domingo, 16 de janeiro de 2011

Superinteressante - Qual a velocidade de rotação da terra ?

Superinteressante - Qual a velocidade de rotação da terra ?

Velocidade de rotação da terra
Depois de conhecermos a velocidade do movimento de translação da terra através desse artigo superinteressante nos conheceremos qual é  a velocidade de rotação da terra.

Oque é superinteressante não é somente de conhecer a resposta a essa pergunta, mas sim entender a resposta, para isso devemos também perguntar : Como podemos calcular a velocidade de rotação da Terra ?
Sabemos que a Terra leva 1 dia ou 24 horas para dar uma volta em si mesma, então a partir deste dado podemos calcular a velocidade utilizando outros dados.

Vamos nos lembrar das aulas de física para poder calcular a velocidade média. Nos obtemos a velocidade media simplesmente dividindo a distância percorrida pelo variação do tempo para percorrer essa distância, a formula seria então  : velocidade (V) = variação do espaço(D) dividido pela variação de tempo (T)

Ja sabemos o tempo que a Terra leva para dar uma volta em si (24 horas ) falta saber um dado para poder calcular a velocidade da terra :  A distância

Esse é o um dado mais complicado pois para sabermos a velocidade de rotação da terra precisamos saber a distancia que ela percorre, mas essa distancia varia muito segundo a altitude que ela é calculada. então essa velocidade varia em relação a latitude e altitude, pois a Terra não é um um massivo perfeitamente redondo.

Esse calculo é complexo pois o tempo do dia varia assim como a Terra que possui montanhas e lugares profundos, mas uma variação insignificante que não levaremos em conta pois queremos conhecer a media desta velocidade.

A circunferência no nível equatorial da Terra seria de perto dos 40 mil km então de maneira grosseira a velocidade da terra seria :


V = D(40 000 KM) / T (24 horas) = 1666KM/H (aproximadamente)

147 comentários:

  1. Prezados,
    Sem querer ser chato, pois não sou expert em português, a palavra "utilizar" (linha 10) deve ser escrita com "z". Peço desculpas a todos, mas esse tipo de erro me incomoda.
    Tenho um trabalho que atesta a desaceleração da terra em direção ao periélio ou perigeu, cuja comprovação pode ser vista no meu canal no You Tube: http://www.youtube.com/user/luizsampaioathayde?feature=watch
    Depois da data do perigeu, que é ~05/01 ela não somente desacelera, como pensávamos até a pouco. Existe também uma aceleração em torno da data do afélio ou apogeu ~05/07.
    Mais detalhes dessa pequisa na página do analema no meu Blog em: http://www.veraodabahia.blogspot.com.br/p/analema.html
    Na página principal divulgo um outro trabalho, para aumento do Verão da Bahia (ou da nossa Capital, Salvador) por causa de fatos astronômicos: http://www.veraodabahia.blogspot.com.br
    Espero todos vocês lá!
    Abraços,
    Prof. Luiz Sampaio Athayde Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim você tem toda razão professor, o texto esta corrigido muito o blog superinteressante agradece

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Professor, o sr. diz que a terra desacelera, "como pensávamos até a pouco" ... Não seria "até há pouco?"
      F Monteiro

      Excluir
    5. kkkkkkkkk...seja humilde,professor.Ninguém sabe tudo,ou seja,é absolutamente correto.

      Excluir
    6. V4m05 n05 pr30cup4r m3n0s 3m c0m0 s3 35cr3v3 3 s1m c0m 0 c0nt3ud0.

      Excluir
    7. Professor, se um avião comercial voa, no máximo, a 900 km/h e a Terra tem velocidade de rotação de 1666 km/h como pode o avião alcançar o seu ponto de aterrissagem, pois a Terra é mais rápida que ele.

      Excluir
    8. Você já ouviu falar em lei da gravidade?

      Excluir
    9. O piloto que não é bobo, viaja na direção contrária à rotação da terra. Assim a viagem fica mais rápida.

      Excluir
    10. Nada a ver com direção contrária ou não. A massa do avião é insignificante em relação ao planeta. Falando em relação, para entender isso, seria preciso entender o básico da teoria da relatividade, pois quando um avião voa em sentido anti-horário ele voa para trás. O avião e tudo o mais afetado pela gravidade da Terra tem movimento relativo, inclusive a Lua!

      Excluir
    11. Mas o avião já está a 1666 km/h, nesse caso, o que ele faz é "adicionar" 900km/h à sua velocidade em relação a um ponto externo à Terra.

      Excluir
    12. Temos que ter cuidado quando pulamos, pois podemos cair em outro lugar. A Terra esta muito rápida.

      Excluir
    13. Excelente comentário anônimo. Segundo a "incrível ciência", a gravidade não gira, ela é centralizada no núcleo terrestre longe da superfície. Resumindo, uma pedra jogada para o alto num angulo reto de 90 graus, deveria estar a cada segundo mais de 20 km de distância do seu ponto de inicial de partida.

      Excluir
    14. Utilizar é com z sim...e sim é até a pouco...

      Excluir
    15. O avião vai em direção contraria?Não é o q o tempo de viagem diz.

      Excluir
    16. Devemos sim tentar escrever da forma correta (na medida do possível, claro). Afinal conteúdo e eloquência deveriam andar de mãos dadas. Quanto a aceleração e desaceleração da Terra, faça me o favor. Se estou em um veículo a 100km/h qualquer alteração na velocidade é perceptível. Inclusive a velocidade constante é perceptível. O fato é que até o atual momento, o movimento da Terra não foi provado em termos práticos. E para concluir, não existe "Lei da Gravidade", e sim "Teoria da Gravidade". O método científico "é baseado em recolher evidências observáveis, empíricas e mensuráveis que são sujeitas a princípios específicos de raciocínio. O método científico consiste da coleta de dados através da observação e experimentação, bem como da formulação e teste de hipóteses.

      Excluir
    17. Galera é por causa da inércia, todos que estão dentro da atmosfera terrestre estão girando na mesma velocidade, é como dentro de um avião ou de um carro. Se cair alguma coisa apesar do carro ou avião estiver andando o objeto na cai atrás, cai normal como se o carro ou o avião estivesse parado, pq na verdade é a inércia que mantém a onda....

      Excluir
  2. A Velocidade da terra então é 1666KM/H ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a velocidade de Rotação, mas a velocidade da terra em torno do sol é de 107 mil Km/h
      veja nesse outro artigo : http://www.super-interessante.com/2011/01/qual-velocidade-da-terra-dando-volta-ao.html

      Excluir
  3. Muito bom ! ajudou bastante

    ResponderExcluir
  4. se um aviao está voando, por exemplo, do Brasil para Angola(na mesma direçao da rotaçao da terra) a 1000 km/h na altitude de cruzeiro, como esse aviao chegaria a Angola se a velocidade de rotaçao da terra é maior que a velocidade do aviao? ou isso quer dizer que na verdade a aeronave está a 2666 Km/h, somando as duas velocidades? como isso pode ser explicado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Nadson,
      Sua pergunta é interessante pois claro podemos pensar que um carrossel roda para para esquerda em uma velocidade x e se você vai para esse mesmo lado com uma velocidade x/2 você não vai conseguir alcançar, vai ser o carrossel que vai girar até te alcançar.

