sábado, 5 de novembro de 2011

Arvore tóxica da morte

arvore toxicaAs árvores nem sempre são boazinhas ou superinteressante para nos dar o ar que respiramos ou sombra para descansar, mas você conhece Hippomane mancinella ou ávore da morte. Com um nome desses ela não deve ser nada boa.

Existe uma espécie de árvore encontrada nas ilhas do caribe em área de solo seco e arenoso, ela é chamada cientificamente de Hippomane mancinella, e apelidada de árvore da maçãzinha pelos espanhois ou até como árvore da morte. O Nome é que ela da uma "fruta" em aparência semelhante a da maçã (manzanilla).

A particularidade dessa árvore é que ela é altamente tóxica. Se você encostar nela ou em suas folhas irá sofrer graves lesões de queimadura.

Isso mesmo a toxina presente nessa árvore queima a pele da pessoa que encosta-la. Essas árvores são até marcadas em vermelho como podemos ver na foto para as pessoas não chegarem perto dela.

O Latex dessa árvore é extremamente toxico transformando até o tronco da árvore com um simples contato com a pele humana em uma reação inflamatória intensa.

árvore da morte


Isso acontece igualmente com as folhas ou até a fruta dessa árvore, causando uma dermatite aguda na pele. Se alguém experimentar a maçãzinha dessa árvore ira cuspi-la em seguida pelo horrível gosto amargo dela, mas se engoli-la sofrerá graves consequências. Se você botar a boca na fruta acontecerá graves queimaduras primeiro na boca, inchaço nos lábios e na lingua que será coberta de bolhas e o forro inteiro da boca cairá através grandes placas. A intoxicação é acompanhada de uma queda da tensão arterial com consequências podendo até ser fatal.

Essa árvore é tão perigosa que mesmo em caso de chuva se você estiver em baixo a água escorrida pela árvore também ficará toxica e até se o vento trazer o polen da árvore na tua pele podem causar dermatite dolorosas.

Veja abaixo a queimadura de um simples contato com a ávore :
Queimadura causada pela "árvore da morte"  a Hippomane mancinella

Apesar de ser perigosa essa árvore não deixa de ser superinteressante, os índios usavam o látex dessa ávore na ponta das flechas como veneno.

Um comentário:

  1. eu comi sem saber que era tóxica, e não morri, só tive dores no estomago e queimaduras na boca.

    ResponderExcluir

Distância da terra até plutão