quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Rios voadores

Os Rios voadores são massas de ar com grande quantidade de umidade que se deslocam sobre os continentes. Nessa reportagem entendemos como a floresta amazônica foi formada e sua importância vital para o Brasil e o Mundo, além da importância que ja conhecemos em termos de biodiversidade.

Cada arvore tem a capacidade de produzir entre 300 a 1000 litros de água por dia em forma de umidade no ar através sua "transpiração". Assim começa a formação dos rios voadores e cada arvore derrubada são 300 litros de água a menos no ar, uma falta podendo mudar de maneira desastrosa o clima e a paisagem desencadeando mudanças desastrosas para o Brasil e o resto do planeta.

Veja essa reportagem superinteressante sobre os Rios voadores.

através essa reportagem podemos considerar a Amazônia não somente como o "pulmão" do planeta, mas também como o irrigador desse imenso jardim. regiões como a bacia da prata onde encontramos o aquifero guarani foram formadas graças a esses rios voadores.

Nessas areas do meridianos teriamos normalmente uma região arida e seca e ao invéz disso temos a riegião mais rica em aguas no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distância da terra até plutão