quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mina de Ouro

Maior mina de ouro do MundoO ouro sempre foi um dos elementos mais cobiçados no mundo, nessa época de crise virou o produto da moda no mundo dos investimentos.

Para quem se lembra das aulas de química o ouro é um elemento químico de simbolo AU (do Latim Aurum) e de número atómico 79.

O Brasil sempre foi refêrencia em relação ao Ouro sobretudo na idade média, lembrem a famosa frase das aulas de Hitória :
"O Ouro constrói buracos no Brasil, Igrejas em Portugal e Indústrias na Inglaterra"

De fato o Brasil sendo colônia de Portugal que estava endividado com a Inglaterra que contribui com a revolução Industrial.

Hoje ja não é mais o caso, as atenções se voltam para o continente da africa onde Minas de ouro gigantescas nascem nos países africanos. Mas o maior produtor mundial de ouro é a China, veja abaixo em media os maiores produtores mundiais de Ouro :

Produção em 2009
  1. China com 320 toneladas de Ouro por ano
  2.  EUA com 223 toneladas de Ouro por ano
  3. Australia 222 toneladas de Ouro por ano
  4. Africa do Sul 198 toneladas de ouro por ano
  5. Russia com 191 toneladas de ouro por ano...
  6. Péru 181 toneladas de ouro por ano
      O Brasil vem somente em 12°com somente 60 toneladas de ouro por ano

Produção Mundial de ouro em 2010
  1. China com 345 toneladas de Ouro por ano
  2.  Australia com 255 toneladas de Ouro por ano
  3. EUA 230 toneladas de Ouro por ano
  4. Africa do Sul 190 toneladas de ouro por ano
  5. Russia com 190 toneladas de ouro por ano...
  6. Péru 170 toneladas de ouro por ano
      O brasil vem somente em 11° com somente 65 toneladas de ouro por ano.

Em termos de  Mina de ouro a  Africa do sul atingiu o recorde de profundidade. Com 3,9km de profundidade e mais de 800km de galerias a mina de ouro de Tautona é a maior mina de ouro do Mundo.
Para se ter ideia o elevador atinge a velocidade de 60km/h para chegar no fundo da mina de ouro. A temperatura da rocha chega a atingir 60°C

No Brasil as maiores Minas de ouro esta evidentemente no estado de Minas Gerais no qual ele deve esse nome devido as minas de ouro.
A maior Mina de ouro do Brasil é a de Paracatu em Minas Gerais a 450 km de Belo Horizonte, embora a mina e os lucros pertença a Empresa Canadense Kinross, que somente em 2009 investiu mais de 570 milhões de Dólares. Pouco perto dos quase 1 bilhão de dólares de produção anual.

O Ouro muito presente nas industrias por ser um elemento supercondutor e inoxidável é também a referência em joalherias.

O tipo mais usado é o Ouro 18 quilates que tem a pureza de 75%. O ouro de 24 quilates tem a pureza de 99,99%

Para reconhecer o Ouro e a sua Pureza, existe simbolos que representa cada numero de quilates, como a aguia que representa o 18 quilates. veja a figura abaixo  :
No Brasil geralmente reconhecemos pela representação de tipo 18k ou 750 para o 18 quilates com 75% de pureza, mas dificilmente encontraremos joias de 24k quase 100% puro que é mais usado para fazer barras de ouro

Para quem se interessa pelo Ouro o globo acabou de fazer duas matérias superinteressante sobre a exploração as Minas de ouro no Brasil e a exploração veja nesses Links : 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distância da terra até plutão