terça-feira, 9 de abril de 2013

Pica Pau

Pica Pau
Pica Pau

Quando falamos do Pica pau logo lembramos do personagem dos desenhos. O sujeito aqui não é sobre o desenho animado do pica-pau mas sim do pássaro em que ele foi inspirado.

Muitos não sabem os motivos do pica pau de ficar martelando a cabeça contra as árvores o dia inteiro. Ele não faz isso por motivos suicidário, ele usa o potente bico para perfurar as árvores.

 - Sim obvio (você vai me dizer e me perguntar "mas porquê ele perfura as árvores ?" )

São dois motivos essenciais : Moradia e alimentação...

Ele constrói seus ninhos dentro das cavidades perfuradas nos troncos das arvores e se alimenta principalmente das larvas e insetos das arvores.

Claro esses insetos não são expostos na superfície da árvore então ele precisa perfura-la para come-los.

O Pica pau é um pássaro superinteressante, ele possui diversas virtudes raras entre os pássaros.

Os machos em sua maioria possui uma crista vermelha eles são de porte pequeno e médio. O pica pau se alimenta dos insetos que se encontram no tronco das árvores.

A maioria das aves tem 3 dedos para frente e um para trás, mas uma das particularidades do pica pau é que ele possui dois dedos para frente e dois dedos para trás o que lhe auxilia a subir nas árvores de forma vertical e horizontal, uma habilidade necessária o que o permite de procurar os insetos no tronco da arvore e rodar em volta de um buraco que ele esta perfurando.

Sua penas na cauda também são muito especiais elas são diferente das outras aves, pois elas são muito resistentes, muito densas, esponjosas e duras. Elas funcionam como uma terceira perna quando ele esta agarrado no tronco, dando equilíbrio para perfurar a árvore.

 Além de ter o bico mais potente entre as aves ele possui uma peça especial o que lhe impede de ficar com dor de cabeça apos um longo dia de marteladas. Existe entre o bico e o crânio um peça de cartilagem que funciona como amortecedor. Além disso seu crânio possui o osso mais espesso em relação a massa corporal entre todas criaturas.

Ual já são vários super-poderes que podem classifica-lo como um super pássaro  : dedos estratégicos  cauda multi uso, super crânio, bico super potente e tem mais !


O Pica pau possui uma língua de forma que permite de agarrar mais facilmente os insetos.

A língua dos pássaros geralmente chega até a ponta do bico, mas a o Pica pau possui uma extensa língua que passa de uns 20 a 30 cm de seu bico o que permite de buscar os insetos dentro da arvore. Ainda por cima ele possuis glândulas que produz exatamente a cola necessária para grudar o inseto na língua e sem que a língua cole no bico. Quando ele traz o almoço para dentro da boca, outras glândulas produzem um solvente para desfazer o inseto dessa cola.

Criacionismo, evolucionismo, Deus, Biologia, ciência, não sei alias pouco importa o resultado esta ai !

O que sei é que a natureza e todos seres desse planeta são sublimes com particularidades de adaptação extrema e que fazemos parte de um conjunto complexo de belezas e bizarrices com características únicas fazendo com que cada um de nos somos especiais até mesmo um simples pica pau esconde essas virtudes que o caracterizam.

Desde criança sempre gostei do desenho do Pica-pau então para homenageá-lo fiz este artigo até porquê  o Pica Pau é uma ave superinteressante, mas nada melhor que botar um bonus aqui nesse artogo com um desenho do famoso pica pau que conhecemos na televisão :


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distância da terra até plutão