quinta-feira, 30 de maio de 2013

Visão um empecilho para o desenvolvimento de certas habilidades

Todos conhecem as atitudes desenvolvidas pelas pessoas portadoras de deficiência visual. Mas poucos entendem o porquê.

Claro popularmente entendemos que as pessoas cegas não tendo o sentido da visão acabam desenvolvendo outros sentidos como o olfato ou a audição.

A uma explicação seria o espaço no cérebro que a visão deixa. O Olho humano é um órgão tão complexo que ele ocupa 50% das atividades cerebrais, sendo assim uma pessoa que não enxerga acaba utilizando essas atividades cerebrais para desenvolver outras atitudes.


Por isso quando queremos nos concentrar ou meditar fechamos os olhos ou olhamos um ponto fixo.

Igual quando estamos pensando os olhos ficam fixos como se estivéssemos em transe olhando  para o nada.

Por isso a televisão não estimula tanto o cérebro quanto ao ler um livro por exemplo pois lendo um livro a visão fica fixa nas linhas e a imaginação sobre o que estamos lendo pode ser bem trabalhada pelo cérebro pois a parte do cérebro que a visão ocupa é importante.

Somos Multi tarefas felizmente mas com um certos limites infelizmente não possuirmos vários micro processadores multitarefas na cabeça.

Porquê a visão ocupa tanto espaço no nosso cérebro ?

O Cortex visual é capaz de decodificar cada coisa que vemos a uma velocidade extradicionaria, incluindo a ligação a varias coisas ao mesmo tempo como a memoria, a orientação a distancia a posição as cores e isso numa velocidade instantânea. Como fazemos para reconhecer uma imagem um a pessoa etc... tudo isso necessita muito trabalho da parte do nosso cérebro.

Cheguei a este artigo depois de outro artigo sobre os chimpanzés que tem uma memoria fotográfica superior das dos humanos e serem fisionomistas de grande inteligência

Porquê os chimpanzés se desenvolveram mais nesses quesitos ?  A resposta seria que eles tem menos preocupações que temos como pensamos em muitas coisas ao mesmo tempo, sobre se estamos com frio ou fome, cansado ou que temos que fazer hoje na nossa carreeira como ganhar dinheiro como ser feliz etc..

Um grande exemplo são a grande inteligência dos autistas, da maneira de viver em isolamento permitiu de desenvolver diversas habilidades quase que inexplicáveis. Um autista Inglês que foi alias condecorado com a medalha da ordem britânica por ter a grande capacidade de reproduzir tudo que ele vê.

Ele é capaz de olhar uma paisagem urbana por exemplo e reproduzir cada casa cada prédio com o numero exato de janela e andares que ele viu na paisagem. (vou fazer um artigo sobre esse cara vou procurar o nome dele)

Parece impossível e inexplicável, mas o cérebro humano possui capacidades extraordinárias que são limitadas por nos mesmos ou pelo nosso cotidiano e nossas preocupações.

Memoria fotográfica você sabia ?

Você sabia que os chimpanzés tem uma melhor memoria fotográfica que os humanos ?

Alias já falamos aqui uma vez sobre a super capacidade dos chimpanzés de serem grandes fisionomistas.


3 desejos que todos querem antes de morrer

Temos direito a 3 desejos se encontrarmos um gênio em uma lâmpada por ai, então pense bem quais seria os teus.

Segundo uma pesquisa os 3 desejos que a maioria das pessoas gostariam de fazer antes de morrer são :

1 - Ficar Milionário

2 - Viajar ao redor do mundo

3 - Admirar uma aurora boreal

Note-se que precisa se quase do primeiro desejo para realizar os dois outros....

Pepita de ouro

A sorte é relativa a vários fatores, mas se você se acha um sortudo na matéria de encontrar coisas podes crer que sempre existira um mais sortudo que você.

O Sonho de todo caçador de tesouro foi realizado por um Australiano que encontrou uma pepita de nada menos que 5,5 kg de ouro puro a 100 km de Melbourne na Austrália.

Com a ajuda de um simples detetor de metal o caçador de tesouro encontrou a pepita de ouro que se encontrava a somente 60 cm da superfície. Num antigo sitio de uma mineradora.

