segunda-feira, 14 de maio de 2012

Passarinho tentando apagar o incêndio

Esse ai escutou a fábula do passarinho que tenta apagar o incêndio :
Passarinho tentando apagar incêndio

Para quem não conhece a fábula :

"Na grande floresta de Sariã, na Índia, viviam muitos animais. Destacava-se, entre eles, um passarinho muito estimado pelos companheiros.


Certa vez irrompeu na floresta violento incêndio; os moradores de Sariã ficaram apavorados com a inesperada calamidade. O fogo ameaçava devorar as, árvores seculares e os bosques acolhedores.
Que fazer? As labaredas eram terríveis. Ao calor das chamas que avermelhavam o céu, a mataria crepitava. Os troncos imensos rolavam reduzidos a pedaços negros de carvão.


Vendo o que se passava o passarinho ficou muito aflito. Correu ao rio, meteu-se nele e voou sobre as chamas. Com a água conservada nas penas aspergia o fogo tentando, desse modo, apagá-lo. Ia ao rio e vinha incessantemente, repetindo essa fatigante manobra sem desfalecimentos.
Um chacal, indolente observou irônico:


- Ó amigo, que tolice estás fazendo? Então achas que com esses pinguinhos de água que levas nas penas conseguirás apagar o incêndio que lavra em todo esse mataréu?


Replicou o passarinho:


- Bem sei que o meu auxílio é insignificante e fraco diante das colunas de fogo e fumo que aniquilam a floresta. Não posso, porém, fazer mais do que faço, logo estou cumprindo com o meu dever. Se todos as houvéssemos atacado na medida de nossas forças e possibilidades, as chamas que agora destroem a nossa mata já estariam extintas.


E retornou orgulhoso, sem sobra de desânimo, ao seu trabalho."

Um comentário:

  1. Essa é a luta de quem acredita que pode contribuir para diminuir a corrupção no Brasil. Uma luta aparentemente insignificante mas à qual se todos se unirem, a integridade prevalecerá nas famílias, nas escolas, nos negócios, no mercado, enfim... no mundo! Por um muindo com mais passarinhos éticos!

    ResponderExcluir

Distância da terra até plutão