      Mas em relação a terra é diferente não sentimos essa rotação pois tudo que esta presente em nossa atmosfera se move junto é o que chamamos de velocidade absoluta, não podemos sentir pois não temos um orgão de velocidade em nosso corpo e que essa velocidade é constante. A descoberta do movimento de rotação da terra veio com a observação das estrelas que estão fora da nossa atmosfera. Mesmo voando estamos fazendo a rotação se não fosse o caso um avião não precisaria de motor. Para entender pense em um trem por exemplo se ele esta em uma velocidade constante de 200 km/h e dentro dele tem uma mosca voando ela em relação a teu acento não precisa voar a 200km/h. A velocidade é uma comparação com pontos de referência se no caso dessa mosca avançar dentro do trem a 10km/h e você observa-la dentro do trem você vera a mosca avançar esses 10km/h mas se uma pessoa fora do trem observa-se veria a mosca a 210km/h. o mesmo acontece com o Avião que é uma mosca dentro do trem(a terra) e você dentro da terra(o trem) veria o avião a 1000km/h e uma pessoa que estivesse no espaço veria o avião 2666km/h. Estamos sempre em movimento a terra que gira em torno de seu eixo e ela gira em torno do sol, o sol em relação a outras estrelas, nossa galaxia em relação a outras etc mas tudo em velocidade constante por isso não percebemos.

      Excluir
    2. Então, voar no sentido contrário de rotação da terra seria mais difícil?

      Excluir
    3. Não só seria mais dificil se estivessemos fora da atmosfera teríamos que ir mais rapido do que a velocidade de rotação para conseguir avançar...

      Excluir
    4. Se estivéssemos fora da atmosfera, seria mais difícil alcançar um ponto no sentido de rotação.

      Excluir
    5. Depende do seu ponto referente. Se tomar como referência um poste de uma rua de uma cidade qualquer, você está a 1666 km/h. Se tomar como ponto um corpo imóvel em relação à terra fora da atmosfera, sua velocidade será de 2666 km/h. Valeu

      Excluir
    6. .lembre que a atmosfera ela gira junto com a litosfera,,, entao nada disso ...sabemos que a terra tem uma rotaçao de 1.649km/h..ou seja nada disso de pegar um aviao e voar no sentido contrario e chegar mais rapido...nao existe isso porque afinal estamos dentro da atmosfera entao essas diferenças nao existem ,entao conclua que o mesmo tempo que vc demora pra chegar indo de leste para oeste é o mesmo de oeste para o leste...porque vc esta dentro da atmosfera...agora se o aviao voasse fora da atmosfera isso sim aconteceria exemplo satélite fica fora ....outro exemplo pratico,vamos sair fora da teoria...imagine voce em pé em cima de uma carroceria de um caminhao...o caminhao esta se movendo a uma velocidade constante de 50km/h ,vejamos voce esta parada no meio da carroceria e o caminhao andando se voce pular..logicamente voce cai no mesmo local onde estava antes de pula...sabendo que o seu corpo esta parado enquanto o corpo do caminhao se movendo ..se voce andar da carroceria ate a cabine e da cabine ate a carroceria a sua velocidade vai ser a mesma o mesmo tempo que vc demorou pra ir da ponta da carroceria ate a cabine foi a mesma da cabine a ate a ponta da carroceria,sabendo que o caminhao esta em movimento..isso porque a cinética é a mesma de movimento ...isso acontece com a atmosfera em relaçao a sua pergunta sobre o aviao

      Excluir
    7. Estes artigos não estão preparados para a compreensão da relatividade. Teoricamente, um voo orbital poderia fazer um deslocamento na superfície terrestre, aproveitando o movimento de rotação, voando em linha reta para cima, até sair da influência gravitacional e retornando na mesma trajetória. Não teria sentido na prática, mas é possível em teoria.

      Excluir
    8. Isso é uma grande babaquice, com todas essas informações é possível então dizer que é impossível qualquer objeto sair de nossa gravidade, porque o campo gravitacional destruiria o objeto por mais forte que fosse, pois num giro de 2.666 km/h seria uma mosca atropelada por um formula 1. Sendo assim, cai por terra a teoria do homem ter ido até a lua ou mesmo ao espaço sideral. Também lendo todas estas informações é possível deduzir que ninguém veio visitar nosso Planeta até agora, pela impossibilidade de entrada em nosso espaço sideral, ou seja, somos prisioneiro em nossa própria Casa.

      Excluir
    9. Anonimo de 30/12/16: Sinto te comunicar e sei q vc nao vai acreditar... Nao estamos presos em nossa propria casa, inclusive tem pessoas q já viram ovnis, eu inclusive. Mas eu nao sabia q eram ovnis até dar de cara com um livro de um sujeito chamado ...Uchoa, onde tem as fotos do que ví, mais de 20 anos depois do ocorrido. Nao lembro o nome do livro, parece-me que o autor era militar ou coisa parecida, talvez seja General Uchoa, mas nao tenho certeza, mas sei muito bem o q eu ví naquela noite e chamei meus parentes e vizinhos para verem tbm, o que deu um falatório no bairro e rapidamente foi esquecido pois nao cogitamos a hipotese de ovnis naquela época. Boa sorte!

      Excluir
  5. oloko bicho, brinacadeira meu

    faltou falar de velocidade angular e tangencial

    ResponderExcluir
  6. cara mto boa explicaçao mas é complicado encaixar ela na minha mente kkk
    entao quer dizer que se o aviao estiver folra da terra ai sim ele vai fazer o trajeto nesta velocidade maxima citada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jeferson, isso tudo é conceito complicado e simples ao mesmo tempo, se o avião estiver fora da atmosfera da terra ele teria sim que andar em velocidade superior para atingir um outro ponto, dentro da atmosfera terrestre a velocidade da terra é nula pois tudo que esta dentro esta rodando na mesma velocidade.

      A definição de velocidade é a seguinte : distância percorrida por um corpo num determinado intervalo temporal por isso da formula V = DT

      se você pula pro alto você cai no mesmo lugar... se você tiver em cima do carroe pular pro alto vc nao vai cair no mesmo lugar você vai pular numa velocidade maior que se tivesse pulando do chão

      So sentimos o efeito de velocidade quando existe uma variação de velocidade tipo quando o trem começa a andar e quando ele para, uma vez que continua andando com velocidade constante e com janelas fechadas (sem vento dentro) a mosca não tera nenhuma dificuldade para voar dentro dele pois uma "atmosfera" foi criada ali dentro...

