terça-feira, 27 de março de 2012

Fotos Históricas superinteressante

A pratica feminina na Maratona ou em qualquer tipo de prova de distancia acima de 200 metros foi proibida apos os jogos Olímpicos de Amsterdã em 1928. Na época a Alemã Lina Radke obteve o Recorde de 2h16min08 segundos.

A proibição se deu ao fato que o Jornal Britanico London Daily Mail escreveu um artigo  absurdo dizendo que o esforço prolongado de corrida causaria um envelhecimento precoce nas mulheres.

O Presidente do COI o conde Ballet-La-Tour considerou retirar totalmente as mulheres das provas olimpicas. Caso que felizmente não foi aceito pois em certas provas como a natação e ginastica artistica as mulheres eram respeitadas.

Nessa foto histórica vemos a primeira mulher a desafiar a proibição de forma oficial. Kathrine Switzer se inscreveu na maratona de Boston incluindo apenas a Letra K e seu sobrenome Switzer. Recebeu o numero 261 .

Foto historica Primeira maratonista Kathrine Switzer
Kathrhine foi escortada durante a corrida e apesar disso organizadores tentaram arranca-la a força da maratona. A foto historica acima e abaixo mostra esse momento importante da maratona feminina e na briga feminina por igualdade.

kathrine switzer maratonista feminina boston

Kathrine Switzer correu até o final da prova e apesar de não ter sido cronometrada ela terminou a prova e virou um  ícone feminino abrindo assim a competição da maratona para as mulheres 2 anos depois na mesma Maratona de Boston, apesar da ira dos Cristãos fanáticos e os Machistas.

Somente nos jogos olímpicos de Londres de 1984 que as mulheres começaram a participar da prova rainha das olimpíadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distância da terra até plutão