Existe uma espécie de árvore encontrada nas ilhas do caribe em área de solo seco e arenoso, ela é chamada cientificamente de Hippomane mancinella, e apelidada de árvore da maçãzinha pelos espanhois ou até como árvore da morte. O Nome é que ela da uma "fruta" em aparência semelhante a da maçã (manzanilla).
A particularidade dessa árvore é que ela é altamente tóxica. Se você encostar nela ou em suas folhas irá sofrer graves lesões de queimadura.
Isso mesmo a toxina presente nessa árvore queima a pele da pessoa que encosta-la. Essas árvores são até marcadas em vermelho como podemos ver na foto para as pessoas não chegarem perto dela.
O Latex dessa árvore é extremamente toxico transformando até o tronco da árvore com um simples contato com a pele humana em uma reação inflamatória intensa.
Isso acontece igualmente com as folhas ou até a fruta dessa árvore, causando uma dermatite aguda na pele. Se alguém experimentar a maçãzinha dessa árvore ira cuspi-la em seguida pelo horrível gosto amargo dela, mas se engoli-la sofrerá graves consequências. Se você botar a boca na fruta acontecerá graves queimaduras primeiro na boca, inchaço nos lábios e na lingua que será coberta de bolhas e o forro inteiro da boca cairá através grandes placas. A intoxicação é acompanhada de uma queda da tensão arterial com consequências podendo até ser fatal.
Essa árvore é tão perigosa que mesmo em caso de chuva se você estiver em baixo a água escorrida pela árvore também ficará toxica e até se o vento trazer o polen da árvore na tua pele podem causar dermatite dolorosas.
Veja abaixo a queimadura de um simples contato com a ávore :
Queimadura causada pela "árvore da morte" a Hippomane mancinella
Apesar de ser perigosa essa árvore não deixa de ser superinteressante, os índios usavam o látex dessa ávore na ponta das flechas como veneno.
eu comi sem saber que era tóxica, e não morri, só tive dores no estomago e queimaduras na boca.
ResponderExcluir