      Excluir
    2. Pegando um gancho no seu comentário.

      A atmosfera criada dentro do trem possui uma velocidade relativa a velocidade do trem, certo ?

      E do lado de fora do trem temos a atmosfera da Terra se movendo em relação a ela mesma.

      Como você explica isso ? Me desculpe se eu estiver fazendo confusão.

      Excluir
    3. Felipe, acredito eu que a pressão atmosférica causa isso! as paredes do trem isolam a pressão atmosférica, tire por exemplo um carro esportivo, quando vc da uma arrancada brusca vc tem a sensação de ser jogado para trás, mas depois essa sensação acaba mas não por inteira, isso acontece por que a velocidade do seu corpo se estabilizou com a do carro!!

      Excluir
  7. De acordo com a história da mosca, os aviões, em voo, não sairiam do lugar de origem.
    No desenho animado acima mostra a Terra fazendo o movimento contrário ao da realidade.

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde Prof. Luiz Sampaio Athayde,

    Eu também não sou um expert em Português, MAS na sua 6 linha onde escreve "pensávamos até a pouco", deveria ter escrito "pensávamos até há pouco".

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. A circunferência da Terra é de aproximadamente 40.000 km, e não o diâmetro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato D usamos para a distância então estamos falando da circuferência e não o diâmetro da terra que é de aproximadamente 12756KM.
      O raio é igual a 6.371 km

      Excluir
  10. detalhe,40*24=960? se estou errado,corrija-me


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salatiel esta certíssimo mas no artigo não tem nada errado olhe bem o simbolo usado é de divisão "/" e não de multiplicação "*" pois a formula da velocidade é V=D/T (distancia dividido pelo tempo)
      Abraço !

      Excluir
  11. Pessoal, esse assunto está bom demais!!!!!!!!!!!!!
    Então, pergunto, por que não sentimos um vento fortíssimo, se estamos rodando a 1.666 km/h como se fosse, tipo colocar a cabeça pra fora de um Concorde em pleno mach 2.2 ???? Seria por causa dos 120 km de altura da atmosfera???
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ALonso !
      Sim graças a atmosfera, pois não somente a terra esta nessa velocidade mas sim tudo presente em sua atmosfera !
      Por isso não sentimos nada pois tudo que aqui se encontra esta em velocidade constante com a mesma velocidade causando a anulação de forças mesmos as moléculas que respiramos estão nessa velocidade.

      Excluir
    2. só falta dizer que estamos encerrados numa redoma e que as nuvens que se deslocam em todas as direções são falsas, e já agora que a atmosfera é mantida por um fraco campo magnético.

      Excluir
  12. Professor Luiz Sampaio

    Não sou expert em português, mas... no seu texto o "até a pouco" escreve-se "até há pouco".
    Até... daqui a pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamos com calma pessoal.....( à) é um artigo demonstrativo e (a) é um artigo definido quanto ao verbo haver (existir) este sim escreve-se com h .......

      Excluir
    2. Nuno, não fales bobagem. O professor errou no emprego do "a pouco" e c'est fini!.
      FMonteiro

      Excluir
  13. Respostas
    1. Isso a velocidade é de 462,77 m/s a formula seria 1666*1000/60*60

      Excluir
    2. Pois 1 km tem 1000 metros e e uma hora tem 3600 segundos

      Excluir
  14. Então para fazer uma viagem que do Brasil ao Japão não seria mais prático subir até fora da atmosfera, que dista 120km da terra (corrija-me se estiver errado) e esperar a terra girar e reentrar no ponto de pouso? (Isso parece coisa de doido)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria impossivel mas pratico também não pois para sair da atmosfera precisa-se de equipamentos específicos e caríssimos além do preparo fisico especial, o que não seria viável economicamente.
      Um aviao pode voar somente a altitudes de até 20 km ele precisa do atrito do ar para voar e precisaria de energia superior para poder sair da orbita terrestre. Os satelites se situam a 350km da terra e fazem 16 voltas ao mundo por dia (velocidade de 28milkm/h indo no sentido contrario da terra o deslocamento é mais facil o que nao é o caso dentro da atmosfera...)

      Excluir
    2. Como assim? os satélites tbm ficam rodando o planeta? como eles rodam o planeta tem alguma ilustração? vou pesquisar.

      Excluir
    3. Sim não somente os satelites assim como todo lixo espacial que são muitos, se puder tenta ver o filme gravidade com a Sandra Bullock, ele mostram bem como acontece isso.

      Excluir
    4. Mas meu caro, para um satelitiza girar em torno da terra tantas vezes ao dia ele teria que ter propulsão exato? de onde ele retira essa propulsão?

      Excluir
    5. ele fica "estacionário", a propulsão é no inicio para fazer a orbita e quando feita, se não houver nenhuma colisão com o satélite, ele orbita pra sempre, mas pra fazer ele voltar tem que desacelerar.

      Excluir
  15. voces sao muito inteligentes,nossa! entao eu pergunto,acreditam que exista um deus criador de tudo ?que fes o homem a partir do barro é mais ainda, dele retirou uma costela pra fazer uma mulher? no nivel academico de voces isso é possivel???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo não é questão de inteligência (ja fiz um artigo superinteressante sobre isso diga-se de passagem) mas nesse artigo é tudo questão de cultura e pesquisa...

      Enquanto a tua pergunta gostaria eu de ter a resposta, a ciência e Deus são dois caminhos diferentes mas paralelos que tendem a ir na mesma direção, a ciência acredita em tudo que pode provar, portanto não excluo o que ela não pode provar, pois a incapacidade humana de apresentar fatos da inexistência de Deus é tão grande ou ainda maior que os fatos de que ele existe.

      Existem científicos ateus e outros que acreditam em Deus. A ciência não é sinônimo de ateísmo ou na descrença de fatos sobrenaturais .

      Albert Einstein se distanciava das crenças religiosas tradicionais mas se distinguia dos Ateus, ele se auto definia como um não crente extremamente religioso.

      Respondendo a uma pergunta de maneira interessante sobre Deus ele disse "Acredito no Deus de Spinoza, que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, e não no Deus que se interessa pela sorte e pelas ações dos homens"

      Parece difícil acreditar que tudo isso foi obra de alguém diante de tal fatos, mas ao mesmo tempo seria extremamente vazio e sem nexo não ter uma razão existencial se não for o caso.

      Excluir
    2. "Carecas Muleke!"
      Mister Fabrico respondeu está com CLASSE, Heim!?!

      Parabéns Cara!
      Pela Atitude aí do blog, e de também em participar respondendo/discutindo as perguntas úteis (pq convenhamos que tem cada pérola nos comentários dos 'professores' de plantão..RS..) com os interessados!!!!

      Estamos carecendo de bons assuntos no momento...
      ..e informações com adição Cultural, NUNCA são DEMAIS, não é mesmo?!? ;)

      Parabéns MESMO!
      Sucesso aí em sua trajetória...

