quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ataques de tubarão

Ataque de TubarãoNas ilhas Seychelles 2 ataques de tubarão no espaço de poucos dias mataram duas pessoas. Um Francês e um Inglês não resitiram ao ataque do suposto Tubarão que parece rodear a região. Segundo as autoridades os ataque seriam do mesmo Tubarão que teria se perdido.

Fato extremamente raro esses ataques mortais de Tubarão. Nessas Ilhas o ultimo ataque foi em 1962, varias praias estão interditadas até as autoridades acharem o Tubarão.

Geralmente os ataques de Tubarão são raros, eles ficam agressivos por um fator ambietal ou como invasão de territorio. Mas esse ano eles parecem estar enlouquecendo nunca foi registrado tantos ataques de Tubarão, somente hoje mais dois atques foram registrado em Tehauppo no Haiti e na Russia perto na costa asiatica.

Existe 400 especies de tubarão e somente 33 dessas atacaram o Homem, se contarmos somente o ultimo seculo apenas 3 especies de tubarão atacaram o Homem no registro entre 1907 e 2002.

As 3 especies potencialmente agressivas são o Tubarão touro, tubarão Tigre e o famoso Tubarão Branco que foi imortalizado por Spielberg em 1975. Mas este ultimo não se comporta como no filme geralmente os ataques dele é considerado como erro de identificação com a foca quando se usa uma roupa de borracha.

Os ataques do tubarão tigre são confundido com tartaruga quando uma pessoa esta sobre uma prancha.

Os ataques de tubarão touro (cabeça chata)  também muitas vezes confundido, mas também por questão de invasão de territorio, pois este tubarão é extremamente territorialista.

O Grande problema é que o Tubarão utiliza os dentes para identificar as vitimas, com uma mordida onde ele não mede a força ele identifica a textura e o sabor da vitima e a abandonando apos o ataque, pois a carne humana pouco rica em gordura não é considerada saborosa pelo tubarão.

tubarão


Cerca de 86% de ataques de tubarão acontecem sem provocação, o resto com provocamento quando se tenta toca-lo, dar comida, tantativa arpoar etc.

Uma atividade turistica qua acontece no Bahamas e nas ilhas do Caribe esta mudando o comportamento dos tubarões é a alimentação dos tubarões por turistas, estes associam o barulho dos motores com os mergulhadores com a oferta de comida, mas se você vir acostar um barco para mergulhar o tubarão por ficar frustado de não ser alimentado pode se tornar agressivo. Esta atividade ja fois proíbida em varios países.

Vale lembrar que uma torradeira elétrica mata mais por ano que um tubarão.

Outros que também "atacam" os pés do Homem são os Peixes Pedicures veja o artigo sobre estes peixes o qual os ataques não são nada perigosos par o Homem

Vejam também o artigo do ataque do Jacaré no Peixe Elétrico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distância da terra até plutão