Pelo valor atual do ouro que esta em alta, a pepita de ouro vale mais de 550 mil R$. Imagina encontrar mais de meio milhão de reais....


Mas essa não foi a maior pepita de ouro encontrada. O recorde foi também na Austrália onde  em 1869 encontraram uma pepita de 65,5 kg


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Coração mais conhecido do mundo

Quem nunca viu esse coração abaixo ?

Foto do coração mais conhecido do mundo


Com certeza esse é o coração mais conhecido do mundo e essa foto é uma das mais conhecidas do mundo.
Muitos sabem que ela foi fotografada pelo famoso fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand.

O que poucos sabem é onde esse lugar fica. Muitos pensam que foi na floresta amazônica que esse coração foi fotografado.

Mas a foto vem de um dos lugares mais bonitos desse mundo o arquipélago da Nova Caledônia. Poucos sabem também que é uma ex colônia Francesa e ainda ligado a França considerada como Territorio Francês mas independente com um estatuto especial.

A nova Caledônia é o território mais distante de seu pais soberano. Ela fica na Oceania a 16 mil KM da França. (o que eles foram fazer la tão longe...).

Bom o sujeito não é a Nova Caledônia é um arquipelago superinteressante que merece um artigo.

Mas o sujeito é o Coração de Voh como ele é conhecido e inscrito no patrimônio mundial da Unesco. Não o coração em si mas a floresta da qual ele faz parte. Esse coração fica numa floresta maritima um verdadeiro mangue.

O mangue são de uma extrema importância para os corais e no ultimo seculo 50% do mangue dessa floresta foi destruído pelo homem....

Como esta o coração famoso fotografado por Yann Arthus-Bertrand ?

Mais seco e menos impressionante que quando Yann Artus Bertrand tirou a foto pois hoje a agua não chega bem, esse coração bate ao ritmo da terra e conforme aumenta a poluição ele vai parando de bater...

Mais uma linda obra da Natureza simbólica que sera destruída pelo homem...

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Tubo de oxigênio sustentável

Sera assim que iremos passear pelas ruas ?

Se é para usar um tubo de oxigênio que ele seja sustentável e ecológico tai ai uma charge superinteressante que parece ter saído diretamente da ideia de um artigo anterior aqui do blog.

Lembram daquele jardineiro que teve a ideia de colocar uma planta dentro de uma garrafa hermética e que ela sobrevive a mais de 50 anos :



Agora é so colocar um canudinho pra respirar e usar essa garrafa como mochila e olha que nem precisa de lampada...a não ser que o o sol seja coberto pela poluição...

segunda-feira, 20 de maio de 2013

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Gastar ou juntar dinheiro

Gastar ou juntar dinheiro eis a questão ! Leia este artigo super interessante de Max Gehringer que esta rodando nas redes sociais sobre essa questão importante :

Acho que assim como tudo em demasia não é bom, tipo gastar demais não é bom vira obsessão e você pode não ter mais dinheiro para assegurar suas necessidades básicas e acaba gastando com supérfluo.

Juntar demais também não é bom, você acaba virando pão duro e deixa de viver juntando sobretudo que um dia você morre e dessa vida você nada leva, talvez a unica coisa que você leva são experiências da vida de coisas vividas...

Então viaje sim vai beber um chopp sim, leve teus filhos num parque sim, compre presentes para tua esposa sim, mas guarde um dinheiro para comprar a casa própria  para comprar teu carro para pagar um colégio bom para teus filhos, para pagar um plano de saúde.

Junte com moderação, gaste com moderação e tente viver a vida temperada de experiências...

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Peixe mais longo do mundo Oarfish

Oarfish ou peixe remo é considerado o peixe mais longo do mundo atingindo o recorde de  17 metros de comprimento e 200kg.


Seu tamanho maximo não é conhecido e a maioria dos oarfish encontrados possuem de 8 a 10 metros de comprimento.

Vivendo nas profundezas do oceano o Oarfish é encontrado mais facilmente depois de fortes tempestades.


O Oarfish é o peixe ósseo mais longo do mundo e sempre foi confundido como um monstro dos oceanos na idade média quando era encontrado depois de tempestades. Pouco conhecemos sobre o comportamento do Oarfish pois os unicos encontros aconteceram quando ele estava morto ou agonizando depois dessas tempestades que os trazem para superfície como no video acima.

