terça-feira, 24 de abril de 2012

As pontes mais bonitas do mundo

Depois da polemica ponte mais cara do mundo da Dilma, mesmo em relação a maior ponte do mundo e a mais alta ponte do mundo estou extendendo o sujeito paara os fãs da arquitetura moderna com fotos das pontes mais bonitas do mundo de pontes modernas.

As pontes são obras da engenharia civil que permite as pessoas ou os veículos de atravessar obstáculos aproximar duas cidades ou até mesmo fronteiras. São através as pontes que a genialidade do arquiteto é revelada mostrando que arquitetura e engenharia também é uma forma de arte.

Abaixo um pequena seleção das pontes mais bonitas e loucas do mundo não necessariamente nessa ordem :

A Ponte Montanha Russa na Alemanha





Acima vemos a ponte que mais parece uma montanha russa, na realidade uma ponte para pedestres ou uma passarela que só serve turisticamente, ela foi imaginada por  Heike Mutter e Ulrich Gent, ela fica situada na Alemanha na cidade de Duisbourg. Se não é muito útil ela surpreende por sua forma artistica

Helix Bridge em Cingapura

 A Helix Bridge mostra toda a riqueza da Republica de Singapura, extremamente bonita essa ponte muito iluminada caindo perfeitamente com arquitetura da cidade moderna é uma ponte util poie ela reune dois bairros da cidade. Ela foi inspirada nas hélices do ADN por isso o nome Ponte Hélice.

Outra ponte com formas estranhas é a ponte ondas 
Henderson Waves

Ponte mais bonita Austria

A ponte Murinsel na cidade de Graz na Áustria foi construída pelo arquiteto Vito Acconci em 2003 quando a cidade de Graz foi escolhida capital europeia da cultura naquele ano. Essa ponte é uma ponte hibrida onde podemos simplesmente passar de um lado do rio para outro ou para para beber um cafezinho pois ela abriga uma lanchonete.

Ponte mais bonita na Australia

A Seafarers Bridge esta situada em Melbourne lembra um pouco a opera de Sydney mas foi inspirada nos velejadores . O responsável por essa obra foi o arquiteto Nicholas Grimshaw.

A holanda país baixo especialista em ponte bonitas

Ponte Nescio

Ponte Nescio Amsterdã
Ponte Enneus Heermabrug
Ponte Sporenburg

Ponte mais bonita Gateshead Millennium na Inglaterra

A ponte de Gateshead Millennium Bridge não surpreende somente por sua beleza mas sim por sua tecnologia de rotação. A ponte que é situada na Inglaterra roda para deixar os Barcos de até 25 metros de altura passar. Ele foi inaugurado por Elizabeth II em 2002.


Principio de funcionamento da ponte

A ponte mais bonita e mais alta do mundo na França

A ponte de Millau nem deveria mais apresentar pois ela é além de ser a ponte mais alta do mundo é uma ponte belissima sobrevoando a linda paisagem do Larzac região da França. Digo isso pois vivi na cidade de Millau durante a contrução dessa ponte e pude acompanhar de perto o avanço das obras. Da minha varanda via o rapido crescimento das pilastras que chegam a atingir 343 metros e a ponte esta a 270 metros. Além de ser elegante e de ser uma grande obra de arte arquitetônica ela esta em um cenário da natureza esplendida da Vallée du tarn !



Outra ponte moderna que tive oportunidade de atravessar aqui na França é a ponte de Normandia

Enquanto isso no Brasil

Bricadeirinha essa é ponte caída de Barra de São João
O Brasil também constrói pontes bonitas como a ponte Oliveira em São Paulo que é a ponte mais bonita de São Paulo :



A particularidade da ponte Oliveira que foi inaugurada em maio 2008 é que ela é a unica ponte estaiada no mundo, com duas pistas curvadas e conectadas no mesmo mastro.
Realmente uma ponte muito bonita mas a ponte mais bonita do Brasil e que já foi considerada a ponte mais bonita do mundo é uma outra.

A Ponte mais bonita do mundo no Brasil

Mas apesar das polemicas pontes Brasileiras e seu preços o Brasil também sabe fazer ponte bonita.
A ponte Juscelino Kubitschek foi eleita a ponte mais bonita do mundo pela Associação de Engenharia do Estado da Pensilvânia, nos EUA. O arquiteto brasileiro Alexandre Chan honrou a arquitetura da cidade onde esta ponte esta situada. Assim como essa ponte a cidade de brasilia é o simbolo da arquitetura moderna.



A ponte foi inaugurada em 2002 e tem 1200 metros de extensão e também é chamada de Ponte JK

Bom o sujeito é muito vasto tem muitas pontes bonitas ai pelo mundo a fora ainda por cima so escolhi as pontes modernas, mais tarde farei um outro artigo sobre as pontes antigas mais bonitas do mundo...

Um comentário:

Distância da terra até plutão