      Excluir
    3. rsrsrs muito obrigago !
      Agradeço e muito o comentário ! o blog é apenas um lazer, mas o sucesso eu ja atingi com comentarios igual o que você fez pois é extremamente prazeroso ter o reconhecimento dos internautas.

      Tento trazer um pequeno grão de areia nesse deserto cultural que é a internet, com informações que acho interessante e fico feliz quando vejo que algumas atingem certo ibope pois interessam certas pessoas como você, e cada resenha é a prova que de uma certa maneira, sendo ela positiva ou negativa, que o artigo ou o debate interagiu com o leitor, que é o objetivo final de cada post aqui !

      O blog tem uma pequena popularidade, mas me falta tempo de expandi-lo como criar contas em outras redes sociais como o facebook, ou como o teu pinterest por exemplo (diga-se de passagem tem fotos interessantes)
      Grande abraço e sucesso pra você também !

      Excluir
  16. De acordo com una calculos compliados que eu fiz,considerando que a Velocidade da rotação(que chamarei de Vr) é de 1.666km/h ,dividindo por 24 teremos uma velocidade por hora,que só é considerada caso estivermos parados.Se nos movimentarmos num carro à aproximadamente 20 km/h essa mesma deve ser somada à Vh(velocidade horária),portanto,a cada dia viajamos,mesmo parados,a uma velocidade de mais de 1.666 km/h somente por dia,e 14.594.160Km/h por ano,e contando com isso,podemos ser considerados com uma velocidade supersônica,que também deve ser somada ao Vd ou Vh,ou até mesmo ao Va.Tudo é muito relativo,e depois que cheguei a essa conclusão,meu cérebro entrou em curto ciruito(que por sinal,viaja a mais de 1.666 km/h por dia :P)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha curto-circuitou o meu também Fernando não entendi nada rsrs
      Porque dividir por 24 ? a velocidade ja é por hora se quiser por dia tem que multiplicar por 24.
      Outra coisa se a velocidade é constante ela não mudara pois velocidade não se acumula a não ser que você aumente ela a cada dia ou v^coe quis calcular a distância percorrida ?

      Excluir
    2. kkkkk... é que como ele mesmo disse: "de acordo com uns cálculos complicados que fiz" haujauiahah... Fernando, brincadeira. Valeu!

      Excluir
    3. Meus caros, to entrando agora aqui e gostei da conversa. Brincadeiras a parte, se me permitem, vamos engrossar um pouco mais esse caldo.... considerando:
      A distância da Terra ao Sol aprox. 150 milhões de km;
      A elípse da órbita da terra sendo sendo uma circunferência ( Compr.=2pi*raio);
      O sol sendo um ponto no espaço (o que é um absurdo), o comprimento da órbita da terra seria aprox. 1 bilhão de kms.
      Portanto a Velocidade de TRANSLAÇÃO da Terra = 1 bi / 360dias*24hrs = aproximadamente 115 MIL km/h !!!
      Portanto: Graças a Deus e a relatividade, não percebemos a velocidade abs. do contrario, além de deixar "tico e teco" tontos, girando a mais de 1600 km/h e viajando a uma velocidade de mais de 100 mil km/h... viiixi nossos belos corpinhos se desintegrariam!!! E isso só no nosso minusculo Sistema Solar, se falar da Galáxia entaum....!?
      O mais incrível é que você não vê nenhum corpo celeste dando trombada um no outro...! E ainda tem cientista que acha que isso tudo acontece ao acaso...!?
      Abraços

      Excluir
    4. Caro Administrador
      Na sequencia do comentário acima, publiquei um raciocínio sobre a velocidade de translação da terra... por acaso não aprovado? Grato

      Excluir
    5. Oi Jr Aranda ! desculpa a demora mas é que os comentários so saem depois de uma moderação vou tentar mudar essa opção aqui.

      Mas vc engrossou bem a conversa (no bom sentido claro). Vc retratou um outro post que fiz no primeiro llink desse artigo (http://blog-superinteressante.blogspot.com/2011/01/qual-velocidade-da-terra-dando-volta-ao.html)
      Realmente é coisa de louco mesmo quando começamos fazer todos esses cálculos.
      Grande abraço e obrigado pelo ibope rsrs !

      Excluir
    6. Só um comentário quanto ao interlocutor argumenta que não a colisão espaciais por causa da intervenção de um criador. Obviamente não acompanha a astronomia, porque no universo é constante a observação de colisões cataclísmica inimagináveis, e o oásis da calmaria de colisão na nossa pequena existência planetária da terra não representa uma fração infinitesimal em relação ao espaço tempo. então é absurdo dizer que existe algum controle por um ser poderoso criador mantenedor da estabilidade planetária.é tudo relativo absolutamente.

      Excluir
  17. Fabrício, que bom que depois de dois anos esse artigo continua sendo alvo de pesquisas. Só falta corrigir a última palavra do texto, na fórmula, "aproximadamente".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, agradeço a contribuição ! Realmente é gratificante receber comentários depois de quase 3 anos. Alias esse foi um dos primeiros artigos do Blog (17° artigo para ser preciso).

      Excluir
  18. Entao quer dizer que estamos envelhecendo menos do que se estivessemos parados no espaco (segundo a relatividade) se eh que isso eh possivel ja que o proprio universo esta em expansao ou pelo menos eh o que a maioria acredita
    E se descubrissemos um jeito de ficar exatamente parado num local do espaco mesmo com o universo se expandindo o tempo pararia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hipótese inexistente pois o universo esta presente de um outro universo que este também se expande sem falar que hoje a teoria da de Einstein sobre a relatividade geral esta sendo estudada para uma relatividade quântica onde compreende um universo microscopico, onde nossas moleculas tbm estao em constante movimento....

      Excluir
  19. A parte de não percebermos a velocidade por causa da gravidade da terra eu entendi mas no exemplo da mosca no trem tive dificuldade. pelo simples fato da mosca estar no trem ela passa a estar na mesma velocidade dele (lembre que ela está dentro do trem mas no ar)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tudo é relativo a mosca esta rapida para quem ? dentro do trem ela esta voando como uma mosca normal para uma pessoa dentro e para uma pessoa fora do trem ela esta muito rápido pois claro o trem esta com as janelas fechadas então não existe movimento de ar com as janelas aberta a mosca nao teria força para voar.

      No espaço não existe vento nem atrito ou pouquissimo por isso nossa atmosfera nao entra ventos de 100 mil km/h. A sensação de velocidade é quando se tem variação da velocidade e a sensação de atrito seja com o chao ou com o ar.

      Por isso dentro do trem com janelas fechadas para uma mosca voar é como se ela estivesse dentro de um quarto numa casa. é como se tivéssemos com os vidros fechado.

