponte util poie ela reune dois bairros da cidade. Ela foi inspirada nas hélices do ADN por isso o nome Ponte Hélice.

Outra ponte com formas estranhas é a ponte ondas 
Henderson Waves

Ponte mais bonita Austria

A ponte Murinsel na cidade de Graz na Áustria foi construída pelo arquiteto Vito Acconci em 2003 quando a cidade de Graz foi escolhida capital europeia da cultura naquele ano. Essa ponte é uma ponte hibrida onde podemos simplesmente passar de um lado do rio para outro ou para para beber um cafezinho pois ela abriga uma lanchonete.

Ponte mais bonita na Australia

A Seafarers Bridge esta situada em Melbourne lembra um pouco a opera de Sydney mas foi inspirada nos velejadores . O responsável por essa obra foi o arquiteto Nicholas Grimshaw.

A holanda país baixo especialista em ponte bonitas

Ponte Nescio

Ponte Nescio Amsterdã
Ponte Enneus Heermabrug
Ponte Sporenburg

Ponte mais bonita Gateshead Millennium na Inglaterra

A ponte de Gateshead Millennium Bridge não surpreende somente por sua beleza mas sim por sua tecnologia de rotação. A ponte que é situada na Inglaterra roda para deixar os Barcos de até 25 metros de altura passar. Ele foi inaugurado por Elizabeth II em 2002.


Principio de funcionamento da ponte

A ponte mais bonita e mais alta do mundo na França

A ponte de Millau nem deveria mais apresentar pois ela é além de ser a ponte mais alta do mundo é uma ponte belissima sobrevoando a linda paisagem do Larzac região da França. Digo isso pois vivi na cidade de Millau durante a contrução dessa ponte e pude acompanhar de perto o avanço das obras. Da minha varanda via o rapido crescimento das pilastras que chegam a atingir 343 metros e a ponte esta a 270 metros. Além de ser elegante e de ser uma grande obra de arte arquitetônica ela esta em um cenário da natureza esplendida da Vallée du tarn !



Outra ponte moderna que tive oportunidade de atravessar aqui na França é a ponte de Normandia

Enquanto isso no Brasil

Bricadeirinha essa é ponte caída de Barra de São João
O Brasil também constrói pontes bonitas como a ponte Oliveira em São Paulo que é a ponte mais bonita de São Paulo :



A particularidade da ponte Oliveira que foi inaugurada em maio 2008 é que ela é a unica ponte estaiada no mundo, com duas pistas curvadas e conectadas no mesmo mastro.
Realmente uma ponte muito bonita mas a ponte mais bonita do Brasil e que já foi considerada a ponte mais bonita do mundo é uma outra.

A Ponte mais bonita do mundo no Brasil

Mas apesar das polemicas pontes Brasileiras e seu preços o Brasil também sabe fazer ponte bonita.
A ponte Juscelino Kubitschek foi eleita a ponte mais bonita do mundo pela Associação de Engenharia do Estado da Pensilvânia, nos EUA. O arquiteto brasileiro Alexandre Chan honrou a arquitetura da cidade onde esta ponte esta situada. Assim como essa ponte a cidade de brasilia é o simbolo da arquitetura moderna.



A ponte foi inaugurada em 2002 e tem 1200 metros de extensão e também é chamada de Ponte JK

Bom o sujeito é muito vasto tem muitas pontes bonitas ai pelo mundo a fora ainda por cima so escolhi as pontes modernas, mais tarde farei um outro artigo sobre as pontes antigas mais bonitas do mundo...

Velocidade da luz

Sabemos que a velocidade da luz é próxima dos 300 mil KM por segundo certo ?
Pode ser mas isso vai claro depender do meio onde ela se propaga.

Assim como qualquer veiculo onde a velocidade vai depender do do meio onde ele evolui a luz também sofre alterações em relação ao meio mas a velocidade da luz é constante seja qual for o meio onde ela evolui. A velocidade da luz  é representada pela letra C no meio cientifico, e existe teoria de que ela não seria constante.

