quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Superinteressante - Porque a Atmosfera do sol é mais quente que a supefície ?

Pergunta Superinteressante - Porquê a atmosfera solar é mais quente do que a propria superfície do sol ?


Temperatura da coroa do sol
Temperatura da coroa do sol mais quente que a superficie
Um verdadeiro mistério solar pois é como se o vapor de uma panela de água fervendo fosse mais quente que a propria água fervendo, essa pergunta superinteressante não poderia ter sido respondida até pouco tempo, pois essa pergunta é um dos maiores mistérios do Sol e acaba de ser solucionado.

O fato da coroa solar ser milhões de graus mais quente que sua superfície do sol. Cientistas descobriram a maior fonte de gás quente que reabastece a coroa solar lançando jatos de plasma acima da superfície solar.

A descoberta foi publicada na revista Science (diga-se de passagem uma revista superinteressante mas não a superinteressante brasileira) e chama atenção para uma questão fundamental na astrofísica: como a energia se move do interior do Sol para criar calor na atmosfera ?

Sempre foi um quebra-cabeças descobrir por que a atmosfera solar é mais quente que a superfície - diz Scott McIntosh( não confundir com o macintosh da apple), físico solar do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica : "Identificar que esses jatos inserem plasma na atmosfera solar aumenta nosso conhecimento sobre a sutil influência do Sol na atmosfera terrestre."

"Estas observações fornecem uma nova compreensão sobre a produção de energia do Sol e outras estrelas" falou Rich Behnke, da Divisão de Ciências Atmosféricas e Geoespaciais.

A pesquisa estava focada em jatos de plasma conhecidos como espículas, fontes de plasma propagados da superfície solar para a atmosfera. Por décadas os cientistas acreditaram que as espículas poderiam mandar calor para a coroa, até a década de 80, quando se descobriu as espículas não alcançavam as temperaturas da coroa.

"O aquecimento das espículas a milhões de graus nunca foi diretamente observado, então seu papel no aquecimento da coroa foi dispensadofalou o pesquisador Bart De Pontieu.

Em 2007, De Pontieu, McIntosh, e seus colegas identificaram uma nova classe de espículas que se moviam muito mais rápido (muitas vezes a 100 Km por segundo), e mais efêmeros que as tradicionais.

O rápido desaparecimento desses jatos sugeriram que o plasma carregado poderia ser muito quente, mas a observação desse processo estava faltando. Os pesquisadores usaram então a observação da sonda não tripulada Solar Dynamics Observatory, da Nasa.

"A alta resolução espacial e temporal dos novos instrumentos foi crucial para revelar, pela primeira vez, a conexão entre o plasma a milhões de graus e as espículas que inserem esse plasma na coroa" falou McIntosh.

temperatura do sol
Temperatura do sol

Um comentário:

  1. gostei de ver a imagem do sol as fotos são lindas
    pesso qe enviem fotos e video tirado pelo satélite pró meu imei

    ResponderExcluir

Distância da terra até plutão