segunda-feira, 16 de abril de 2012

Inteligência e burrice

Tem muita gente na vida que se acha inteligente e superior aos outros, mas o que é na verdade a Inteligência ? Existe realmente motivos para se vangloriar inteligente ? Ou sera uma forma de burrice de se achar inteligente e superior ?
Inteligência

O Antônimo da inteligência é a burrice, seja um ou outro todos possuimos os dois adjetivos em uma certa área. Pois ninguém pode ser inteligente em tudo.

 A inteligência segundo o Wikipedia é definido assim :
"Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender. Embora pessoas leigas geralmente percebam o conceito de inteligência sob um âmbito maior, na Psicologia, o estudo da inteligência geralmente entende que este conceito não compreende a criatividade, o caráter ou a sabedoria. Conforme a definição que se tome, pode ser considerado um dos aspectos da personalidade"

Difícil definir em poucas palavras algo tão complexo como a inteligência, seja ela humana ou animal... Para mim a inteligência é um assunto superinteressante mas um assunto infinitamente vasto onde a melhor maneira de explicar é com exemplos do dia a dia ao invés de palavras complicadas e "inteligentes..."

Um exemplo banal é um jogador de futebol por exemplo é sempre julgado equivocadamente como burro por não dominar o "carisma da linguagem" não se expressar e não dominar a língua como um jornalista, um politico, um professor etc. Mas justamente o jogador de futebol não é pago para falar bem e passar ensinamentos e ideais as pessoas que o considera como herói. Infelizmente apesar de serem astros eles possuem defeitos como todo mundo mas não devem ser considerados como Burros por terem abdicado de seus estudos. Para obter uma carreira de atleta tiveram que abdicar do tempo usado para atividades intelectuais para desenvolver outro tipo de inteligência. A inteligência atlética.

Os jogadores de futebol expressam seu intelecto quando ele esta em um campo de futebol com a bola no pé. Nisso Neymar, Ronaldinho Messi e Pelé são gênios, pois afinal é o cérebro que comanda os movimentos, as decisões rápidas, e os cálculos milimétricos na hora do passe.

Burrice
O Homer era Burro ?


Como diz o próprio Romário outro jogador de futebol  :  "O Pélé é um poeta calado" pois o Pélé é reconhecido por dar palpites errados e falar "merda". O Cara é rei mas como todo Rei eles não era perfeito em tudo cada um  possui uma forma de inteligência, somos todos burros em alguma coisa e somos todos inteligentes em alguma coisa.

Antes de julgar alguém temos que pensar que não somos perfeitos e certamente a pessoa que você julga possui um dom diferente do seu, uma forma diferente de inteligência que talvez vocês não a tenha.

Mas como no mundo do futebol onde existe jogadores mais "inteligentes com os pés" do que outros, existe pessoas com mais capacidade em adquirir o intelecto do que outras. Ja encontramos pessoas possuindo diferentes tipos de inteligência em varias áreas, seja ela manual, atlética ou mental.

Esses que dominam varias áreas sim possuem uma inteligência superior que muitas vezes não são reconhecidas em um teste de QI. A inteligência não pode ser definida simplesmente com um papel e uma caneta, por exemplo uma pessoa que sabe construir uma casa com as próprias mãos, que sabe pintar seja uma parede seja um quadro seja um papel seja no photoshop (veja o speed painting), que se expressa bem, que tem facilidade nos esportes, boa capacidade de aprendizado de raciocínio, de mecânica, de sabedoria na cozinha, de definição de um  paladar gustativo (a enologia por exemplo) ,   etc... (como eu disse acima a inteligência é infinita).

Então não é um simples teste de QI que vai definir a inteligência de uma pessoa. No dia que existir uma verdadeira prova resumindo vários tipos de capacidade humanas ai sim poderemos tentar medir a inteligência de uma pessoa. Digo tentar pois como falei acima a inteligência é infinita difícil colocar em uma prova o resumo de uma coisa que é infinita.

Ainda assim não poderemos julga-la pois cada pessoa evolui em universos diferentes, e a pessoa considerada burra certamente não cresceu em universo tão apropriado para o desenvolvimento da inteligência quanto outros considerados inteligentes. Então uma pessoa que passa uma prova para um concurso pode ser na realidade "mais burra" mesmo sendo aprovada do que um reprovado e certamente menos competente até na profissão que devera ser realizada.

Você vai me perguntar "mas como pode isso ?"

Vou responder existe cursos preparatórios para concursos tão eficaz mas tão caro que poucos podem ter acesso. Mas esses concursos preparam as pessoas para passar a prova e não na pratica da profissão e por isso que encontramos muito incompetentes mesmo tendo passado uma prova difícil.

Provas para certos concursos são absurdamente equivocadas e pouco uteis para avaliar a aptidão da pessoa para a pratica da profissão. Houve a pouco tempo uma prova para gari que teve pergunta sobre novelas...

O que a novela vem fazer nesse meio, daqui a pouco tempo vai ter pergunta em concurso sobre o BBB ?
A pessoa que ao invés de ver novela preferiu ler um livro foi prejudicada. E a pessoa que fez a prova menosprezou os Garis pensando que ele tem como cultura universal a novela ? Não estou dizendo que ver novela = burro mas colocar uma questão sobre novela em uma prova não se justifica até porque o cara não vai trabalhar na Globo ou em um blog de fofocas sobre novelas !