Para ser preciso a velocidade da luz é de 299 792,458 Km/s mas na água por exemplo ela é bem menor pois o índice de refração é diferente.

Por isso podemos ver uma diferença de direção da luz quando ela atravessa a água.

A velocidade da luz na água é de 225 mil Km/s. No diamante a velocidade da luz é de 125 mil Km/s.


A velocidade varia em função das interações da onda com os átomos do material. 

A velocidade da luz foi definida por padrão no vácuo então ela é de 299mil 792 Km/s mas se ela mudar de "pista de corrida" a velocidade não sera mais a mesma.

Imagens do tempo

A Nasa divulgou um video com lindas imagens da terra, o vídeo com trilha sonora do Walking in the air representa o Tempo (time lapse).

Com a Internet a Nasa vem divulgando imagens superinteressante ao publico depois de vermos imagens da terra e do sol agora a Nasa fez uma montagem que representaria o Tempo veja o video abaixo :


Veja outros artigos relacionados com a terra e com espaço

Lixo espacial
A terra é redonda
A super Janela

E artigos de perguntas superinteressante sobre a terra e o sol

Qual a velocidade de rotação da terra ?
Qual a velocidade de translação da terra ?
Qual a temperatura do sol ?
Qual a distâcia entre o sol e a Terra ?

Ual não sabia que tinha falado tanto da terra e do sol assim o Blog esta ficando bem completo !

Google Doodle

Google doodle é o jeito do google fazer homenagens a datas importante ou a artistas e científicos que foram importantes em nossa historias.

De maneira simples eles modificam o desing de sua pagina com desenhos diferente do logo habitual do google para representar a homenagem em relação aquela data.


Assim o Google doodle virou um museu de arte virtual superinteressante onde podemos ver todas homenagens feita pelo google.

Porquê ele se chama google Doodle ?
Doodle é um tipo de esboço de algum desenho realizado quando uma pessoa está distraída ou ocupada

Por exemplo hoje vimos a homenagem a Gideon Sundback o inventor do fecho-eclair (ziper)


Ontem dia 23 de abril foi dia de São Jorge :


Outras homenagens do google doodle :
Homenagem aos 50 anos do Sputinik


Google Doodle do Popeye
Homenagem aos Jogos olímpicos de 2016

Homenagem ao centenario da imigração japonesa ao Brasil
Homenagem do Google Doodle ao Dia do Trabalho : 


O Google doodle tem até sua propria loja onde você pode comprar canecas e camisas com os logos do google.

De vez em quando o Google abre um concurso para o melhor design do logo do google.

O google já foi noticia superinteressante aqui no artigo óculos do google

Gideon Sundback

Hoje todos acordaram com um grande Ziper no meio da pagina do google. Os que puxaram o fecho-eclair para baixo viram que é uma homenagem do google para Otto Fredrik Gideon Sundback o inventor do ziper que obteve a patente do fecho-eclair. Gideon Sundback que nasceu nesse dia de 24 de abril mas no ano de 1880 recebeu a homenagem do google doodle.
homenagem do google Gideon Sundback


Gideon Sundback foi um engenheiro sueco que migrou para os EUA e que contribuiu para a invenção do fecho éclair (ziper) que revolucionou as calças jeans.

A ele foi atribuido a patente do ziper atravez esse desenho abaixo :

Essas homenagens do google são feitas atravez do google doodle que você encontra nesse link acima como uma especie de museu todas as homenagens do google doodle.

Graças ao google o nome de Gideon Sundback nunca foi tão buscado pois ele virou noticias em muitos blogs   no mundo inteiro e até sites de informações achando curioso a animação feita pelo google para homenagear o aniversario do nascimento do inventor do ziper !