Vivendo nas profundezas dos oceanos em volta dos 200 metros o oarfish tem a particularidade de viver de maneira vertical como no video abaixo :

Comercial superinteressante

Getty images é um web web site que revende fotos, imagens e videos para trabalhos comerciais fez um comercial superinteressante.

 Explorando a ideia de que la você tudo encontra com milhares de horas de vídeo fizeram um comercial bem bacana  utilizando seus próprios videos a venda em 85 segundos :



Gostei muito dos 63 segundos...

A Getty Images propõe mais de 63 milhões de segundos de videos comerciais a prova esta nesse comercial que conseguiram combinar em sequência vários videos diferentes...

Não estou fazendo comercial para a getty image somente achei o comercial deles superinteressante...
Já relatei aqui alguns comerciais que achei superinteressante como a campanha em prevenção ao uso do cinto de segurança : comercial superinteressante, ou a publicidade superinteressante da água contrex, o uso do sexo nos comerciais, a propaganda superinteressante e geniosa da marca de biscoito delites que buscam despertar a atenção do publico de maneira inteligente.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Praia de vidro glass beach

Praia superinteressante na califórnia chamada de Glass Beach a praia de vidro

A praia fica em Fort Bragg e é constituída quase inteiramente de vidros virando uma grande atração turística na região.


Esses vidros chamados vidros do mar não são naturais ao contrario, eles representam anos e anos de poluição e a ação do mar e da areia acabaram polindo esses vidros transformando-os em pedrinhas de vidro inofensivas de múltiplas cores.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Gangnam Style recordes exibições e dinheiro no Youtube

Tem um ano atras fiz um artigo aqui comentando sobre o top 10 de exibições no Youtube.

Claro bastante coisas mudaram e 6 meses depois escrevi um outro artigo sobre a ascensão mais rápida do youtube com o clip de Gangnam Style que em outubro de 2012 chegou a 500 milhões de exibições no Youtube. Uma ascensão que continuou permitindo de chegar a 1 bilhão de exibições 2 meses depois em dezembro 2012.


Hoje o clip de Gangnam Style ainda não completou 1 ano e ja tem mais de 1 bilhão e 500 milhões de exibições no youtube. Para se te rum ideia o segundo colocado é o clip de justin bieber que ja esta la uns 3 anos e não chegou a 1 bilhão de exibições (pouco mais de 857 milhões de exibições exatamente).

Ou seja Gangnam Style tem o dobro de exibições com  2 anos a menos no Youtube.

Números faraônicos que deve ter trazido muita grana em publicidade.

Você esta curioso de saber quanto o youtube ganhou somente com este clipe ?

Esse numero foi divulgado justamente, somente com o clip de Gangnam style o Youtube ganhou nada menos que 2 milhões de dólares.

Não tenho os valores totais e o que arrecadou a vevo e o cantor, mas tudo deve girar em torno de 5 milhões de dólares.

O Brasil tem um vídeo que esta entre os mais exibidos no Youtube, você sabe qual é ?




Isso mesmo ai se eu te pego do Michel Telo chegou a pouco tempo aos 500 milhões de exibições sendo o 9° vídeo a ter conseguido a chegar a esta marca, e 8 deles foram clipes musicais(Charlie bit my finger - again chegou a 525 milhões de exibições). Com a progressão acho que ai se eu te pego deve conseguir subir a termo em 6° lugar ou até em 5°.

Se contarmos a arrecadação na mesma proporção a musica de Michel telo trouxe um pouco menos de 1 milhão de dólares para o youtube.

Então se você espera ser milionário postando videos no youtube ja sabe o que precisa para chegar la : ter no minimo 1 bilhão de exibições. 





sábado, 11 de maio de 2013

Desperdício de alimentos você sabia ?

Você sabia que o desperdício de alimentos é tão grande que chega 50% dos alimentos produzidos no Mundo.



Geralmente esse numero é de 1/3 mas podendo chegar a metade. Isso é tão absurdo sobretudo que 1/7 da população mundial dorme com fome sem se alimentar corretamente...

