segunda-feira, 8 de abril de 2013

A árvore


As árvores sempre me fascinaram, eu acredito muito na energia positiva que ela podem nos transmitir  quando pequeno me sentia sempre muito bem quando subia no abacateiro da minha vozinha  querida hoje já falecida. O Abacateiro ainda esta la firme e forte mas quando eu subia nele além de me sentir o rei do mundo me sentia muito zen como se ele comunicasse comigo, eu amava essa árvore.
Esse não é o abacateiro da minha vó mas coloco um aqui em sua homenagem

Baobabe uma das mais belas e antigas arvores do mundo 

As árvores são um dos seres vivos mais antigos desse planeta algumas podendo ter mais de 3 mil anos. também são os seres vivos mais altos desse planeta podendo atingir até 130 metros ou 150 metros. Hoje a maior arvore ainda viva chega até 115 metros.

Sequoia a maior e uma das mais antigas árvores do planeta


 Seria quase uma redundância falar da importância dela no equilíbrio do nosso planeta, seja nos dando o oxigênio que respiramos, seja como elemento despoluente, seja na umidade que elas dão ao planeta, seja nas frutas que nos alimentam, seja no abrigo que elas dão aos animais, seja na matéria prima como madeira que nos da abrigo, na fabricação do papel em que escrevemos, no látex e na borracha, nos remédios  seja na proteção do solo contra enxurradas, na absolvição da água, na manutenção dos nutrientes do solo, como lenha para nos aquecer, como sombra para nos refrescar, na criação de ecossistemas... sem elas simplesmente não existiríamos.

A árvore segundo o dicionário é um vegetal de tronco lenhoso que deve sair da terra até uma certa altura. Segundo a biologia a árvore é uma planta lenhosa (capazes de produzir madeira como tecido de suporte de seus caules).

Espiritas dizem que podem sentir a energia que elas transmitem e dizem que podem nos ajudar a liberar as energias negativas que carregamos do dia a dia. Quanto a isso não posso aprovar cientificamente mas em certo ponto acredito pois sempre me sinto bem perto delas.

No cinema sem duvida nenhuma foi no filme avatar onde foi feito a maior homenagem, acho que de certa maneira elas são inteligentes.

As arvores são majestosas, serenas, estáveis e solidas entre céu e terra. Até certo ponto estranho e curioso essa dependência da terra e essa vontade de ir em direção ao céu.


Mais curioso ainda é a maneira que nos seres humanos retribuímos as árvores tudo que elas fazem por nos a arvore é vida


Relação do Homem com a árvore
A relação homem-arvore se resume a uma relação de aproveitamento em uma unica direção. Estamos com muito débito, muito pegamos e pouco retribuímos. Não vou dizer que faço minha parte pois pouco faço, mas ao menos tento. Eu já adotei árvores na amazônia, um projeto interessante onde você pode adotar  uma árvore e ela será plantada em uma área desflorestada doando uma quantia que ajuda os locais a terem trabalho plantando e não desmatando. Estou fazendo também fazendo esse artigo em homenagem a elas, e você ?

Compartilha já sera um primeiro passo....


2 comentários:

  1. Eu sei muito bem o que te deixava feliz ao subir o abacateiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs era de lei que eu tava esperando um comentário desse tipo ! tem problema não quem não deve não teme aprovei tua resenha !!!

      Excluir

Distância da terra até plutão