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Videocassetada

A Segunda Feira é um dia muito sem graça então nada melhor do que começar uma segunda-feira com Vídeo Cassetada

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O Rio de janeiro continua lindo

Apesar de tudo o Rio de janeiro continua lindo :
O Rio de janeiro continua lindo
O Rio de janeiro continua lindo - Foto superinteressante de autor desconhecido

A ponte mais cara do mundo

Gente recebi este e-mail e estou publicando aqui para denunciar. Ja havia falado aqui sobre a maior ponte do mundo, a ponte marítima em Qingdao uma cidade na China. A ponte que tem extensão de 42 KM foi inaugurada em 2011.

Essa ponte é um verdadeiro recorde, mas o Brasil ão fica atras em recordes, mas só que em recorde negativo. O Brasil vai construir a ponte mais cara do mundo, o Matemático Gilberto Flach realizou uns cálculos onde não precisa ser matemático para ver a diferença mas os números não enganam e denunciam que a corrupção continua correndo solta no Brasil, veja o artigo no e-mail abaixo :

  O governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.

Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre , uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.

Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do rio Guaíba e a chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto numérico resumido no quadro abaixo:



Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo.

Corruptos existem nos dois países, mas só o Brasil institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer na China uma ponte como a do Guaíba, Alfredo Nascimento daria graças aos deuses se o castigo se limitasse à demissão.

Dia 19/07/11, o Tribunal chinês sentenciou a execução de dois prefeitos que estavam envolvidos em desvio de verba pública.

(Adotada esta prática no Brasil, teríamos que eleger um Congresso por ano)

Vamos fazer esta mensagem chegar a todos os Brasileiros. ←
--------------
Em proporção por KM o Brasil esta construindo a ponte mais cara da historia, claro que a mão de obra na China é bem mais barata que no Brasil, mas a diferença não é tão grande quanto ao custo dessas obras.

E a  dificuldade de construir uma ponte de 42 KM não é a mesma do que construir uma de 2,9km.


Falando em dificuldade e custo de mão de obra podemos utilisar outro exemplo que é a ponte mais alta do mundo a ponte de Millau que foi uma verdadeira proeza técnica de arquitetura que é visitada por arquitetos do mundo inteiro pela dificuldade da construção e foi construida na França na Cidade de Millau esta situada a 270 metros com 2,46km de extensão

Aponte mais alta do mundo custou um pouco menos que 1 bilhão e na França a mão de obra operaria pode chegar a dez vezes mais cara que no Brasil. Falo isso conhecendo o sujeito de perto pois morei na cidade de Millau durante todo o período de construção e pude acompanhar de bem perto esse projeto. O Viaduc de Millau como é chamado por la tem a maior pilastra indo até 343 metros e ela deve suportar ventos de até 200km/h.

Os franceses trabalham somente 35 horas por semana e levaram somente 3 anos de construção para construir a ponte que teve que utilizar tecnologia por satélite para ser construída.

Tem alguma coisa errada ai mão de obra mais cara, ponte mais difícil la ser construída, carga horaria menor e a ponte sai bem mais barata e em menos tempo !

Que vergonha Brasil !

Mais o Brasil avança mais os políticos roubam já somos a 5° economia do mundo e a mentalidade corrupta dos políticos continua a mesma. Roubar virou um costume cultural no Brasil todo mundo faz e todo mundo aceita.

Ao menos todos aceitavam esse artigo foi feito antes das manifestações no dia 20 de abril 2012, hoje o gigante acordou construções como essa ponte ridícula e extremamente cara deve ser vigiada de perto.

A nova ponte do Guaíba ou Ponte Getulio Vargas seria construída para evitar esse engarrafamento devido ao içamento da ponte como foi lembrada pelo leitor do blog Rodrigo.


A ponte Guaíba atual foi construída em 1958

quarta-feira, 18 de abril de 2012

REcorde no Esqui nautico

Na australia 145 esquiadores (154 no inicio mas 9 losers cairam rsrs) bateram o recorde do maior numero de esquiadores puxados pelo mesmo barco
recorde esqui nautico



Como colar na prova

Tem gente muito criativo na hora de fabricar a cola para a prova.
>COmo colar na prova

Superman à Manchester United

Não sabia que superman jogava bola no Manchester United


A Simulação do jogador do Manchester Ashley Young ta dando o que falar e ta rolando bastante parodia desse penalty obtido por ele no jogo entre Manchester United 4x0 Aston Villa.