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Golfinho pede ajuda

A inteligência dos golfinhos ja é reconhecida por todos, mas a ponto de um golfinho livre ir pedir ajuda a um humano para tirar um anzol fisgado em sua nadadeira isso é sem precedentes :

O Golfinho mostra claramente aos mergulhadores que estavam mergulhando e filmando no Havai que estava com um problema e precisando de ajuda.



Imagens emocionantes, incríveis e sem precedentes o golfinho ficou ali quase 3 minutos esperando calmamente que o mergulhador retire o anzol de sua nadadeira.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Chocolate de barata

Chocolate de barata não é um sabor novo que acabaram de inventar é um sabor que todos nos conhecemos pois uma pesquisa mostrou que a em cada barra de chocolate encontra-se em média 8 pedaços de barata triturados.

Isso mesmo nas usinas as baratas convivem com o chocolate e são triturada juntas com eles e chega  as vezes até 64 pedaços em uma unica barra de chocolate.

Segundo a Food and Drugs responsável pela pesquisa, esse numero é aceitável e não é perigoso para a saúde pois elas são comestíveis.

O único perigo são para pessoas alérgicas e asmáticas.


Tudo bem numero aceitável mas as baratas não constam no nos ingredientes iniciais da receita e claro não falam nada sobre as eventuais presenças desses insetos nas barras de chocolates isso sim é inaceitável...

Pagamos por 100 gramas de chocolate mas o problema é que em algumas gramas estamos pagando por uma barata fala sério...

Não sei vocês mas quando vejo uma barata passar em cima da minha barra de chocolate(isso nunca aconteceu) ou qualquer outro alimento é obvio que ela sera jogada fora...

Só o Tiago abaixo que disse que é capaz de comer isso...





sexta-feira, 3 de maio de 2013

Recorde Youtube

Depois da skype anunciar seu recorde superinteressante de 2 bilhões de minutos por dia (ou 1 bilhão de horas por mês, foi a vez do Youtube anunciar o aumento de seu recorde que é 6 vezes maior que o do Skype.


6 Bilhões de horas de vídeos exibidos por mês, com 1 bilhão de visitas por mês o Site não para de bater recordes colossais no mundo da internet.

Também vimos o a comparação entre os textos SMS et as mensagens instantâneas tipo Whats App que giram em torno de 19 bilhões e 41 bilhões de mensagens trocadas por dia.

Numeros alucinantes mostrando que passamos muito tempo na frente de uma tela (e não dei o resultado da televisão, do facebook, de um video game etc...).


O fim do SMS

SMS : Seviços de mensagens curtas (Short Message Service)  ou popularmente torpedo ou mensagens de texto SMS é uma norma de transferência de mensagens cortadas em mensagens curtas de 160 caracteres que foi introduzida com a norma GSM para telefones celulares mas pode ser enviada para telefones fixo.


Os torpedos SMS foi ultrapassado pela primeira vez pelas mensagens instantâneas nos telefones em 2012. A tendência é que o lucrativo mercado SMS para operadoras fique obsoleto frente ao uso das mensagens instantâneas de aplicativos de tipo Whats'App e o Viber estão entre os aplicativos mais populares do iPhone.

Em 2012 teve 17 bilhões de mensagens SMS por dia contra 19 bilhões  de mensagens  instantâneas por dia.

Esse numero é ainda mais gritante em 2013 por enquanto a média esta sendo de 19 bilhões de mensagens SMS por dia contra 41 bilhões de mensagens  instantâneas (o whats'app chegou a 18 bilhões de mensagens diárias).

Olha que o numero de usuários que tem acesso a esses tipos de programa são bem menores que o numero de usuários tendo acesso ao SMS.

São 3,5 bilhões de usuários contra 586 milhões, a diferença se deve pois para usar programas tipo Whatts App, Viber, etc., deve-se ter um Smartphone.

Isso representa uma grande perda financeira para as empresas, mas se o SMS é ainda muito usado em países como a Europa é que por la eles são totalmente gratuitos independente do plano...

Será o fim dos torpedos SMS ?

Acho que não até porque eles serão a termo gratuito, e ainda é mais pratico enviar um torpedo do que enviar uma mensagem por um aplicativo do tipo whatsApp.





Distância da terra até plutão