      Quando vc joga uma bola de papel pro alto dentro do trem se a janela estiver aberta ele vai para la atras, mas se tiver fechada ela vai cair exatamente na tua mao pois esta andando na mesma velocidade que a "atmosfera sem vento" criada dentro do trem simplesmente por ele esta fechado. O trem leva consigo tudo que esta dentro dele o ar que respiramos também... Temos que entender que mesmo parados estamos em movimento a mosca pode voar ao ar livre na terra que esta a 100 mil km/h porque nao poderia dentro de um trem ou um aviao...

      Excluir
  20. Boa tarde, por favor eu tenho dificuldade para entender: o que motiva a terra a girar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, a pergunta é interessante e complexa, parece obvio mas não é.
      Tudo no universo, absolutamente tudo esta em rotação seja em rotação translativa ou em rotação rotativa (não é um pleonasmo). O que motiva são a relação de força entre os astros os planetas e as estrelas. Tudo num movimento de atração e inércia resultante de um equilíbrio da gravitação, quanto maior o corpo celeste maior sua força de atração. Esse movimento de rotação inicial pode ser explicado pois em sua formação seja da terra do sisteme solar e do universo esse mesmo realizava esse movimento sendo que no espaço não existe atrito por isso a continuidade do movimento. na formação do sistema solar uma nebulosa apresenta este movimento.

      Excluir
  21. Aos "professores de Português” de plantão (sem ofensa é claro) existem mais erros que os mencionados e, sem querer puxar o saco do administrador. A mensagem por ele disponibilizada no meio virtual cumpriu com seu objetivo ao nos esclarecer e ensinar como calcular tal velocidade.

    Lógico que um texto sem erros é melhor e nos acrescenta.

    Já pensou se fossemos enviar e-mail para cada erro de Português que escutamos nos telejornais e outros meios de comunicação!

    Se tiver algum erro de Português no meu texto por favor não relatem, minha mensagem também cumpriu seu objetivo.

    Abraços e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu nenê ! até porquê ja expliquei que moro ne Europa, onde pratico pouco o português, que alias nunca foi meu forte.

      Sem falar que o teclado por aqui não é igual então nem falo na preguiça de ficar procurando como botar tal e tal acento !!!

      Meu objetivo como vc escreveu é de trazer a noticia de forma correta sobre coisas e assuntos que acho interessante, não sou jornalista sou blogueiro e escrevo de maneira informal ! A qualidade de cada artigo no meu blog não sera a redação mas sim a informação !

      Abraço !

      Fabricio e administrador do Blog Superinteressante !!!

      Excluir
    2. Já eu penso diferente, meu caro Nenê... Adoro e agradeço quando me corrigem e me aborreço quando não o fazem. O Prof. Athayde se aborrece com o erro alheio mas comete erro também. Só falta ter a humildade de reconhecer isso...
      FMonteiro

      Excluir
  22. Olá, parabéns pelo blog!
    Só para dar um contribuição (pelo menos é a intenção) um raciocínio que pode ajudar a compreender o voo da mosca é o de que ela, assim como tudo que está no trem (inclui-se aqui o "ar"), sofreu a mesma aceleração e por isso a mosca pode voar tranquilamente, visto que pela lei da inércia de Newton todo corpo tende a continuar o movimento se não houver força contrária. No caso, uma força contrária seria o resultado do atrito do trem com o ar, mas como a "parte da frente" do trem bloqueia esse atrito a mosca não perde a aceleração e assim pode voar "junto" com o trem.
    É isso ou viajei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anderson muito obrigado pela "audiência" !
      Cara você explicou com as palavras certas não viajou não ! Quem ta viajando é a mosca nesse trem kkkkkk

      Excluir
    2. ola pessoal mais uma vez a historia da mosca???quanto a mim todo o objeto que viage dentro de um habitaculo (capsula) nao sofre alteraçoes a nao ser que salte para o exterior do(a) mesmo(a) . quanto à acentuaçao ( ortografica ) o meu teclado està em françes ..; lol

      Excluir
  23. Obrigado Fabrício (ao Anderson também), entendi. Bem, então vou abusar e fazer outra pergunta. Se fala muito em gravidade. Todos nós já a estudamos em algum momento na escola, mas tem uma coisa que não consigo entender. Como que a massa de um objeto maior consegue "puxar" um outro objeto de massa menor? Que "corda" é essa? Os átomos entre um objeto e o outro vão se "puxando"? Na gravidade, o que é a "corda"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sidney ! Tua pergunta é extremamente interessante, parece obvio mas pelo contrario isso é um assunto extremamente complexo que foi resolvido através grandes equações por grande nomes da Ciência como Newton, Copernico, Einstein...
      Um Astro cria um campo gravitacional em relação sua massa e exerce uma força em relaçao a massa de outro corpoo podendo assim ter um equilíbrio em relação a uma distancia.
      Se o corpo for muito pequeno o astro exerce uma força gravitacional em uma distância bem menor.

      Esse campo gravitacional pode estar ligado também aos campo magnéticos, da mesma maneira que dois imãs se atraem a partir de uma certa distância. A lua exerce uma força sobre a terra e a terra sobre a lua, como a massa da lua é menor a força da gravidade nela também, como podemos ver quando os astronautas andaram na Lua.

      Essa famosa corda como você fala é uma força invisível universal chamada de campo gravitacional onde todo corpo que possui uma massa exerce uma força gravitacional e quanto maior a massa maior sera a intensidade desse campo. A Equaçao para calcular a intensidade depende do tamanho da massa até o seu centro pois a força gravitacional universal tem um valor negativo muito grande.

      Para resumir essa força existe em todo corpo com uma massa e só é perceptível quando o tamanho do corpo for muito grande como um planeta ou uma lua por exemplo.

      Excluir
    2. Fabrício, você explicou a força gravitacional com base nas leis expostas por Newton. E quanto à explicação que Einstein deu à origem do campo gravitacional, através da relatividade geral? O que você pensa a respeito disso? Parabéns pelo blog. Abraço.

      Excluir
    3. Oi Zeco Santos muito obrigado !
      Isso eu acho que o Newton apenas constatou o que acontece sem explicar propriamente como isso funciona, ele disse que todas partículas se atraem e fez um formula para explicar a força dessa atração. Einstein foi além e explicou o porque desse campo gravitacional, com a explicação que todo corpo ocupa e e modifica a linha espaço tempo... um assunto que respondi ao Sydney Cassio um pouco mai abaixo ! Grande abraço !

      Excluir
    4. Albert Einstein demonstrou que não existe esse principio de força de atração mas sim o de curvatura do espaço tempo, mas acho que podemos de um certa maneira considerar como uma força que um astro tem em modificar a curvatura desse espaço tempo aumentando assim sua "força de atração" como pensava Newton ou uma pertubação do espaço tempo pelo tamanho da massa como é melhor definido por Einstein...