Houve até um video sobre a vida dele de como ele aprendeu o salto ornamental :

Esse vídeo acima mostra que o salto do Ashley Young até repercutiu na Tailândia pois ele foi feito pela NMA TV especializada na criação desses tipos de videos de animação onde ficou conhecida depois de fazer alguns videos da Apple.

Simulação ridícula mas mesmo assim ainda passou...

Sand Painting

Sand Painting ou pintura de areia é uma maneira de pintar muito diferente da maneira tradicional. Pode parecer ser difícil fazer desenhos com areia, mas assim como os escultores de areia os resultados são impressionantes.

A pintura é uma das formas de arte preferida pelas pessoas e talvez o tipo de arte onde encontramos as mais diversas variações. Já apresentamos aqui no blog superinteressante o speed Painting e pouco a pouco vamos apresentar outras formas de pintura em um outro artigo superinteressante.

Mas o assunto aqui é o sand painting, talvez poucos tenham ouvido falar mas a pintura de areia é talvez a forma de pintura mais antiga que existe. O que é logico pois sempre foi fácil desenhar na areia sem ter que inventar ferramentas como a tinta o pincel e a tela.

Existe dois tipos de Sans Painting, a pintura de areia fixa (encontramos muitas vezes em garrafas com areia colorida), e a pintura de areia móvel e é desse segundo tipo que quero mostrar aqui.

Os artistas do sand painting começam a conquistar o publico em espetáculos como no Cirque du Soleil e sobretudo através os videos do Youtube. Podemos ver em apenas alguns minutos uma verdadeira demonstração de arte de pintura rápida (alias mais rápida que o speed painting) e efêmera pois uma pintura finalizada é logo destruída para abrir espaço para a próxima pintura de areia.

O Sand painting é apresentado com o artista na frente do publico onde eles vêem as obras em um telão acompanhado por musicas dando uma emoção adicional ao espetáculo de sand painting.

Chega de blablablá o melhor é ver o Video do Sand painting em ação para entender. Nada melhor do que ver a Bela artista Ucraniana de sand painting Kseniya Simonova em ação.

Kseniya Simonova Sand Painting



Além de ser bela ela tem talento, Kseniya Simonova foi descoberta no famoso jogo Ukraine’s Got Talent onde ela apresentou com o tema do drama vivido na segunda guerra em seu país.
Sand Painting
Kseniya Simonova Artista de Sand Painting

Claro não existe so ela no mundo do sand painting veja o video de outra grande artista do sand painting Ilana Yahav :

Sand Painting


e muitos outros no Youtube.

Felizmente existe os videos e a internet por transformar essas pinturas de areia efêmeras em pinturas imortais...
Sand Painting Pintura de areia

sand painting

pintura de areia

segunda-feira, 16 de abril de 2012

formas de Arte

 No artigo anterior foi sobre sobre a  inteligência, e como a arte é uma maneira do artista expressar sua inteligência um assunto leva a outro.

Quando falamos em Arte pensamos logo em pintura ou artes plástica, quando falamos em arte pensamos em museu e seu quadros, pensamos na Mona Lisa...

Para comprovar é só buscar a palavra Arte no google a primeira foto que aparece é essa abaixo, e a maioria das fotos é sobre pintura :
arte
Arte = Pintura ?

A Arte não se resume somente ao mundo da pintura, pois a Arte é como a inteligência, existe de vários tipos diferentes de arte e de  inteligência é só ver o artigo sobre a inteligência para entender.

Cada um possui sua própria arte e cada um desenvolve de uma maneira diferente até atingir uma forma original para que ela seja reconhecida como única.

A Arte assim como a inteligência pode ser trabalhada aperfeiçoada até atingir um nível de reconhecimento e muitas vezes um e outro não são compreendidos ou reconhecido pelas pessoas. (ainda estou falando de arte e inteligência).

