sábado, 20 de agosto de 2011

Destros e Canhotos

Depois dos dois artigos sobre canhotos e destros : Destros vivem mais do que canhotos e canhotos são melhores do que destros na pratica do esporte, nos fazemos ainda mais perguntas do que antes. Um sujeito superinteressante tanto para destros que para canhotos, mesmo que os canhotos saberão mais do que estou falando, pois eles são canhotos que vivem em um mundo de destros.

Muito poucos prestam atenção mas muitos coisas são feitas para os Destros o que complica a vida dos canhotos, como o mouse, o abridor de latas, a tesoura,  cadeiras de escola. Até cadernos com arame atrapalha na escrita, mas não é possivel adaptar esses tipos de caderno a não ser se o canhoto começar a escrever como os arabes da esquerda para a direita...

Vimos no artigo sobre os canhotos nos esportes que eles tem uma melhor capacidade de adaptação por causa do cérebro que possui virtudes como as pontes de connexão mais numerosas entre os dois hémisferios. O que não sabemos é porquê o cérebro dos canhotos são diferentes dos destros. O Cérebro dos canhotos também são considerados mais simetricos pela capacidade de usar melhor as duas partes. Sabemos que o cérebro evolui como um musculo que trabalha, a explicação seria essa, pois os canhotos vivendo num mundo de destros tenham que se adaptar e muitas vezes serem obrigados a usar as duas mãos etc. Seria então assim que eles desenvolveriam o cérebro criando pontes de conexões mais numerosas entre os dois hemisférios do cérebro.

Sabemos que existem perto de 10% de canhotos para 90% de destros, na pratica do tenis por exemplo um destro esta acostumado a enfrentar um outro destro, mas o canhoto também esta acostumado com isso por existir mais destros que canhotos. Então um destro teria dificuldade de enfrentar um canhoto seja no tenis ou em outro esporte. Seria talvez essa uma parte da explicação da facilidade dos canhotos em saber usar a parte do corpo deles mais habidosa e desenvolver a parte destra por viver em um mundo de destro.

Então seria diferente se um destro vivesse num mundo de canhotos talvez seria ele que teria mais facilidade nos esportes, por ser obrigado a usar a parte esquerda do corpo.

Na idade media os canhotos foram até acusados de Bruxaria e queimados, na nossa historia mais recente eles tinham os braços amarrados para aprender a escrever com a mão direita. Como por Deus onde Jesus sentava a direita em casa o herdeiro senta a direita do pai. Os nobres sentavam a direita do Rei assim por diante foi crescendo essa image do que o Direito é o certo e o esquerdo o errado. Alias destro vem da palavra destreza e em outras linguas o esquerdo ou canhoto sinonimo d desengoçado. Estranho pois é o canhoto que domina melhor os movmentos no espaço. Em Francês por exemplo se uma pessoa deixa cair algo no chão ou comete um erro de coordenação você chama ela de canhoto (Vous êtes gaucher ?).

Não podemos afirmar se ser canhoto ou destro é questão de genética e hereditário, mas as probabilidades são maiores, de ordem de 46% nos caso de dois pais canhotos, e de 17% se um deles for canhoto.

Talvez nascemos todos iguais canhotos e destros, mas os canhotos desenvolvem uma aptidão especial na prática de esportes e outras vantagens por viver em mundo de destros. A prova é que se canhotos tem uma relativa facilidade no aprendizado da utilização da parte direita, mas tantos destros quanto canhotos podem atingir níveis altos de competitividade se estes forem treinados da mesma maneira.

Veja exemplos de grandes nomes do esporte :

Destros e canhotos no Futebol

  • Pélé é destro
  • Maradona é canhoto
  • Ronaldo (Fenômeno) é destro
  • Zidane é destro
  • (Um ambidestro adquirido pois virou melhor com a canhota)
  • Ronaldinho Gaucho é destro
  • Messi é canhoto

Outros Destros e canhotos

  • Ayrton senna era canhoto
  • Alain Prost
  • Mozart era destro
  • Bethoveen era canhoto

O Canhoto não é um ser superior ao destro e vice versa. O destro por usar mais uma parte do cérebro desenvolve aptidão para outras coisas, assim como o canhoto que leva vantagens em outros quesitos.
Concluindo Canhoto e destros possuiem modos operatorios e de pensar que são diferentes, mas que não é pelo fato de ser destro ou canhoto que somos melhores em geral, podemos ser de praxe melhor em certos pontos, mas com certeza são pelas experiências vividas e força de vontade no que se faz é que adquirimos um potencial seja ele em atividades esportivas ou intelectuais.

Em complemento deste artigo não deixe de ler : canhotos são melhores do que destros na pratica do esporte

2 comentários:

  1. tá tudo errado cara!!! Pelé é canhoto mais chuta com o pé direito, e Zidane e Ronaldo fenomeno são ambidestros!!!! Lefty side Rulez

    ResponderExcluir
  2. Não consideramos os ambidestros nesse artigo, pois a ambidestria não é lateralizada o cara não é nem canho nem destro, sobretudo a ambidestria natural é muito raro e no futebol é algo sempre adquirido com a pratica. Mas confirmamos que estamos certos que Ronaldo é destro de base Pelé é destro de base e claro como todo atacante fenomenal chuta muito bem com as duas pernas mas Zidane fazendo uma pesquisa ele é destro apesar de ter virado melhor com a perna esquerda (um ambidestro adquirido). Valeu pela dica !

    ResponderExcluir

Distância da terra até plutão