      Excluir
  24. Assisti o filme GRAVIDADE com Sandra Bullock & George Clooney no cinema 3D. Ali mostra que a reentrada de qualquer objeto na atmosfera terrestre ocorre em altíssima velocidade. O atrito deste objeto com o ar esquenta o objeto a mais de 3 mil graus centígrados. Minha pergunta é: Por que os objetos (as cápsulas dos astronautas e a Estação Espacial Internacional, por exemplo) se movem a uma velocidade tão elevada com relação ao ar "parado" da atmosfera? Não se poderia fazer com que este objeto se sintonizasse com a velocidade de rotação da Terra para simplesmente "cair" em direção vertical e pousar finalmente com um paraquedas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se entendi bem a pergunta, mas geralmente quando esses objetos entram na atmosfera é quando acabam o combustível, sendo que eles sao pesadíssimos ultrapassando algumas toneladas precisaria de muito combustivel e o retorno de um satelite não seria viavel geralmente são lançado para ficar em missão bastante tempo, por isso nossa orbita esta poluida de satelites.

      Geralmente quando entram na atmosfera 3/4 dos objetos são consumidos pelo atrito com o ar por causa da alta velocidade que eles entram na atmosfera.
      Cada satelite possui sua missão e ela que ira definir a distância que ele ficara da terra, podendo esta em uma orbita baixa 200 km, sendo jogado a uma velocidade de satelitização minima de 7,78km/s, até uma orbita alta 36 mil km (velocidade de 10,2km/s) sendo ainda atraido pelo campo gravitacional da terra e para sair desse campo ele devera ser jogado da terra em uma velocidade superior a 11km/s para missões interestelares.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. recomendo que veja vídeos de como fazer orbita no Kerbal Space Progam, é um jogo que simula muito bem essas coisas de órbita, estações e satélites, pra ter uma queda vertical tem que ter muito combustível, sendo que eles usam o essencial para fazer uma orbita que vale em torno dos 10 mil Delta V, aproximadamente, e seria pior se fosse uma queda vertical do que uma queda quase horizontal, a aceleração em uma queda horizontal é menor, já a vertical, a própria capsula não teria tempo suficiente para desacelerar, ou até mesmos escudos térmicos potentes.

      Excluir
  25. Então, galera, no trecho:
    "Para entender pense em um trem por exemplo se ele esta em uma velocidade constante de 200 km/h e dentro dele tem uma mosca voando ela em relação a teu 'acento' não precisa voar a 200km/h..."
    Acho que o cabra quis dizer "assento"... Acento é relativo a ortografia, é isso?
    Bastante legal o tópico!!!

    ResponderExcluir
  26. Fabrício, obrigado pela resposta dada lá em cima (sobre a gravidade) mas o que eu quero mesmo entender e não consigo é como, na prática, um objeto é "arrastado" por outro? As explicações convencionais são do tipo "é uma força". Tá, é uma força, mas como é a execução dessa força? Por exemplo, eu amarro uma corda a uma pedra relativamente pequena, depois eu faço força e ela vem em minha direção. Porém, sem a corda interligando os dois corpos a pedra não sairia do lugar. Nos campos gravitacionais e magnéticos o que faz efetivamente um corpo ser arrastado em direção ao outro? Onde está a "corda" ou o que é a corda? Se não há nada entre os dois corpos (pelo menos visível) como isso acontece? Desculpe ser insistente mas é que gosto do tema e acho que essa resposta é pouco estudada na física. Tudo é resumido como sendo uma força e pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo tua visão de querer entender isso, mas as vezes existes coisas que a explicação ultrapassa nossa capacidade de entendimento...
      Tipo dois imãs que se atraem, o cheiro das coisas portanto invisíveis mas com o poder magico de nos dar sensações seja de bem ou mal estar....
      O som das coisas como pode atravessar um espaço e chegar até nossos ouvidos. O Wifi como podemos trocar fotos ou musicas e informações por ondas etc... a lei gravitação universal diz que todas partículas sempre se atraem como uma força que depende diretamente do produto das massas e inversamente do quadrado da distância que a separa ou seja quanto maior a massa e menor a distância maior sera essa força de atração.

      Essa força que você quer entender, porque essas particulas no universo se atraem...

      Isso foi constatado por Newton mas não demonstrado o porquê dessa atração entre as partículas essa famosa corda como você diz.

      Foi Albert Eistein que explicou um pouco mais. Com a deformação do espaço tempo, não é uma força e sim uma alteração do próprio espaço tempo com a simples presença da partícula em algum lugar.

      Ou seja se você ocupa um espaço e quanto maior você for você modifica o espaço tempo criando um tipo de "buraco negro" ali onde você esta então as partículas de menor massa em volta de você vão ter tendência a "cair nesse buraco" que você causou....
      Para fazer um visual um pouco xulo imagina uma gelatina você coloca uma bilha bem pequena nela e depois você coloca uma bilha maior e bem mais pesada ela vai afundar criando uma descida entre ela e a bilha menor fazendo com que essa desça até a maior, a gelatina é o espaço tempo invisivel mas que é modificado com a presença de uma partícula e quanto maior ela for maior sera essa atração

      Excluir
    2. Para Einstein essa força não existe mas sim uma pertubação do espaço tempo, para entender uma imagem vale mais que mil palavras olha esse link ai :

      http://eternosaprendizes.com/wp-content/uploads/2009/10/gravity-580x435.jpg

      Excluir
    3. Gostaria de ajudar a responder a esta interessante pergunta,do ponto de vista quantico.
      Tudo e eletricidade, matéria e energia e a mesma coisa e os corpos maiores teem um poder de atração pelos corpos menores significativamente, pelo poder da eletroestatica, uma vez que são compostos por uma quantidade de massa,atomos e eletroes muito superiores a, por exemplo, um grao de po numa melancia. A energia desses corpos maiores não se vê a olho nu mas compreende-se como gravidade, no caso dos planetas, ou como estatica nas coisas menores, e aplica-se a tudo. Espero ter dado uma ajuda, parabens pelo excelente blogue!

      Excluir
  27. Só incomoda a mim o fato de escreverem terra com t minusculo?!
    O certo é Terra, pois é o nome do planeta e DEVE ser escrito com inicial maiuscula. Dificil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi entendo pois você esta certo mas pode ver que no Texto escrevi varias vezes com o T maiúsculo que alias te aviso se leva um acento assim como a palavra minúscula, ah difícil também.... Alias você também escreveu Terra com o t minusculo no teu exemplo já que especificou que foi escrito assim não precisava repetir um erro. Quando for corrigir alguém procure não cometer erros....
      O Blog é totalmente informal e escrevo aqui por puro prazer, e na maioria das vezes com muita pressa sem tempo para revisar... Se em website de jornais encontramos erros imagine aqui !