Muitos artistas não foram reconhecidos em suas épocas talvez por sua geniosidade e avanço no tempo talvez por questão de moda, sobretudo no mundo da pintura.

Tem artistas que infelizmente não foram reconhecidos em seus tempos pela complexidade de suas obras ou de suas artes : Pablo Picasso talvez seja o maior exemplo deles.

Felizmente existe artistas reconhecidos durante suas vidas que eram ou são verdadeiras lendas vivas : Oscar Niemeyer artista da arquitetura, Tom Jobim artista da musica, Pelé artista da bola, Ayrton Senna Artista do automobilismo, Fernanda Montenegro artista da televisão, Chico Anysio Artista do Humor, Chico Chavier "artista espirita" (o dom dele era uma arte), Machado de Assis "artistas das palavras", aleijadinho artista escultor e por fim Cândido Portinari Artista plástico da pintura brasileira  isso so para citar os maiores nomes Brasileiros.

Esses foram os primeiros nomes que me vieram na cabeça, sem defender a obra de um ou de outro o intuito desse artigo é de demonstrar que a arte pode ser representada em diversas formas e não somente através um pincel e uma tela.

Inteligência e burrice

Tem muita gente na vida que se acha inteligente e superior aos outros, mas o que é na verdade a Inteligência ? Existe realmente motivos para se vangloriar inteligente ? Ou sera uma forma de burrice de se achar inteligente e superior ?
Inteligência

O Antônimo da inteligência é a burrice, seja um ou outro todos possuimos os dois adjetivos em uma certa área. Pois ninguém pode ser inteligente em tudo.

 A inteligência segundo o Wikipedia é definido assim :
"Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender. Embora pessoas leigas geralmente percebam o conceito de inteligência sob um âmbito maior, na Psicologia, o estudo da inteligência geralmente entende que este conceito não compreende a criatividade, o caráter ou a sabedoria. Conforme a definição que se tome, pode ser considerado um dos aspectos da personalidade"

Difícil definir em poucas palavras algo tão complexo como a inteligência, seja ela humana ou animal... Para mim a inteligência é um assunto superinteressante mas um assunto infinitamente vasto onde a melhor maneira de explicar é com exemplos do dia a dia ao invés de palavras complicadas e "inteligentes..."

Um exemplo banal é um jogador de futebol por exemplo é sempre julgado equivocadamente como burro por não dominar o "carisma da linguagem" não se expressar e não dominar a língua como um jornalista, um politico, um professor etc. Mas justamente o jogador de futebol não é pago para falar bem e passar ensinamentos e ideais as pessoas que o considera como herói. Infelizmente apesar de serem astros eles possuem defeitos como todo mundo mas não devem ser considerados como Burros por terem abdicado de seus estudos. Para obter uma carreira de atleta tiveram que abdicar do tempo usado para atividades intelectuais para desenvolver outro tipo de inteligência. A inteligência atlética.

Os jogadores de futebol expressam seu intelecto quando ele esta em um campo de futebol com a bola no pé. Nisso Neymar, Ronaldinho Messi e Pelé são gênios, pois afinal é o cérebro que comanda os movimentos, as decisões rápidas, e os cálculos milimétricos na hora do passe.

Burrice
O Homer era Burro ?


Como diz o próprio Romário outro jogador de futebol  :  "O Pélé é um poeta calado" pois o Pélé é reconhecido por dar palpites errados e falar "merda". O Cara é rei mas como todo Rei eles não era perfeito em tudo cada um  possui uma forma de inteligência, somos todos burros em alguma coisa e somos todos inteligentes em alguma coisa.

Antes de julgar alguém temos que pensar que não somos perfeitos e certamente a pessoa que você julga possui um dom diferente do seu, uma forma diferente de inteligência que talvez vocês não a tenha.

Mas como no mundo do futebol onde existe jogadores mais "inteligentes com os pés" do que outros, existe pessoas com mais capacidade em adquirir o intelecto do que outras. Ja encontramos pessoas possuindo diferentes tipos de inteligência em varias áreas, seja ela manual, atlética ou mental.

