terça-feira, 16 de agosto de 2011

Canhotos melhores que destros

Os canhotos são melhores que os destros nos esportes ?
Todos conhecem o conceito que o canhoto seria melhor que o destro na pratica do esporte.

Existe diferenças entre os destros e canhotos na vida, como vimos no artigo sobre os destros que vivem mais que os canhotos. Em esportes dessa vez quem ganha são os Canhotos.

Os canhotos usam a parte direita do cérebro no quesito analise espacial e dos movimentos e os destros a parte esquerda do cérebro. Essa particularidade beneficia os canhotos em vários quesitos sobretudo na prática de esportes.


Os canhotos possuem de base uma melhor coordenação motora que um destro, geralmente sabem usar as duas mãos e os dois pés, coisa que um destro tem que adquirir com muito treino. Isso se explica no numero de connexões entre os dois hemisférios do cérebro. No cérebro do canhoto existe muito mais ligações entre as duas partes do cérebro que no cérebro do destro, favorecendo assim a troca de informações entre os dois hemisférios.

Por isso em esportes os canhotos tem mais facilidades para se adaptar. Os canhotos mesmo sendo minoritários sempre se sobresairam melhor nos esportes.

No futebol por exemplo um canhoto quase sempre sabe chutar com as duas pernas mas um destro so adquire esse dom com treinamento.

Hoje se avalia em torno de 90% de destros para 10% de canhotos, apesar disso os canhotos são muito presentes nos esportes como : Futebol, Tenis, Golf, Boxe, Volei, Handball, Basquette...

Um canhoto leva sobretudo vantagem em esportes individuais onde num "combate" contra um destro ele leva melhor, graças a sua faculdade de adaptação do jogo invertido, como no tênis, no boxe ou na esgrima.


Isso é um dos exemplos da diferença entre os destros e os canhotos, mas varios outros existem como na esperança de vida onde um destro leva vantagem ou que o canhoto é mais nervoso que um destro.

Existe até teorias que se os canhotos sobreviveram foi porque eles eram melhores em combates corpo a corpo como na idade media em combate com espadas, e que hoje em sociedades mais violentas o numero de canhotos seria maior. Tudo isso é muito esquemático e téorico ainda não provado cientificamente, mas as diferenças entre os Canhotos e destros existem além da simples escrita com a mão esquerda ou direita...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distância da terra até plutão