segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Morcego possui a maior língua do mundo

Um espécie de morcego (Anoura Fistulata) encontrado no Equador possui a maior língua do mundo. Chegando até 8cm sendo assim a maior língua em relação ao tamanho do corpo entre os mamíferos já que o morcego possui um tamanho de apenas 5cm.

Para se ter uma ideia se tivéssemos a mesma proporção teríamos uma língua de 2,5 metros.

A língua do morcego que é maior que o próprio corpo ficaria alojada em uma cavidade no nível do coração e teria uma função vital para alimentação do morcego.

Assim como o Beija-Flor o morcego se alimenta do néctar de uma Flor que para degusta-lo necessita-se de uma língua desse tamanho.

A National Geography captou imagens inéditas desse morcego se alimentando em um documentário. Eles perfuraram uma pequena cavidade na planta para inserir a câmera e filmar reduzindo a velocidade em até 40 vezes.


Além desse tamanho incrível o que é mais superinteressante nessa historia é a relação de simbiose entre o Morcego e a planta de tal maneira desafiando as teorias de evolucionismo e criacionismo.

A descoberta desse morcego em 2005 acabou desvendando um outro mistério de como a planta Centropogon nigricans seria capaz de efetuar a polinização, pois seu pólen fica escondido e fechado em um nível bem profundo. A morcego quando se alimenta entra na planta capturando assim o pólen com a cabeça e assim como fazem as abelhas ele poliniza outras plantas que vão sendo visitadas quando ele se alimenta, permitindo a sobrevivência da planta e dele mesmo.
Morcego poliniza uma planta rara um relação de simbiose rara e frágil

Os cientistas acreditam que o morcego e a planta evoluíram de maneira paralela com um se adaptando ao outro. (Teoria Evolucionista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distância da terra até plutão