O próprio Albert Einstein o ícone da inteligência humana era um aluno médio com notas baixas...

Não menospreze uma pessoa por achar ela burra você estará insultando sua própria inteligência de julgamento. Você não sabe em qual ambiente a pessoa teve que se desenvolver pois certamente essa pessoa não teve os mesmos acessos que você teve, em consequência ela possui capacidades que você não tem e então maneiras de inteligência diferente que em certas circunstâncias podem ser mais úteis que as suas.


A inteligência pode ser trabalhada e expandida para outros centros, mas existe pessoas com um universo reduzido que não teve a oportunidade de diversificar a cultura geral para ser considerada como inteligente.

Um indio por exemplo que teve um desenvolvimento num universo mais reduzido não pode ser comparado com uma pessoa que se desenvolveu em uma cidade, com acesso a  escola internet, TV radio e contato com outras culturas.

Cada um no seu próprio meio sera mais "inteligente" do que o outro por conta de sua experiência. O índio conhecera a natureza de uma maneira harmoniosa e não destrutiva e não podemos dizer que nosso desenvolvimento pode ser considerado inteligente. Mesmo se temos a taxa de natalidade que é quase dobrada com a do índio (se bem que as doenças quem trouxe foi o Homem Branco) acredito que a maneira harmoniosa que o índio vive com o planeta pode ser mais inteligente pois estamos destruindo o planeta e a vida deles na terra prosperariam por muito mais tempo que a nossa se continuarmos vivendo dessa maneira.

Existe um conceito que o progresso é regressar, mas estou fugindo do assunto da inteligência, talvez escreva depois sobre este assunto.

Sabemos que o índio Brasileiro os Tupis Guaranis por exemplo teriam sido uma civilização menos avançada que os Aztecas ou os Incas por exemplo. Como podemos julgar isso ? Pela inteligência ?

Não acredito que isso seja a questão mas o ambiente dessas civilizações eram diferentes a geografia era diferente e contato com outras civilizações também.

Nossos índios tinham mais espaços e acesso fácil a comida que os incas na altitude por exemplo.  As pessoas se superam na adversidade. Se outras civilizações eram mais próximas existia vários tipos de troca seja ela amigável ou não, numa relação amigável ou de hostilidade existe uma troca de "savoir faire" numa situação de conquista ou de defesa sempre tiveram que desenvolver inteligência nessas adversidades, o que o índio Brasileiro pode não ter encontrado e no entanto tido menos necessidade de se proteger ou conquistar terras inimigas. Nossas terras eram mais extensas e mais férteis, nossos índios eram mais nômades na exploração por isso não possuem monumentos como as piramides dos aztecas ou a cidade sagrada Machu Pichu dos Incas.

Um exemplo é a europa que é muito pequena e pôde se desenvolver dessa maneira se protegendo e atacando ou trocando experiências com os Vizinhos de culturas diferentes, mas isso não faz o Europeu com aptidão genética mais inteligente que um Africano ou Sul Americano... Foi a geografia e a proximidade de diferente culturas que permitiu o desenvolvimento moderno da sociedade.

Ja ouvi burrice de um conhecido europeu que teve acesso a cultura e se desenvolveu em um meio inteligente mas que pensa que os Brancos da Europa são geneticamente mais inteligente que os outros por terem conquistado o mundo... (quanta asneira... certamente foi influenciado por uma educação racista)

Pensar isso é ser muito pequeno e esquecer o desenvolvimento histórico do mundo, ele que certamente é burro em História e talvez até preconceituoso em certo pontos possui diferente tipos de inteligência que o meio dele o permitiu de desenvolver e em certo ponto de subdesenvolver como o preconceito.

Como já dizia Gabriel o Pensador RACISMO É BURRICE

Alias tratei esse assunto sobre índios acima pois na Europa ja ouvi varias pessoas com uma opinião leviana sobre esse assunto.

No google se buscarmos a palavra inteligência teremos em primeiro a foto do Albert Einstein e depois milhares de fotos de cérebro, mas o tamanho do cérebro nunca foi relacionado com inteligência. Não tenho aqui nesse artigo receita da inteligência e muito menos me considero inteligente por tratar um assunto como esse.

A inteligência é um assunto superinteressante mas um assunto vasto e talvez infinito para ser tratado em um artigo. Mas a mensagem que gostaria de passar é que ninguém é melhor que ninguém, certas pessoas tiveram o dom de aprender mais facilmente que outras mas na grande maioria das vezes não foi por causa da genética e sim graças as oportunidades, as experiências,  o meio ambiente do interesse, da força de vontade e da educação que receberam que as pessoas puderam se desenvolver.

Acho que nascemos todos iguais com as mesmas capacidades para se desenvolver mas certamente com um certo dom para certas coisas.

Existe diferentes tipos de inteligência uns dominam mais tipos de inteligências do que outros e uns possuem um grau de inteligência mais afinado em um quesito do que outro. Se pudemos em grande parte comparar certas habilidades isso se deve a experiência e o trabalho da pessoa em grande parte então a comparação não é de inteligência e sim de experiencias onde na maioria das vezes todos podem aprender.


Se você quiser ir mais além e testar alguns testes de inteligência aqui tem uns superinteressante : http://rachacuca.com.br/teste-de-inteligencia/

mas lembre-se se o resultado não for o que você esperava 


Como diria Einstein : a inteligência é relativa !
Inteligência Einstein



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Distância da terra até plutão