      Excluir
  28. Pelamordedeus!!!!!!!!!!!!! afinal estamos aqui para falar de rotação da terra ou da língua portuguesa?????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo um bando de recalcado querendo receber um prêmio por terem encontrado um erro no artigo rsrs

      Excluir
    2. Qual é o mal de se corrigir o que se deve? Vá fazer uma tese no Pós com erro de português . O Português é necessário para melhor compreensão de textos. Podem me emendar à discrição. Agradeço.
      FMonteiro

      Excluir
  29. Obrigado Fabrício pela resposta (e pela paciência). Vi a imagem e ela me ajudou a entender. Poderia (usando a imagem como referência) a massa de um objeto não estar curvando o espaço -tempo e sim pesando sobre uma matéria que não vemos ou não temos conhecimento da existência? A chamada matéria escura? Outra coisa, dentro dessa realidade, por que a massa curvaria em uma determinada direção e não em outra (já que no espaço não tem em cima e em baixo)? Tem sido muito bom esclarecer minhas dúvidas aqui. Gosto muito do assunto. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sidney, Acho que é mais questão de espaço que a matéria ocupa em um certo lugar pois dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Quanto maior ele for maior a curvatura nesse espaço tempo seja ela em qualquer sentido cima ou baixo pois na imagem representada vemos que é pra baixo mas é so uma representação plana sendo que no espaço essa curvatura se faz em "cima" e pra "baixo" sem qualquer direção ela ocupa somente... não sabemos ainda qual a influência que exerce matéria escura nesse fenômeno mesmo que a matéria escura exerce uma influência ainda misteriosa na gravidade.

      Excluir
  30. Professor, eu vi uma questão que me parecia obvio a resposta e quando fui conferir estava errada, vamos a questão: Um avião sai de Fernando de Noronha para o Rio Branco no Acre a distância entre os 2 são de 3990 km ele saiu às 8:00 da manhã de Fernando de Noronha e chegou no Rio Branco às 8:00 da manhã. Qual a velocidade do Avião? eu respondi V=1330 e a resposta correta estava V= 1000 eu gostaria de saber como se chega e esse valor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estranho mesmo, qual foi o fuso horario que eles deram ? eu achei que o fuso era de 2h entre os dois mass me parece que pelo teu calculo eles deram um fuso horario de 3horas o que eu chegaria nesse calculo também. segundo a formula V = D/T. Para se chegar a esse calculo o fuso seria de 4 horas foi o caso ? ou tem erro ai...
      PS : não sou professor não mas ou tem um item omitido ou teve erro nessa pergunta

      Excluir
  31. Olá Professor, Vi uma questão que falava o seguinte: Um Avião saiu de Fernando de Noronha às 8:00h e chegou ao Rio Branco âs 8:00 a distancia entre os eles é de 3990 KM Qual a velocidade do Avião? eu respondi que V= 1330 KM/H mais a resposta que aparece é que V=1000 KM/H gostaria de saber como chegar e esse valor de 1000 KM/H

    ResponderExcluir
  32. NESSE CASSO, COMPENSA UM AVIÃO SAIR DA ATMOSFERA PARA CHEGAR MAIS RÁPIDO EM SEU DESTINO. DESDE QUE FAÇA O VÔO NO SENTIDO OPOSTO. É ISSO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia compeçar se fosse uma viagem fácil de se realizada, fora da atmosfera podemos viajar e dar a volta ao mundo muito rapidamente (veja o filme gravity ele da uma imagem interessante quanto a isso) mas seria inviável fazer uma viagem que precisaria de recursos materiais e de combustível altíssimos...

      Excluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Olá Colegas! Li a matéria e também os comentários. A dúvida que ficou é porque não tenho a sensação que a Terra gira em torno de si mesma e em torno do Sol ao observar o céu. Ora! Se existem outros sistemas solares, portanto outras estrelas com outras órbitas diferentes do sistema solar então o panorama do céu seria velozmente modificado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola André Luis obrigado pela visita ! Tua pergunta tem uma certa logica, mas os outros sistemas estão tão longe que o movimento é quase inexistente não esqueça que eles estão a milhares de anos luzes do nosso planeta então não podemos observar o movimento, somos nos que mudamos de angulo em relação a eles. O unico que podemos perceber nitidamente é o da lua que esta bem perto da gente perto de 300 mil KM...

      Excluir
  35. Um resposta mais precisa a essa questão (Velocidade de rotação da terra) seria:
    465.1 m/s ou 1674,36 Km/h.
    Uma vez que o tempo que a terra leva para completar o giro não são exatamente 24 horas (observe que temos o ano bissexto exatamente por esse motivo).
    Abs.

    ResponderExcluir
  36. É só para dizer ao senhor Professor que fez a correção da palavra "utilizar" ao inicio dos comentários, que a frase "me incomoda" está mal escrita, porque escreve-se incomoda-me.

    ResponderExcluir
  37. E A LUA O QUE TEM A VER COM ISSO ? ELA ESTA NA MESMA VELOCIDADE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lua acompanha a terra na mesma velocidade mas a velocidade de rotação da lua é diferente e claro ela influencia na velocidade da terra que seria muito maior se ela não existisse.

      Excluir
  38. Oi Fabrício! Estou passando para saber como você está e aproveitando para esclarecer os conceito de força e energia. Às vezes me confundo. Tem como você explicá-los de forma que uma pessoa leiga entenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sidney muito obrigado pela visita desculpa a demora tem me faltado tempo ! Enquanto sobre força e energia seria interessante fazer um artigo sobre isso é um excelente assunto !

      Excluir
    2. Sim, quando fizer posta aqui. acredito que vai tirar dúvidas de outras pessoas também. um abraço.

      Excluir
  39. Boa tarde amigos, já ouvi dizer que os passageiros do avião Concorde supersônico podiam observar a terra girando, devido a sua velocidade chegar a 2x mais veloz que a do som. Isso é mito ou verdade?

    Lembrando que o Concorde podia voar a 2150 km/h
    enquanto a terra gira entorno do seu próprio eixo a 1666 km/h

    ResponderExcluir
  40. Uma pergunta, somando a velocidade de translação+rotação, qual seria nossa velocidade?.Obrigado.

    ResponderExcluir
  41. Gostaria de saber porque a terra gira no sentido anti- horario e na translaçao tambem,sera que para frear a terra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fartaram-se de corrigir o erro do professor ( até a pouco ) mas acabaram por dar erro namesma..não é (até a pouco ) mas também não é ( até há pouco )...corretamente diz-se ( até à pouco ) em português de Portugal claro hehehehe

      Excluir
  42. Realmente esse é um dos assuntos que acho mais fascinante, acho surreal asteróides que viajam a 70km/s.. não dá nem pra imaginar isso . Uma situação simples que não consigo entender é a da mosca dentro de um trem bala que não precisa atingir a velocidade da composição.

    ResponderExcluir
  43. é mesma coisa se pular de um avião, vai cair no mesmo ponto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sofrerá deslocamento, porque o avião está em movimento. Então , nçao cairá no mesmo ponto de salto.