Esses que dominam varias áreas sim possuem uma inteligência superior que muitas vezes não são reconhecidas em um teste de QI. A inteligência não pode ser definida simplesmente com um papel e uma caneta, por exemplo uma pessoa que sabe construir uma casa com as próprias mãos, que sabe pintar seja uma parede seja um quadro seja um papel seja no photoshop (veja o speed painting), que se expressa bem, que tem facilidade nos esportes, boa capacidade de aprendizado de raciocínio, de mecânica, de sabedoria na cozinha, de definição de um  paladar gustativo (a enologia por exemplo) ,   etc... (como eu disse acima a inteligência é infinita).

Então não é um simples teste de QI que vai definir a inteligência de uma pessoa. No dia que existir uma verdadeira prova resumindo vários tipos de capacidade humanas ai sim poderemos tentar medir a inteligência de uma pessoa. Digo tentar pois como falei acima a inteligência é infinita difícil colocar em uma prova o resumo de uma coisa que é infinita.

Ainda assim não poderemos julga-la pois cada pessoa evolui em universos diferentes, e a pessoa considerada burra certamente não cresceu em universo tão apropriado para o desenvolvimento da inteligência quanto outros considerados inteligentes. Então uma pessoa que passa uma prova para um concurso pode ser na realidade "mais burra" mesmo sendo aprovada do que um reprovado e certamente menos competente até na profissão que devera ser realizada.

Você vai me perguntar "mas como pode isso ?"

Vou responder existe cursos preparatórios para concursos tão eficaz mas tão caro que poucos podem ter acesso. Mas esses concursos preparam as pessoas para passar a prova e não na pratica da profissão e por isso que encontramos muito incompetentes mesmo tendo passado uma prova difícil.

Provas para certos concursos são absurdamente equivocadas e pouco uteis para avaliar a aptidão da pessoa para a pratica da profissão. Houve a pouco tempo uma prova para gari que teve pergunta sobre novelas...

O que a novela vem fazer nesse meio, daqui a pouco tempo vai ter pergunta em concurso sobre o BBB ?
A pessoa que ao invés de ver novela preferiu ler um livro foi prejudicada. E a pessoa que fez a prova menosprezou os Garis pensando que ele tem como cultura universal a novela ? Não estou dizendo que ver novela = burro mas colocar uma questão sobre novela em uma prova não se justifica até porque o cara não vai trabalhar na Globo ou em um blog de fofocas sobre novelas !

O próprio Albert Einstein o ícone da inteligência humana era um aluno médio com notas baixas...

Não menospreze uma pessoa por achar ela burra você estará insultando sua própria inteligência de julgamento. Você não sabe em qual ambiente a pessoa teve que se desenvolver pois certamente essa pessoa não teve os mesmos acessos que você teve, em consequência ela possui capacidades que você não tem e então maneiras de inteligência diferente que em certas circunstâncias podem ser mais úteis que as suas.


A inteligência pode ser trabalhada e expandida para outros centros, mas existe pessoas com um universo reduzido que não teve a oportunidade de diversificar a cultura geral para ser considerada como inteligente.

Um indio por exemplo que teve um desenvolvimento num universo mais reduzido não pode ser comparado com uma pessoa que se desenvolveu em uma cidade, com acesso a  escola internet, TV radio e contato com outras culturas.

Cada um no seu próprio meio sera mais "inteligente" do que o outro por conta de sua experiência. O índio conhecera a natureza de uma maneira harmoniosa e não destrutiva e não podemos dizer que nosso desenvolvimento pode ser considerado inteligente. Mesmo se temos a taxa de natalidade que é quase dobrada com a do índio (se bem que as doenças quem trouxe foi o Homem Branco) acredito que a maneira harmoniosa que o índio vive com o planeta pode ser mais inteligente pois estamos destruindo o planeta e a vida deles na terra prosperariam por muito mais tempo que a nossa se continuarmos vivendo dessa maneira.

