quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Nokia

Nokia Connecting People

A Nokia é uma empresa com uma trajetória superinteressante. Como poucos sabem a Nokia é uma empresa filandesa que dominou os ultimos 30 anos do mercado da telefonia celular.

A Nokia começou sua historia como uma fabricante de papel e de botas de boarracha, e foi fundada em 1865 por Fredrik Idestam.

O que isso tudo tem a ver com o setor das telecomunicações que virou a referência mundial em termo de telefone celular ?

Com  a necessidade da fabricação de produtos quimicos a Nokia criou uma filial mais tecnologica para produzir produtos mais desenvolvidos, em seguida com o crescimento da eletricidade se precisava de cabos eletricos nascendo assim mais um filial e essa especialisada da concepção de cabos elétricos. Começou ai a Historia da Nokia com o setor das telecomunicações.

Varios negocios foram feitos durante esse tempo dividindo a empressa en 3 grande setores : Na fabricação de Papel, No setor da Borracha (botas, pneus..) e os de cabos elétricos. Em 1968 a empresa cria um quarto setor especialisado no tratamento de dados.  No final dos anos  80 depois de ter comprado a divisão datasystem da ericsson a Nokia virou a maior empresa de informatica da Escandinávia.

Podemos dizer que os escanavios foram os invetores das redes celulares, a Nokia sempre como uma empresa visionaria comprou 51% do setor de telecomunicações  da empresa estatal Filandesa. No mesmo ano em que foi colocado a NMT (Nordic Mobile Telephone) a primeira rede celular que cobria toda a escandinavia e que muito rapido se expandiu para o resto do mundo.

No entanto a Nokia conheceu um periodo negro com grandes perdas por causa dos altos investimento feito em aquisições fortuitas. Em 1992 Jorma Ollila eleito novo presidente com a missão de reerguer a empresa.

Ele se concentra no setor da telefonia celular largando todas outras atividades, dai nasce o famoso sloogan da Nokia : "Connecting People" que foi lançado como um imenso desafio.

Em 1991 a primeira Rede GSM foi criada e a primeira ligação foi passada com um telefone Nokia e 1 ano depois o Nokia 1011 primeiro telefone GSM para o público foi comercializado. O Sucesso foi imediato e planetário e a Nokia virou assim como a referência em telefonia Celular. Isso foi apenas o inicio de um periodo de inovçéoes tecnologicas para a Nokia. SMS, Jogos, camera fotografica pouco a pouco a Nokia ia inventando novas opções nos telefones celulares.

confira os pontos importantes da trajetoria da Nokia no mundo da telefonia Celular :


  • A Gama 8100 lançada em 1996 foi a primeira a integrar o SMS.
  • Em 1998 a barra de 100 milhões de telefones vendido no mundo foi atingida.
  • EM 2000 somente a Nokia representava 5% do PIB da Filandia
  • Também em 2000 a Nokia fazia 25% das exportações da Filandia
  • Em 2001 a Nokia inventou o MMS com o 7650 o primeiro Smartphone
  • 2001 Criaçéao do OS Symbian que virou referencia mundial
  • Em 2003 O Nokia 1100 foi vendido em 200 milhões de exemplares (o produto eletronico mais vendido no mundo na epoca)
  • 2006 a Nokia é lider mundial absoluto do mercado com 37% de partes
  • Até 2007 a nokia teria vendido 1,15 bilhões de Telefones
  • Representada no Mundo inteiro a Nokia possui 130 mil empregados


No inicio de 2007 foi o apogeu da Nokia ano que um terremoto aconteceu no mundo da telefonia celular com o aparecimento do Iphone da Apple.

Começou ai a descida da Nokia e o enfraquecimento de um gigante das telecomunicações. Certo de sua Força a Nokia cometeu um grande erro guardando o sistema Symbian com a aparição do IOS do Iphone e o Android do goggle que se impos como sistema operacional Open Source nos telefones da Motorola, Samsung, Sony Ericsson.
As partes do Mercado cairam de 37% em 2007 a 29% em 2010, ainda grande lider do mercado da telefonia celular, mas com uma queda anual preocupante.

Para salvar o Naufragio um novo presidente e o primeiro que não é filandês foi eleito, o canadense antigo da Microsoft Stephen Elop.

Pouco a pouco todos começam a abandonar o sistema Symbian, e a Nokia percebeu o erro de estratégia e faz o mesmo anunciando uma parceria inedita com a Microsoft que vai fabricar o Sistema Operacional para os Telefones da Nokia.

Por enquanto existe somente protótipos e a Nokia pensa também no mercado de Tablet PC, mas nada sairá antes de conseguirem criar um produto competitivo e superinteressante, mas enquanto isso a Apple com o Iphone e o Ipad e a samsung com o Galaxy vão onquistando o mercado. 

Nokia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distância da terra até plutão