segunda-feira, 4 de junho de 2012

Informações e cuidados sobre afogamentos

Um artigo informativo para dividir, copiar, divulgar com exaustão pois maior sera a informação maiores serão as chances de salvar vidas.

Como havia feito o artigo sobre o afogamento no rio sapucaí  o diretor medico da sociedade Brasileira de salvamento aquático o DR Szpilman  viu o artigo e trouxe uns elementos importantíssimo para serem divulgados sobre os cuidados a serem tomados para evitar o afogamento.

A gente sempre acha que nunca vai acontecer com a gente até que um dia isso acontece com alguém próximo, é com muita dor que escrevo esse artigo em homenagem a uma amiguinha de escola da minha filha que morreu no ultimo sábado afogada em um rio com o irmão e o padastro que tentou socorre-los. Na escola estão todos traumatizados a menina tinha somente 6 anos e o irmão 7.

Vou guardar o anonimato sobre este caso em respeito a familia, mas  se tem um artigo que pode ser util e um dia ajudar ao menos uma pessoa a escapar de um afogamento é com todo prazer que divulgo essas informações sobre esse assunto nem um pouco banal.

Estatísticas sobre afogamentos

Segundo estatísticas 10 milhões de pessoas se afogam no mundo e 500 mil morrem por ano e 21 pessoa diariamente no Brasil.

O afogamento é a segunda causa de mortalidade em crianças de 1 até 14 anos, por isso isto é um sujeito muito importante a ser divulgado, dados da Sobrasa e ILS Americas

Abaixo como disse o diretor medico da sociedade brasileira de afogamento :


"Todas são informações com referencias bibliograficas das mais atuais e de confiança, postadas na literatura mundial."




Vídeo Superinteressante sobre prevenção em afogamento em agua doce (pisicnas, rios e lagos)


Cuidados e prevenções ao ir a praia


Documento sobre classificação e tratamento de afogamentos


Documento sobre afogamento elaborado por www.Szpilman.com

Links sobre artigos da SOBRASA :
Imagens importantes :

Para os surfistas que podem resgatar mais facilmente com suas pranchas clique na imagem abaixo para amplia-la e entender como agir nessa hora. Tenho um primo surfista que já salvou bastante pessoas.
A imagem é muito grande clique para amplia-la e um pouco de paciência para vê-la

Outro banner bem grande com leitura atrativa e com imagens explicativas sobre como agir em momento de emergência aquática :
Clique na imagem para amplia-la 

Homenagem aos que perderam suas vidas e parentes das vitimas em acidentes de afogamentos que faço este artigo. Homenageio também o Salva vidas que salvou meu irmão de um afogamento em um mar de ressaca, mas que veio a falecer em um acidente de moto. Homenagem também a amiguinha da minha filha Saadia que morreu em um afogamento com apenas 6 aninhos.

Agradecimentos a Dr David Szpilman - www.szpilman.com pela contribuição da documentação e da ideia de divulgação sobre a prevenção contra afogamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distância da terra até plutão