      Excluir
  44. Bobinhos , a Terra não gira, porque não é uma bola. Se a Terra girasse a 1666 km/h , um Fokker 100 ,muito usado em ponte aérea,que voa a (máxima) 800 km/h, sairia de SP e jamais chegaria ao RJ.
    Logo, a Terra é estacionária e chapada.
    Sinto tornar suas vidas mais difíceis agora, depois de tudo que aprendemos quando crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Abysmo Key...a terra é plana, o que nos ensinam na escola é tudo mentira....não passa de uma farsa.

      Excluir
  45. Não quero decepcionar vocês, mas a terra é plana!!!

    ResponderExcluir
  46. Quanta asneira, viu! Quem foi que disse que uma mosca, dentro de um trem em velocidade, consegue voar pra frente? Consegue porra! Ela fica paradinha, meu compadre, até o trem parar. Porque, se ela sair do seu lugar com o trem em movimento, ela se arrebenta lá no fundo do vagão. Ou vocês nunca andaram naquele trem empesteado de moscas, que vai de Guaianazes para Mogi das Cruzes? É o melhor planetário do mundo para se estudar O Movimento das Moscas. Vão lá, e vejam como as pobrezinhas sofrem ao tentar voar pra frente com o trem em movimento.... Desculpa, gente, valeu pelo esforço, mas essas teorias de vocês (copias e coladas há duzentos anos), não estão colando mais não. Vão estudar mais um bocadinho e tragam-me respostas novas, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usamos exemplo da mosca com todas janelas fechadas é o caso do Trem de Guaianazes ? rsrs
      Faça a experiencia com um pedaço de algodão que você deixar cair da tua mão no chão dentro do carro se você não tiver a possibilidade de pegar um trem. depois faça a mesma com a janela aberta. A terra funciona dessa maneira a gravidade nos mantem presa a ela graças a ela não sentimos que estamos viajando a uma velocidade tão grande pois tudo nela viaja junto incluindo nossa atmosfera. Outro bom exemplo é o avião.

      Excluir
    2. A outro detalhe muito importante do exemplo da mosca é que além das janelas fechadas estamos falando também de uma velocidade constante e não com a aceleração inicial. Alias o planeta Terra faz um tempinho que ela saiu da estação e esta viajando na mesma velocidade....

      Excluir
  47. Pessoal vamos simplificar toda essa discussão: façamos como os baianos deitados numa rede o dia todo deixando essa velocidade cósmica passar. E mais, vamos abandonar as naves espaciais, aviões a jato, caminhões, trens e façamos como Angélica, vamos todos de taxi

    ResponderExcluir
  48. Gente, que maravilha! discutimos este assunto há quase 3 anos e ainda não conseguimos entender nada.

    ResponderExcluir
  49. DE UMA COISA EU SEI: UM AVIÃO LEVA 2:10 H DE MANAUS A BELÉM E LEVA 1:50 DE BELÉM A MANAUS . E AI ISSO EXPLICA OU COMPLICA ? JÁ ENTREI EM UM VOO NESSES AVIÕES PEQUENOS, E O PILOTO INEXPERIENTE, CRAVOU A BÚSSOLA NO NORTE POIS A CIDADE PARA ONDE ÍAMOS FICAVA AO NORTE. 2 HORAS DEPOIS ESTÁVAMOS A 57 KM DE DISTANCIA A OSTE DA CIDADE PARA AONDE ÍAMOS . AINDA BEM QUE EU CONHECIA MUITO BEM A REGIÃO SENÃO O PILOTO TERIA SE PERDIDO !! O AVIÃO FICOU PARADO NA MESMA LATITUDE POR 2 HORAS ENQUANTO A TERRA GIRAVA NA EM BAIXO. . . GENIAL NÉ ?? UM ABRAÇO A TODOS FERNANDO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom professor não seu de estou preciso com minha tese mas sei que ainda tem que ser muito estudado as leis de relatividade,assim quando tudo para nos é o correto na realidade o comportamento é ao inversso tiramos por base,nossa visão a imagem do que estamos vendo entra pela retina de cabeça para baixo,então na realidade no caso do avião em relação a velocidade da terra ele só teria que estar voando em re o melhor para trás fácil se ele é projetado para voar a 1000 kmetro/klm é só verificar para ir até o Japão as escalas que tem que fazer em relação a linha do Equador daria para obsservar que estaria voando de re ,o mesmo acontece com a massa da terra em relação ao vácuo de ela é mais ou menos oval mesmo assim ,estamos pressurizado com 1000 klgramas de força de gravidade para mantermos presos sobre a superfície da terra ,mas na realidade estamos de cabeça para baixo acho que por este motivo cosmonaltas,astronautas ou seja russos ou americanos lá no cosmo de adapita devido os longos treinamentos submetidos na Nasa.... exatamente por não ter definições exatas da posição da massa corporal ,fácil no braço de um violão tem te sustenido e re bemol mas o inversso é verdadeiro ,desculpem se falei algo errado vivendo e aprendendo serei aluno com prazer,sei até hoje que lei de relatividade ultrapassa barreiras que será dificio os seres humanos definirem ,ok pessoal desculpem os erros

      Excluir
  50. Imagine a atmosfera como um mar. O avião "navega" na atmosfera como um submarino no mar. A atmosfera "anda/roda" junto com a Terra assim como o mar.

    ResponderExcluir
  51. Li quase todos os comentários. Vamos restabelecer as coisas. Pra se referir a tempo passado,utiliza o "há". No contexto do que dizia o professor, essa deveria ter sido a forma empregada. Logo, ele errou. Quanto a dúvida mais persistente da galera, a de que o ponto "A" se afasta do ponto "B" devido a velocidade de rotação da terra, é um equívoco enorme. A Terra se move como um corpo,ou seja, como um todo. Logo, se você está a 200 km de uma cidade a outra, essa distância mantém-se inalterada. A menos que os continentes fossem móveis. (Apesar disso ter ocorrido milhões de anos atrás, esse não é o caso agora). Então, a velocidade da Terra só teria alguma diferença, da perspectiva de um observador fora da nossa atmosfera. Abraços a todos! Precisamos de mais fóruns como este.

    ResponderExcluir
  52. A verdade é que a terra não gira.... e sim o Sol......Alqguem que comentou já foi ao espaço, e viu a terra girar? ou estão apenas acreditando em ensinamentos escritos....o negocio é constatar,,,,..engraçado.....quando dizemos a alguem que JESUS CRISTO, existiu, e é o filho de D-us... muitos dizem, que isso é falso, um homem escreveu sobre isso, inventou,,, Porém, qdo diz sobre qqer assunto que difere, dos escritos sobre a terra, aí todos te crucificam..... é pois é....contra fatos não ha argumentos...cadê os fatos sobre a terra girar ou ser redonda? ah, alguem escreveu, tirou fotos.... alguem falou....

    ResponderExcluir

Distância da terra até plutão