Existe um conceito que o progresso é regressar, mas estou fugindo do assunto da inteligência, talvez escreva depois sobre este assunto.

Sabemos que o índio Brasileiro os Tupis Guaranis por exemplo teriam sido uma civilização menos avançada que os Aztecas ou os Incas por exemplo. Como podemos julgar isso ? Pela inteligência ?

Não acredito que isso seja a questão mas o ambiente dessas civilizações eram diferentes a geografia era diferente e contato com outras civilizações também.

Nossos índios tinham mais espaços e acesso fácil a comida que os incas na altitude por exemplo.  As pessoas se superam na adversidade. Se outras civilizações eram mais próximas existia vários tipos de troca seja ela amigável ou não, numa relação amigável ou de hostilidade existe uma troca de "savoir faire" numa situação de conquista ou de defesa sempre tiveram que desenvolver inteligência nessas adversidades, o que o índio Brasileiro pode não ter encontrado e no entanto tido menos necessidade de se proteger ou conquistar terras inimigas. Nossas terras eram mais extensas e mais férteis, nossos índios eram mais nômades na exploração por isso não possuem monumentos como as piramides dos aztecas ou a cidade sagrada Machu Pichu dos Incas.

Um exemplo é a europa que é muito pequena e pôde se desenvolver dessa maneira se protegendo e atacando ou trocando experiências com os Vizinhos de culturas diferentes, mas isso não faz o Europeu com aptidão genética mais inteligente que um Africano ou Sul Americano... Foi a geografia e a proximidade de diferente culturas que permitiu o desenvolvimento moderno da sociedade.

Ja ouvi burrice de um conhecido europeu que teve acesso a cultura e se desenvolveu em um meio inteligente mas que pensa que os Brancos da Europa são geneticamente mais inteligente que os outros por terem conquistado o mundo... (quanta asneira... certamente foi influenciado por uma educação racista)

Pensar isso é ser muito pequeno e esquecer o desenvolvimento histórico do mundo, ele que certamente é burro em História e talvez até preconceituoso em certo pontos possui diferente tipos de inteligência que o meio dele o permitiu de desenvolver e em certo ponto de subdesenvolver como o preconceito.

Como já dizia Gabriel o Pensador RACISMO É BURRICE

Alias tratei esse assunto sobre índios acima pois na Europa ja ouvi varias pessoas com uma opinião leviana sobre esse assunto.

No google se buscarmos a palavra inteligência teremos em primeiro a foto do Albert Einstein e depois milhares de fotos de cérebro, mas o tamanho do cérebro nunca foi relacionado com inteligência. Não tenho aqui nesse artigo receita da inteligência e muito menos me considero inteligente por tratar um assunto como esse.

A inteligência é um assunto superinteressante mas um assunto vasto e talvez infinito para ser tratado em um artigo. Mas a mensagem que gostaria de passar é que ninguém é melhor que ninguém, certas pessoas tiveram o dom de aprender mais facilmente que outras mas na grande maioria das vezes não foi por causa da genética e sim graças as oportunidades, as experiências,  o meio ambiente do interesse, da força de vontade e da educação que receberam que as pessoas puderam se desenvolver.

Acho que nascemos todos iguais com as mesmas capacidades para se desenvolver mas certamente com um certo dom para certas coisas.

Existe diferentes tipos de inteligência uns dominam mais tipos de inteligências do que outros e uns possuem um grau de inteligência mais afinado em um quesito do que outro. Se pudemos em grande parte comparar certas habilidades isso se deve a experiência e o trabalho da pessoa em grande parte então a comparação não é de inteligência e sim de experiencias onde na maioria das vezes todos podem aprender.


Se você quiser ir mais além e testar alguns testes de inteligência aqui tem uns superinteressante : http://rachacuca.com.br/teste-de-inteligencia/

mas lembre-se se o resultado não for o que você esperava 


Como diria Einstein : a inteligência é relativa !
Inteligência Einstein



Distância da terra até plutão